A Diferença entre Muffins e Cupcakes

Mesmo com toda a popularidade de cupcakes e muffins, muitas pessoas ainda têm dúvidas de qual a diferença entre eles, muitas vezes apontada como a simples questão de ter cobertura ou não. Apesar de terem aparência semelhante e serem assados no mesmo tipo de forminhas, muffins e cupcakes representam dois tipos de bolos bem diferentes.

Muffins: o muffin é um tipo de quick bread, ou seja, sua massa é feita com uma técnica bastante simples e rápida, em que os ingredientes secos são misturados em uma tigela e os líquidos em outra, para logo em seguida todos serem misturados rapidamente (a massa não deve ser batida, apenas misturada ligeiramente com um garfo ou uma espátula, podendo até ficar encaroçada). A gordura usada no preparo é sempre em forma líquida, como óleo vegetal ou manteiga derretida, e os ovos são ligeiramente batidos, apenas para misturar. Essa técnica é a mesma usada para fazer panquecas e waffles, por exemplo. Caso você asse a massa de um muffin no formato de um bolo único (geralmente numa forma de bolo inglês), ele passa a ser chamado de Bread ou Loaf, que seria algo como um Pão-Bolo, pois a textura da massa é diferente da de um bolo propriamente dito. Exemplo de Muffin. Exemplo de Pão-Bolo.

Como é preparado para o café-da-manhã ou lanche da tarde, os muffins têm a característica de incorporar ingredientes saudáveis, como frutas, castanhas, grãos, sementes e especiarias, mas podem também receber gotas de chocolate, coberturas ou outros complementos mais festivos. O muffin é um bolo mais denso, não costuma esfarelar e tem uma aparência mais dura.

Cupcakes: o cupcake é um tipo de bolo amanteigado preparado conforme as técnicas tradicionais de bolo, geralmente iniciando o preparo batendo a manteiga e o açúcar até que forme um creme branco. A gordura usada no preparo é a manteiga em temperatura ambiente e os ovos são batidos e incorporados a esse creme (algumas receitas de bolo podem usar claras em neve separadas, mas é menos comum essa maneira ser usada em cupcakes). Exemplo de Cupcake.

O cupcake nada mais é que um bolo assado em formas individuais. No entanto, bolos muito úmidos podem soltar fácil das forminhas de papel, então as pessoas acabam usando receitas de bolo um pouco mais sequinhas para seus cupcakes, o que não é um problema, já que eles recebem uma cobertura generosa para compensar. É comum também que eles tenham recheio e sejam decorados, afinal são consumidos em situações festivas. O cupcake é um bolo mais fofo, tende a esfarelar e tem uma aparência mais macia.

O que define cada um deles, portanto, é a massa, pois mesmo que você coloque uma cobertura sobre um muffin, ele não se tornará um cupcake, será um muffin com cobertura. E mesmo que você não aplique uma cobertura em seu cupcake, ele não será um muffin.

About these ads

14 comentários sobre “A Diferença entre Muffins e Cupcakes

  1. Bom dia!
    Matéria muito boa! Eu realmente tinha duvidas sobre essa diferença, achava que muffins era uma bolinho sem cobertura e cupcakes um bolinho com cobertura..rsrs.
    Mas agora está claro! Bjs e Bom final de semana!

    • Que bom que gostou, Janaine! Eu resolvi fazer esse post porque até mesmo pessoas que fazem bolinhos pra vender têm essa dúvida e muita gente me pergunta também, então… Beijinhos e bom final de semana pra ti! ;)

  2. Luna querida,
    Boa explicação. Tem muita gente que faz confusão entre um muffin e um cupcake, essa distinção é fundamental.
    Gostei dessa utilidade pública.
    Bj,
    Lylia

  3. De todos os artigos e sites que procurei sobre a diferença entre cupcakes e muffins,sem dúvida,esté é o mais completo,mais detalhado e esclarecedor que já li o/

    Parabéns pelo texto.
    Salvei-o até nos meus favoritos e me ajudou muito sobre a identificação e preparação dessas massas deliciosas.

    Obrigada.

    • Ah, que bom, Jéssica! Fico super feliz!!! Muito obrigada por vir aqui me contar que gostou! Beijos e boa semana! =)

  4. adorei a explicação… pois fiz uma receita de muffin na forminha de cupcake e percebi q a massa ficou diferente… na verdade deu certo… só que era muffin… :) obrigada…

  5. Adorei a explicação, pois achava que eram a mesma coisa. Queria porém, mais um esclarecimento: cupcake é americano e muffin inglês ou não há distinção de país?

  6. Gostaria de saber pq as minhas gotas de chocolate vão parar no fundo do bolo, muffin. Misturo na massa, já coloquei após a massa na forminha, e mesmo assim, foram para o fundo. O que há de errado? Obrigada
    Raquel Fernandes

    • Raquel, nem toda massa recebe bem gotas de chocolate. Se for uma massa muito líquida nunca vai dar certo. Tem que ser uma massa de bolo ou muffin mais densa. Abraço!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s