Pão de Forma Simples

Muita gente me pede receitas de pão que sejam bem simples de fazer. Eu não tenho nenhuma que seja mais simples que essa: não tem sova, o crescimento é relativamente rápido, você pode usar suas formas de bolo e o preparo é o mais prático possível. A textura dele é um pouco diferente, não é um pão para sanduíches, e sim para o café da manhã ou lanche, ótimo para fazer torradas. Como ele rende bastante, você pode cortar as fatias e congelar, assim vai ter pão por muito tempo em casa.

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de óleo
4 xícaras de água
1/2 xícara de açúcar
1 envelope (10 g) de fermento biológico instantâneo seco (se quiser um pouco mais fofinho, pode acrescentar mais 1 colher (chá) do mesmo fermento, eu não uso porque acho mais prático usar só um envelope)
1 colher (sopa) de sal
1 kg de farinha de trigo peneirada (da qual uma parte pode ser de farinha de trigo integral, dessa vez usei 1 xícara da integral)

Misture todos os ingredientes, menos a farinha de trigo, numa tigela grande, com a ajuda de um fouet, até que fique homogêneo. Aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo, misturando bem. Quando ficar mais pesada, troque o fouet por uma colher de pau ou espátula. A massa deverá ficar mole, grudenta, como se fosse um mingau bem grosso. Unte com um pouco de óleo 2 formas de buraco no meio de 24 cm, retirando o excesso com papel toalha. Distribua a massa nas duas formas, mas antes separe uma colherada da massa e despeje num copo d’água. Cubra as formas com um pano, em um local sem correntes de ar, e deixe descansar por 1 hora, ou até a colherada de massa do copo ir à tona. Leve para assar em forno preaquecido (180°) por cerca de 35 minutos, até que doure e passe no teste do palito.

Fonte: Adaptado de um recorte do meu caderno de receitas, sem referência.

14 comentários sobre “Pão de Forma Simples

    • Lica, esse pão tinha sido publicado no começo do blog, mas como eu já faço ele diferente hoje resolvi postar de novo, com outra foto. Ele é muito prático, não tem desculpa com esse pão, rs. Beijos!

    • Eu também, Ameixinha! Essa é uma receita velha da minha mãe que me serve quando bate a preguiça. Não é tão gostoso como um pão com sova, mas é honesto. Beijinho!

  1. Esse fermento opcional para garantir crescimento, é fermento biológico ou misturo o quimico?Pão ótimo pra universitários como eu!

    • Oi, Karina, esse fermento é o mesmo fermento biológico, eu não uso essa colher extra porque eu teria que abrir outro envelope e acabaria desperdiçando, entende? Se você fizer o pão venha me contar depois, eu fiz muito esse pão quando era solteira e universitária também, rs. Beijinho!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.