Muffins de Blueberries e Baunilha [Massa Básica]


Sempre que encontro blueberries pra vender eu já penso logo em muffins. É uma limitação minha, mas eu não resisto. Adoro quando as frutinhas explodem no forno e ‘sangram’ a massa. Esta é uma receita antiga da Valentina que me serve sempre que quero um muffin perfeito pois ela é básica para qualquer coisa que você quiser usar: gotas de chocolate, passas, cranberries secas, castanhas, raspas de limão ou laranja… Além disso, a textura dela fica bem macia, parecida com a de bolo. Dessa vez, além das blueberries, usei meia fava de baunilha, gosto muito dessa combinação. Como a Valentina sugere, você pode misturar os secos no dia anterior e numa manhã de final de semana prepará-los para o café.

Ingredientes:
200 g farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento em pó
75 g de açúcar
Pitada de sal
75 g manteiga sem sal
100 g de iogurte gelado
100 ml de leite desnatado
1/2 fava de baunilha (opcional)
1 ovo grande
200 g de blueberries (costumo polvilhar com uma 1 colher (chá) de farinha de trigo para as frutas não descerem na massa)

Preaqueça o forno em 180°. Prepare a forma de muffins com 9-10 forminhas. Separe duas tigelas: uma para os secos (grande), outra para os líquidos. Junte os secos e reserve. Numa panelinha, derreta a manteiga e despeje-a na tigela dos líquidos para esfriar. Na mesma panela, ferva levemente o leite com a baunilha (fava e sementes). Descarte a fava (pode ser usada posteriormente para fazer açúcar de baunilha) e junte o leite à manteiga. Se não for usar a baunilha, é só juntar o leite normalmente, sem ferver. Acrescente o iogurte para ajudar a esfriar e só então adicione o ovo, batendo com um fouet, apenas para misturar tudo. Derrame os líquidos sobre os secos e misture com um garfo apenas para combinar tudo, deixando a massa encaroçada, própria do muffin. É uma massa pastosa, mais densa que a de bolo. Incorpore as blueberries (ou outro ingrediente que queira usar) com uma espátula e distribua a massa nas forminhas (você pode usar uma ice-cream scoop para medir as porções). Asse por 20 minutos ou até ficarem dourados.

Fonte: Trem Bom.

About these ads

15 comentários sobre “Muffins de Blueberries e Baunilha [Massa Básica]

  1. Luna, vi que vc mora em Fortaleza, eu tb, tenho tido dificuldade de comprar favas de baunilha. Vc compra aqui mesmo? Onde?
    Camile

  2. Camile, as últimas que comprei foram no e-bay, mas é possível achar aqui em Fortaleza, sim. Geralmente tem no Mundo Verde (baunilha orgânica) e no Empório Delice, uma loja de confeitaria que fica na Cidade dos Funcionários. Beijo! :)

  3. Simplesmente amei o seu blog. Tudo que procuro com fotos para dar mais agua na boca e vontade de preparar a receita!!!Hummmmm!!!!!!
    Com certeza vou marcar presença e indicar para as amigas!!!

  4. Querida, que lindo blog! Cheguei agora, mas já virei seguidora! Voltarei sempre por aqui…

    Aproveito para te convidar a conhecer o meu blog, o Gourmandisme, e participar do sorteio de uma cesta de produtos Hershey's!!

  5. Luna, nunca tinha feito muffins e para ser sincera tinha um certo preconceito contra eles, os que eu comi não estavam nada bons. Testei a sua receita substituindo os blueberrys por nozes e damasco secos, que já tinha em casa e ficaram uma delicía ! Adorei e já estou pensano na próxima versão,
    Obrigada

    Bjs

    Sabine

  6. Olá!

    Meus muffins nunca ficam com essa pontinha linda que nem o da foto. Sempre com aquela carinha de empada. Tem alguma dica para ficar com essa carinha de muffin mesmo?

    Outra dúvida é se posso usar essência de baunilha. E também se devo adicionar 200g das outras opções que vc sugeriu (gotas de chocolate, passas, cranberries secas, castanhas, raspas de limão ou laranja..). Apesar que acho bem dificil juntar 200g de raspas de cítricos. rsrs

    Obrigada pela atenção0

    • Ingrid, mil desculpas pela demora em responder, ok?
      A pontinha dos muffins pode ter a ver com o forno, talvez você esteja usando uma temperatura mais fria, então os muffins assam lentamente e não dão tempo de formarem a ponta. Pode ser também o tipo de fermento.
      Pode usar essência, sim, não tem problema.
      As opções que você quiser usar no lugar das blueberries não têm um volume específico, vai depender do que você usar. Raspas de limão é claro que você vai usar apenas um pouco (raspas de um limão ou de uma laranja, por exemplo), as outras coisas você pode ter os 200g como base e usar mais ou menos, dependendo do gosto (se for gotas de chocolate pode usar a mesma quantidade, se for castanhas pode usar menos etc).
      Espero ter ajudado! =)

      • Olá!!! Eu que peço milhões de desculpas pela enorme demora! Eu jurava que tinha enviado a resposta, mas pelo visto alguma coisa aconteceu. =/ Menina, realmente era o forno! Consegui regular ele com a ajuda de um termômetro infravermelho. Assim que testar sua receita, venho contar as novidades. Obrigada por todas informações, todas elas fizeram toda a diferença ;)

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s