Torta de Maçã Verde


O ponto forte dessa receita é, sem dúvida, a massa. Acredito que qualquer torta com essa massa fique ótima, apesar de só ter feito com recheio de maçã. Hoje fiz essa receita pra agradar Ric e Gil, respectivamente, marido e amigo. Aquele por ser fascinado por maçã e este por ter me prometido a receita secreta dele de samossa (que eu irei postar aqui depois) e que, por sinal, ele acabou nem me dando, eu espero que por esquecimento. Não sei dizer como seria fazê-la sem processador, acredito que dá na mesma, é só um pouco mais de trabalho: chegar no ponto, ou seja, que ela fique homogênea, bem como fatiar as maçãs. A torta só não foi devorada de uma vez porque eu não sou muito fã de maçã, quanto mais da verde, mas garanto que é um espetáculo de cheiro e sabor, os meninos devoraram.

Ingredientes:
Massa:
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
150 g de manteiga em temperatura ambiente
6 colheres (sopa) de leite

Recheio:
4 maçãs verdes ou 5 maçãs vermelhas médias (750 g)
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de uvas passas sem sementes
1 gema para pincelar
3 colheres (sopa) de açúcar com canela a gosto

Usando um processador, com um batedor de massas na jarra, coloque a farinha, o açúcar, o fermento, a manteiga e o leite. Tampe sem o pilão. Ligue utilizando a velocidade máxima até obter uma massa homogênea. Retire a massa da jarra e deixe na geladeira por 30 minutos envolta em plástico.
Descasque as maçãs, corte ao meio, retire as sementes e fatie utilizando a lâmina fatiar. Despeje em uma tigela e misture suco de limão.
Com 2/3 da massa, forre o fundo e a lateral de uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro). Essa massa é muito amanteigada, sugiro na hora de abrir usar um pouco mais de farinha de trigo. Eu faço assim: abro uma parte em cima do próprio fundo da forma e depois faço bolinhas com a massa e, com os dedos, vou apertando pra preencher as laterais.
Espalhe as fatias de maçã e as uvas passas. Abra o restante da massa, corte em tiras finas e cubra a torta formando um xadrez. Pincele com gema e leve ao forno quente (180°) preaquecido, por cerca de 35 minutos. Polvilhe o açúcar com a canela e deixe esfriar.

Fonte: Receituário do manual de instruções do meu processador.

5 comentários sobre “Torta de Maçã Verde

  1. Aqui vou reproduzir as exatas palavras que eu disse após devorar esse manjar: “Kick ma ass and call me Daisy!” Concordo com tudo da descrição da Lua e, digo mais, hummmmmmmmm!!!!!!!!!!! Realmente esqueci de te dar a receita, mulé. Também,mal pisei na tua casa e teu marido já enfia uma taça de vinho na minha boca. Ta na mão quando eu for aí. Gil.

  2. Aqui vou reproduzir as exatas palavras que eu disse após devorar esse manjar: “Kick ma ass and call me Daisy!” Concordo com tudo da descrição da Lua e, digo mais, hummmmmmmmm!!!!!!!!!!! Realmente esqueci de te dar a receita, mulé. Também,mal pisei na tua casa e teu marido já enfia uma taça de vinho na minha boca. Ta na mão quando eu for aí. Gil.

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

