Suflê de Queijo [Amigo Secreto]

Finalmente posto aqui a receita da minha amiga secreta, que é a Andréa! Foi muito engraçado fazer esse suflê porque recebi o aviso que o gás do condomínio ia ser cortado para manutenção em certo horário, só que eu acabei demorando no preparo e quase não deu tempo! Mas valeu a pena, ficou muito bom e ele até cresceu bastante – os meus suflês nunca crescem muito – mas na foto ele já estava no processo de murchamento.
A única dúvida que tive em relação à receita foi na parte de engrossar o molho, se é pra ficar bem grosso ou não. Pela textura imagino que o meu ficou um pouco ralo. Como não havia indicação do tamanho da forma eu usei 8 ramequins.
Já os presentinhos recebi no sábado, mas estava fazendo suspense para postar com a receita pronta. Adorei os mini-fouets (provando que ganhamos em dobro – ou em triplo – o que a gente dá) e o separa-gema, são muito úteis e fofos, mais uma vez obrigada, Andréa! E obrigada à Tatiana, pela brilhante e saborosa idéia!

Ingredientes:
750 ml de leite
9 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal a gosto (coloquei 1 colher de chá)
3 gemas
3 claras em neve
Leve ao fogo a manteiga até derreter, junte a farinha e o sal e mexa. Ponha lentamente o leite, mexendo até engrossar (como um molho bechamel). Ponha o queijo e deixe derreter. Tire e deixe esfriar.
Aos poucos ponha as gemas batidas, depois as claras em neve. Asse em forno não muito quente (deixei o meu em 180°). Ficou pronto em mais de 45 minutos.

Fonte: Andréa, do 1001 coisas (blog desativado).

Anúncios

17 comentários sobre “Suflê de Queijo [Amigo Secreto]

  1. Luna, eu sou doida por suflê mas nunca fiz em casa, acredita?Esse seu ficou lindão, com um topo bem alto, uau!Adorei a receita.Seus presentinhos tb são lindos!

  2. Menina,vocês todas ficam só postando coisas lindas E deliciosas, e minha lista de receitas maravilhosas por fazer só creeesce e creeesce, mais a cada dia!!!Vou te mata, ameeei esse souflè….Bjos!

  3. Patricia, eu também não costumo fazer suflê, acho que esses foram uns dos mais bem sucedidos (rs).

    Valentina, os meus presentinhos são fofos mesmo! Você devia ter participado, tinha dado tempo, já que está no Brasil! Foi bem divertido.

    Marcinha, a minha lista também tá enorme, tenho que respirar e abdicar de um monte de coisa! Beijo.

  4. Lu, eu escrevi um comentário no seu post anterior, mas ele não apareceu… Eu devo ter feito alguma bobagem! Enfim, vou escrever de novo! Seu suflê parece muito apetitoso… A receita que minha amiga mandou vai ficar para o ano que vem, porque vou viajar hoje. Beijos e um super 2007 para você!

  5. Obrigada Bia e Regina! Eu também não costumo fazer, Regina, tenho o maior medo de suflê, mas acho que fazendo várias vezes você vai pegando o jeito, né? 🙂

  6. Lu, ai que lindinhos os mini fouets! adoro! rs Além de vcs fazerem a lista de receitas da gente crescer e crescer, tbm fazem a lista de “objetos do desejo” (hahaha) aumentar também… aff… rsrs…O soufle ta lindão!! Só fiz uma vez na vida, e murchou tuuuudo…rs.UM FELIZ 2007 pra vc, queridinha!!!Bjs

  7. Nossa, amiga, a foto ficou ótima mesmo… parece que vc acertou em cheio. A textura é uma coisa que vc pode decidir: se gosta mais ralo ou grosso. Mas parece que ficou no ponto, não ficou não??Modéstia à parte, a receitinha é bem gostosa, né?? Vem da vó e da mammy….Que bom que vc gostou…BjsA

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s