Quiche de Macaxeira


Essa receita é um clássico na família: sempre fazia quando havia festas de natal na casa da minha mãe, e como esse ano fui para a minha madrinha, resolvi levar pra lá e acho que gostaram. Além do jogo de palavras que dá nome ao blog, a receita existe.
Que pena que meu “fotógrafo” não tirou foto dos quitutes de tia Fátima e prima Isabel, que arrasaram com um rocambole de carne, um bacalhau e uma torta de chocolate com uvas que deixou todo mundo triste de alegria. Foi um ótimo natal!

Ingredientes:
1 kg de macaxeira
sal a gosto
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de creme de leite fresco
1/2 colher (chá) de noz moscada
100 g de bacon magro em cubos
1 cebola grande picada
3 gemas
3 claras

Cozinhe a macaxeira na água com sal e passe no espremedor de batatas, moedor ou processador, ainda quente. Misture a manteiga, mexendo bem com uma colher de pau (eu misturei ainda no processador). Junte o creme de leite e a noz moscada. Reserve.
Frite o bacon até que doure, junte a cebola e frite mais um pouco. Junte à massa de macaxeira. Adicione as gemas e por último as claras em neve, mexendo cuidadosamente.
Unte com manteiga uma travessa retangular refratária e despeje a massa. Asse em forno moderado (170°) por aproximadamente 1 hora. Decore com bacon frito, tomate, pimentão (decorei esse com pimentão vermelho). Serve como entrada ou como acompanhamento de assados.

Fonte: Recorte do caderno de receitas.

Anúncios

25 comentários sobre “Quiche de Macaxeira

  1. Faça, Valentina, que fica muito bom, aliás, tudo com macaxeira é bom. A festa de natal foi ótima, cheia de “causos”, muitos risos. 🙂Lid, qualquer dia faço mais! 😛

  2. Sim, Sílvia e Akemi, esta é a origem do nome do blog, queria um nome que dissesse de onde eu era mas que também fosse longe (rs) e lembrei dessa receita. 😀Karen, ela é muito boa pra acompanhar carnes, sim, principalmente assados, quando faço alguma carne no forno lembro dela.Márcia, macaxeira pra mim também está entre os primeiros dos vegetais! É nhami mesmo! (rs)

  3. Luna, que coisa mais deliciosa ver a receita que dá nome ao seu blog – ainda mais este nome tão bacana!!Gosto bastante de mandioca (como chamamos a macaxeira aqui em SP) e esta receita parece bem rápida e prática!

  4. Oi Lu! Finalmente descobri q o quiche existe rsrsrsrsrsrss Realmente estava muito bom, não sobrou nem um pouquinho. Obrigada pelos elogios 🙂 Nós não temos culpa de sermos tão boa na cozinha, né? E modestas também… Bjinhos!!!

  5. numca imaginei que o nome do blog viesse dessa quiche linda..que por certo farei!..sou uma apaixonda por macaxeira,aipim..rssss..visitando seus arquivos e vi em algum blog algo sobre isso..parabens linda quiche…

  6. Iliane, apesar de simples, a receita fica deliciosa, faça mesmo! Sempre que faço esqueço de bater a foto pra substituir a que fica neste post… 🙂

  7. emfim..fiz a quiche.!!!!rssss.e..aqui em casa..amamos..é deliciosa..a sua ficou amarelinha..será a mandioca?que era amarela?olha..receita otima ..que farei varias veses sim!!obrigado pela receita…

  8. Luna, acabei de encontrar seu blog e estou doida pra fazer essa receita! Onde você encontra creme de leite fresco em Fortaleza? A receita dá certo se substituí-lo pelo de caixinha ou de lata? Obrigada!

  9. Olá, Manu! Seja bem vinda! Olha só, sempre encontro creme de leite nos supermercados, principalmente na rede Pão de Açúcar, eles ficam na mesma área de manteiga, nata, requeijão… Mas se você quiser fazer com creme de caixinha não tem problema, viu? Beijos! 🙂

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s