Bolo Mole de Queijo


Bolo mole era meu bolo preferido na infância, especialmente o Bolo Luís Felipe. Eu não gostava muito de bolo fofo, preferia esses bolinhos que mais parecem pudins. Lembro que a minha vó Lucíola fazia uns bem gostosos, que ela chamava perjorativamente de “manzapes”. Eu pensava que era o nome do bolo e, quando eu passava na casa dela à tardinha, indo pra casa, eu sempre perguntava: “tem manzape, vó”?
Já fiz essa receita várias vezes e o engraçado é que nunca faço com o queijo parmesão que a receita pede, sempre com outro queijo, mas o importante é que fica bom. Melhor ainda depois de gelado.

Ingredientes:
4 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
3 xícaras de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
200 ml de leite de coco
200 ml de leite
1 pitada de sal
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (eu usei 6 colheres de queijo coalho)
1/2 colher (chá) de baunilha

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque numa forma redonda de 24 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio (180°) e asse até que doure em cima e que, enfiando um palito este saia limpo, o que leva mais ou menos uns 40 minutos.

Fonte: Recorte do meu caderno de receitas.

Anúncios

21 comentários sobre “Bolo Mole de Queijo

  1. Eu não conhecia este bolo! O mais próximo disso que conheço é aquele bolo de fubá cremoso, que leva queijo ralado na massa, não sei como vocês o chamam no Nordeste.Deu vontade de provar, Luna!! Essa foto está demais!

  2. Luna, desde que a Karen comentou sobre este bolo num post sobre a viagem que ela fez ao Ceará que fiquei com vontade de experimentar! E eis que entro aqui e dou de cara com esta delícia! Só não preparo agora porque já estou com um bolo engatilhado, mas pode ter certeza que semana que vem ele está passeando aqui no Japão!Beijos e Feliz Natal para vocês!

  3. Eu não conhecia este bolo! O mais próximo disso que conheço é aquele bolo de fubá cremoso, que leva queijo ralado na massa, não sei como vocês o chamam no Nordeste.Deu vontade de provar, Luna!! Essa foto está demais!

  4. Patricia, acho que não é comum bolo mole por aí, né? Aqui tem em toda padaria. Mas ultimamente os que tem pra vender estão mais para “bolo duro” do que bolo mole, rs.Akemi e Fezoca, espero que vocês tentem um dia esse bolo, pelo menos pela experiência, já que ele não é comum onde vocês moram. Acho que vão gostar. Beijos!

  5. Lu, este bolo parece ter uma textura maravilhosa! Já entrou para a minha listinha…Aproveito para lhe desejar um Natal super feliz junto daqueles que você ama! Com certeza o deles será mais feliz por ter a sua presença e também algum prato maravilhoso feito por você sobre a mesa… ;o)

  6. Minha mãe faz um bolo mole de fubá.. quer dizer, eu creio que seja “bolo mole”. Pelos ingredientes tudo leva a crer que sim, sem falar que ela já morou no Nordeste, e ele fica… mole! então, deve ser, né não? heheheh

  7. Minha mãe faz um bolo mole de fubá.. quer dizer, eu creio que seja “bolo mole”. Pelos ingredientes tudo leva a crer que sim, sem falar que ela já morou no Nordeste, e ele fica… mole! então, deve ser, né não? heheheh

  8. Cinara, como sempre você é uma fofa! Obrigada, querida!Acho que sim, Vitor, eu nunca comi bolo mole de fubá, nunca vi por aqui, deve ser bom!! 😀

  9. Faz um tempão que estou para fazer um bolo mole! Comi em Fortaleza e achei delicioso. Ganhei uma receita, mas ela é diferente da sua, preciso testar as duas!

  10. Lu, fiz o seu bolo, ficou IGUALZINHO! Só que não lembrei de tirar a foto antes de que começassem a comer e thcau foto! Vou fazer outro no sábado e tirar foto pra publicar sua receita no meu blog. Beijão e obrigada por compartir estas delicias!!!

  11. Lu, fiz o seu bolo, ficou IGUALZINHO! Só que não lembrei de tirar a foto antes de que começassem a comer e thcau foto! Vou fazer outro no sábado e tirar foto pra publicar sua receita no meu blog. Beijão e obrigada por compartir estas delicias!!!

  12. Itza, desculpe a demora em responder, só agora vi seu comentário. Estou super curiosa de ver esse bolo no seu blog, adoro quando confiam nas receitinhas que posto! rs. Coincidentemente esses dias descobri seu blog e já está na minha leitura diária. Beijos!

  13. Será que a Luna é a miha prima? Minhas lembranças desse mole em Boa Viagem também são inconfundíveis! Que legal! O blog é o máximo, vou tentar fazer um montão de coisas aqui por Moçambique.
    Um beijão!
    Gabriel Limaverde

  14. Sou eu sim, Gabriel! Que legal você também lembrar dos bolos da vovó! Obrigada pelo comentário carinhoso, se você preparar alguma coisa do blog venha me contar, viu? Beijos pra ti e pra tua família linda! 😀

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s