Bolo de Limão Galego e Sementes de Papoula

Mesmo correndo o risco de meu blog se tornar um clone bizarro do blog da Valentina, aí vai mais uma receita dela. Esse pão/bolo estava na lista de espera, mas com tanto limão na geladeira e ontem tendo achado sementes de papoula, logo me lembrei dele. Nem preciso dizer que esse loaf é delicioso, fofinho, de um cheiro de matar e muito belo, pelo colorido do limão e das sementes de papoula. Quem quiser conferir o original, clique aqui.

Ingredientes:
2 limões galegos
3 ovos
170 g de açúcar
180 g de farinha de trigo peneirada
150 g de manteiga sem sal derretida
3 colheres (chá) de fermento em pó
Pitada de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de sementes de papoula

Primeiro preaqueça o forno em temperatura de 180°. Unte e polvilhe uma forma de pão (16 cm x 9 cm x 8.5cm).
Raspe a casca de 1 dos limões e esprema o sumo dos dois. Numa tigela coloque os ovos e o açúcar e bata bem até que a mistura engrosse e comece a espumar. Aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo peneirada e a manteiga derretida. Nesta etapa utilize uma colher de pau para misturá-las. Não bata.
Com uma espátula, incorpore à massa o fermento em pó, o bicarbonato, a raspa de limão, o sumo de limão e as sementes de papoula. Misture só o suficiente para que tudo se incorpore.
Coloque tudo na forma e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito. Dependendo do forno talvez necessite de 50 minutos para assar. O meu assou em exatos 40 minutos.

Fonte: Trem Bom.

Anúncios

8 comentários sobre “Bolo de Limão Galego e Sementes de Papoula

  1. Você foi muito feliz nesta foto, Lu. O pão parece mesmo delicioso! Mas você diria que ele tem mais textura de pão ou de bolo? Pela foto, parece bolo… Tudo bem, porque eu adoro bolo E pão! :o)

  2. Luna, imagina se teu blog vai ser cópia de outros blogs.Tuas receitas são originais. Este pão é muito gostoso realmente. Tirei de um livro cheio de receitas de pães deste tipo.Pena que tive que devolver para a biblioteca e nao deu para fazer de novo.bjs

  3. Tbém fiquei na dúvida, é pão ou bolo? Mas qq q seja, parece ser muito delicioso, prum chazinho de tarde, e adoro semente de papoulas, sempre faço receitas com elas,dão um toque no sabor, um croc-croc, fica realmente especial!bjs

  4. Valentina, esse pão é ótimo, obrigada por trazer tantas receitas diferentes… 🙂
    Cinara e Regina, esse pão é mais pra bolo mesmo, é o que a Valentina chama de loaf, que são esses pães que levam fermento químico e não biológico. Regina, foi a primeira vez que usei sementes de papoula, acredita? Não é comum aqui. Amei! Vou usar mais, com certeza!

  5. Luna, estou para comentar este pão desde ontem, mas uma queda de energia aqui na empresa não deixou! risosEstá lindo. Não lembrava desta receita da Val, foi bom vc “refrescar” a minha memória, pois adoro tudo que é cítrico / azedinho.

  6. Ah Patricia, eu também e estou com muitos limões lá em casa, meu próximo post também é cítrico rs.
    A Valentina postou uns bolinhos cítricos esses dias, não foi? hehehe. Beijos, querida.

  7. Gostaria de saber onde se pode encontrar sementes de papoula? Não é tóxica ou alucinógena?
    Pelo que sei, da papoula se extrai o ópio. Como é, então, que se usa na culinária?

    • Olá! Não sei onde encontrar, o que eu tinha foi presente e no Brasil ela não é comercializada. Não é tóxica, se fosse ninguém usaria na comida. Ainda que o ópio seja feito da papoula, as sementes não têm caráter alucinógeno.

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s