Bolo de Chocolate com Recheio Trufado de Morango


Ontem foi aniversário de uma prima querida e fiz este bolo pra ela. É uma receita publicada pela Patricia, e embora ela explique tudo em detalhes acabei percebendo tarde demais que o bolo tinha 3 e não 2 camadas, então fiz uma camada de migalhas por entre o recheio para que ele não esparramasse tanto com o calor que está por aqui. A idéia era usar morangos no meio, mas como não está na época deles, não gostei muito dos que comprei e acabei usando os mais bonitos apenas para decorar o bolo – o recheio original é com maracujá. Eu não gosto muito de massa de bolo com chocolate, prefiro bolos brancos, mas todos repetiram e pareceram gostar muito: este foi o pedaço que sobrou no fim da festa.

Ingredientes:
Bolo:
6 ovos grandes
175 g de açúcar
185 g de farinha de trigo
15 g de cacau em pó, sem adição de açúcar

Recheio:
500 g de chocolate branco, bem picadinho
400 g de creme de leite fresco
1 a 3 colheres (chá) de essência de morango (a gosto)
morangos frescos em pedacinhos (ou uma boa geléia de morango)

Cobertura:
175 g de chocolate meio amargo
130 ml de creme de leite de caixinha
morangos para decorar

Primeiro faça o recheio: coloque o creme de leite numa panela e aqueça-o, sem deixar ferver. Retire do fogo e junte o chocolate de uma vez só. Misture bem até derreter o chocolate – você obterá uma mistura bem sedosa e brilhante. Adicione a essência, misture bem, cubra e leve à geladeira por 4-6 horas, ou até que esteja firme.
Agora, o bolo: preaqueça o forno a 200°. Unte uma forma de aro removível redonda de 25cm (usei uma de 23 cm) com óleo e forre o fundo com papel manteiga. Unte também o papel manteiga.
Coloque os ovos e o açúcar em uma tigela grande e, usando a batedeira, bata até que tripliquem em volume e formem um creme claro e espesso – ao levantar a batedeira, a massa deve cair dos batedores formando um fio grosso. Peneire a farinha e o cacau por cima da massa e misture com um dos batedores ou um fuê. Despeje a massa na assadeira e asse no centro do forno por cerca de 20 minutos, ou até que cresça e o bolo, ao ser tocado com a ponta dos dedos, abaixe e levante novamente.
Deixe esfriar na assadeira e depois o inverta numa grade.
Quando o bolo estiver totalmente frio, corte-o horizontalmente em 3 partes iguais, separando-as cuidadosamente. A camada de cima vai continuar sendo a de cima mesmo depois de o bolo ser montado.
Se quiser, umedeça as camadas de bolo com uma calda preferida (eu não fiz) e espalhe metade do recheio. Coloque a próxima camada de bolo e repita o procedimento. Cubra com o topo.
Finalize com a cobertura: coloque o chocolate aos pedaços em uma panela e acrescente o creme de leite. Aqueça rapidamente e misture bem para que um creme se forme. Coloque sobre o bolo, às colheradas, e vá espalhando – trabalhe rapidamente pois o ganache endurecerá levemente depois de 15 minutos. Decore com morangos frescos.

Fonte: Technicolor Kitchen.

About these ads

28 comentários sobre “Bolo de Chocolate com Recheio Trufado de Morango

  1. <>Nana<>, o último pedaço também durou pouco, rs. :)<>Lid<>, o Ric atacou, eu ia dar todo pra Lu, mas deixei um pedaço pra tirar a foto. :)<>Laila<>, eu só arrisco fazer essas coisas porque nos blogs vem tudo tão explicadinho… :)<>Marizé<>, o melhor deste bolo é que é tão simples de fazer! A massa do bolo é muito prática! :)<>Lica<>, eu fiz com morango para agradar a aniversariante, mas acho que com maracujá deve ficar ótimo também. :)<>Pat<>, eu prefiro bolos amanteigados e sem chocolate na massa, mas ficou muito bom. Fora que é muito bom de fazer, não separa gemas de claras, cobertura e recheio rápidos, muito legal.Agora bobeei em não notar que era de 3 camadas… Valeu, amiga! :)<>Silvinha<>, obrigada, taí um bolo simples de fazer, viu? Pra você que gosta de coisas práticas, esse é ideal. :)Beijinhos, meninas!

  2. <>Fabi<>, é engraçado, mas não gosto muito de bolo com massa de chocolate e nem de sorvete de chocolate, acredita? Prefiro o chocolate puro com outras coisas, vai entender, rs.<>Laurinha<>, é um clássico, né? Quis fazer tudo cor-de-rosa pra minha priminha e pensei no morango… :)<>Larissa<>, obrigada, mas ainda preciso treinar muito pra fazer bolos assim, rs. Eu me embanano toda com coberturas e recheios, rs.<>Abominable<>, o bolo tinha 23 cm de diâmetro, mas ficou bem alto, a Patricia colocou o rendimento de 12-14 porções. :)Beijos a todos!

  3. Nossa, que pecado de bolo!!!Como ainda sobrou isso no final??? Se tivesse perto dele não deixava, gulosa eu né?Huahuahuahuahuahua…Kisss linda^^

  4. amor, que sobremesa linda e apetitosa! já sei, escolho esta como presente no meu retorno, só pra mim, não quero compartilhar com ninguém! olha o truque (rs). bjo colado no coração…LR

  5. <>Cris<>, obrigada, querida! :)<>Iliane<>, ficou bom sim, obrigada! :)<>Axly<>, sobrou só pelo momento da foto, depois se foi, rs.<>Agdá<>, um bolinho amanteigado é bom, né? :)<>Laécio<>, meu querido, este bolo eu fiz pra Lu, pro aniversário dela, mas pra você farei outro, pra não haver ciúmes, rs.Beijocas!

  6. Linda receita não é?! A Patrícia posta cada coisa. Adorei a tua idéia de colocar a camada de migalhas. E os morangos usados na calda deram um ótimo toque.

  7. Esse final de semana estou indo para o sul de Minas e vou trazer de lá morangos orgânicos,já sei onde vou usá-los.Que coisa mais deliciosa…parece até que senti o gosto…Bjs

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s