Munguzá Doce Light [Canjica]

Quando criança, eu só conhecia munguzá* salgado (com feijão, pedaços de porco e lingüiça), que inclusive é um dos meus pratos preferidos. Conto nos dedos quantas vezes comi, não é algo que se ache fácil por aí, e eu mesma devo ter feito apenas umas duas vezes, em versões light, porque o negócio leva pedaços de porco, que eu não teria coragem de manipular.
Acho que pela textura do milho de canjica acabei me acostumando com o doce também. Resisti à tentação de colocar leite condensado e tirar o light da receita, com medo de ficar sem graça, mas não precisou. Ficou ótimo assim mesmo.

Ingredientes:
1 xícara de milho para canjica
2 litros de água
1 xícara de leite desnatado
1 xícara de leite em pó desnatado
1/3 de xícara de coco ralado seco (27 g)
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó

Lave o milho e deixe de molho em água fria por duas horas. Transfira o molho e a água para uma panela de pressão e cozinhe em fogo médio por uma hora. Tire do fogo e deixe sair a pressão. Escorra o líquido.
Em uma panela, misture o leite desnatado, o leite em pó, o coco ralado, o sal, o açúcar e o milho. Leve ao fogo médio, mexendo às vezes, até ferver e se reduzir ligeiramente. Retire do fogo e polvilhe com a canela para servir.

*Essa sobremesa é conhecida em alguns estados como Canjica.

Fonte: Especial “Baixas Calorias” da Claudia Cozinha.

Anúncios

7 comentários sobre “Munguzá Doce Light [Canjica]

  1. Olá, o munguzá é a canjica de milho? Aqui em SP a gente fala canjica mesmo. Eu adoro…e minha mãe me fez comer um monte lgo que tive minha filha…Bjs

  2. OI, vou ser enxerida e responder a essa pergunta. hehe. Canjica de milho é diferente, parece um pudim de milho, que por sinal é uma delícia! Esse que a Lua fez é Munguzá mesmo.É porque em cada região as comidas têm nomes diferentes.

  3. Oi Regina, seja bem vinda por aqui. Como a Lid falou, canjica aqui no Ceará é a canjiquinha, conhecida em alguns lugares como curau (tem pra vender pré-pronto, é só acrescentar leite e cozinhar) e é bem parecida com o munguzá doce, é servida com canela também. Como o nome munguzá estava na revista pensei que no resto do país era conhecido por esse nome. Talvez sejam duas variantes da mesma coisa. Vou tentar descobrir. Beijinho. 🙂

  4. Lua que maravilha…as fotos são tão boas quanto as receitas…vou aprender a cozinhar aqui!!!Agora tem que pensar no livro em fascículos encartado no O POVO..que é mais fascico de ler ne?Arrasa!!!

  5. Gente, fiquei meio confusa com a diferença entre mungunzá e canjica. risosA canjica daqui de SP não é um pudim e sim um creminho, tipo arroz-doce, não é?

  6. Oi Régis, obrigada, que bom você por aqui, espero que apareça sempre, viu? Beijinho.

    Patricia, até eu estou confusa, hehehe. O que eu chamo de munguzá doce é o que vocês chamam de canjica mesmo, só que aqui canjica é outro prato, não com o milho da canjica (que contradição, né?) mas com o milho verde passado no liquidificador, cozido com leite de coco e açúcar. Quando ela esfria dá pra cortar, como um pudim bem consistente e pelo que sei, esta seria o que vocês chamam de curau. O estranho é que essa receita eu tirei duma revista nacional (que geralmente usa os nomes do sul do país), mas lá estava munguzá mesmo.

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s