Bolo Branco de Festa [Feliz Aniversário!]

Não tenho o menor talento para bolos de aniversário, mas como fiquei com muita vontade de fazer um, peguei uma receita DIVINA da Patricia Scarpin. O problema todo é rechear, cobrir, não tenho as manhas e não tive tempo de pesquisar. Eu ia fazer uma cobertura de cream cheese, mas não deu tempo e acabei usando o recheio como cobertura (Moça Fiesta Alpino) e cobrindo com nozes picadas. O problema é que hoje aqui tava muito quente, tudo derretendo, inclusive a cobertura. Na hora, tudo bem, pois ficou na geladeira, mas no final da festa (cujo pedaço da foto não me deixa mentir) tudo estava arriando. A Patricia talvez deverá me dizer que isso não servia como recheio, mas a verdade é que apesar de tudo o bolo ficou gostoso e só tenho a agradecê-la por essa massa incrível, que vai me obrigar a fazer outros bolos de aniversário. Patricia, apesar de ficar na geladeira e de não ter sido regado, o bolo ficou uma fofura, uma delícia.

BOLO BRANCO
Ingredientes:
240 ml de leite, em temperatura ambiente
6 claras
1 colher (chá) de extrato ou essência de amêndoa (não usei)
1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
315 g de farinha de trigo
350 g de açúcar
4 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
170 g de manteiga, amolecida

Preaqueça o forno a 190°. Unte duas formas redondas de 22cm (usei de 24cm, ficou mais baixinho), forre o fundo com papel manteiga e unte o papel. Polvilhe tudo com farinha de trigo.
Misture levemente o leite, as claras (sem bater, mesmo) e as essências usando um garfo. Reserve.
Coloque a farinha, o açúcar, o fermento e o sal numa tigela de batedeira com o batedor em forma de pá (eu não tenho, então usei os comuns mesmo), junte a manteiga e bata até obter uma textura parecida com areia úmida.
Adicione a mistura de leite, reservando 120ml, e bata em velocidade média por 1 minuto e meio. Acrescente o restante da mistura de leite e bata em velocidade alta por 30 segundos – não bata demais.
Divida a massa entre as assadeiras e asse por 30-35 minutos (faça o teste do palito). Os bolos ficam bem amarelinhos por cima e mais branquinhos por dentro.
Deixe esfriar por 15 minutos nas formas e depois coloque em grelhas para esfriar completamente antes de confeitar.
Regue o bolo com um xarope feito de 1 parte de açúcar para 4 partes de água, aromatizado com essência (tem que ter cuidado na hora de molhar o bolo, senão ele fica mole demais).

Fonte: Technicolor Kitchen.

15 comentários sobre “Bolo Branco de Festa [Feliz Aniversário!]

  1. Que lindo seu texto! Que vocês passem muitos e muitos aniversários juntos, dê um abraço e meu feliz aniversário pra ele. Posso sentir a fofura do bolo pela foto, devia estar mesmo uma delícia as receitas da Patricia são ótimas.

  2. Ai Lu, que lindo!! Fiquei emocionada com sua declaração de amor para seu marido…Sabe que minha história de amor é meio parecida com a sua? Eu e meu marido nos conhecemos na faculdade (ele fazia Análise de Sistemas e eu, Jornalismo), em Piracicaba. Mas nós dois somos de Sorocaba. Nos tornamos amigos no ônibus para a faculdade, namoramos por 9 anos e casamos em junho deste ano.Vou anotar a receita deste bolo e quando o for o aniversário do meu marido, eu preparo!!Bjo

  3. Meu amor, estou emocionado com seu depoimento. Você é tudo pra mim. Cada dia ao seu lado é algo indescritível de tão maravilhoso. Você sempre faz meu aniversário ser algo mais do que especial. Você é a minha vida, minha linda!Te amo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Luna, o seu bolo está perfeito! Tão fofinho, fiquei com água na boca!Na minha opinião, essa receita é muito boa justamente por se adaptar bem a qualquer recheio e cobertura. Eu usei doce de leite, ganache, já cobri com pasta americana e tb com marshmallow. A Valentina usou ganache e ficou ótimo tb.A sua escolha foi excelente e prática – amiga, chocolate é manhoso mesmo, ele não gosta de calor!O meu só não foi pra geladeira por causa da pasta americana. Ficou ótimo! Chocolate e nozes combinam super bem!

  5. Meus parabéns ao seu marido! Que linda declaração! E este bolo, dá para se ver como é macio e fofo! Já estava com vontade de fazer, agora então, só me atiçou mais ainda!

  6. Eliana, obrigada, direi sim a ele (se bem que eu acho que ele já leu rs). Beijo.
    Obrigada, Karen, que bom vê-la aqui. 🙂
    Elvira, muito obrigadinha. 🙂
    Sílvia, sua história é realmente bem parecida, nós namoramos por 10 anos e casamos este ano em abril. O legal é que depois de tanto tempo não há dúvidas, não é? A espera valeu a pena. Beijos!!!
    Ric: :*
    Patricia, mais uma vez obrigada pela receita, eu nunca tinha feito um bolo que depois que fosse pra geladeira continuasse fofinho, essa massa é ótima! Depois quero umas dicas suas sobre essas coisas já que não posso encomendar os seus bolos lindos!
    Akemi, pode fazer, sendo receita da Patricia é garantido, tudo que fiz dela valeu muito a pena. Beijos.

  7. Eita, receita ótima, post lindo e declaração de amor apaixonada agradecendo: não tem preço!!!Parabéns ao maridex, pelo aniversário e pela esposa prendada, e a vc, pelo bolo maravilhoso e pelo marido que parece amá-la demais da conta!Que vcs sejam muuuito felizes!Bjos.

  8. Regina, já dei, ele ficou muito feliz com o carinho de vocês. Beijo.

    Márcia, muito obrigada, nós somos um casal sortudo mesmo, desejo tudo em dobro pra ti também. Beijinho.

  9. Luna, você já tem o meu e-mail, pode ficar à vontade – adoro falar/escrever sobre comida e também sobre os meus bolos! 😀

  10. Luna, que historia linda. Acho que nem todos na vida temos a ‘graça’ de viver uma historia bonita como esta. mas acredito nelas. e que lindo ler a tua historia.quanto ao bolo, ja fiz este bolo e realmente é muito bom.parabens para o ~Luno~.bjs

  11. Pois é, Valentina, a maior benção da minha vida foi ter conhecido o Ric e conto pra todos não pra fazer inveja, mas pra mostrar que é possível. Beijos.

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

