Bolo Mesclado de Banana e Chocolate


Nunca havia feito um bolo com bananas, mas é uma ótima maneira de aproveitá-las, já que sempre acontece de algumas ficarem maduras demais na fruteira. A primeira coisa que pensei foi em procurar a receita no blog da Akemi, que é especialista em usar banana nas receitas, e escolhi essa, pela praticidade. A única coisa que fiz diferente foi não acrescentar chocolate à massa toda, e sim a 1/3 dela, para mesclar um pouco, pois queria sentir como era o sabor com e sem o chocolate. Não sei se usei bananas demais, fiquei em dúvida se a textura ficou correta, da próxima vez usarei menos bananas, pois achei o bolo úmido demais e ele demorou muito para assar. Também não usei o açúcar mascavo porque achei que ia interferir no colorido do mesclado. O sabor, no entanto, é muito bom, mas recomendado apenas para quem aprecia a fruta, pois fica bem pronunciado.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de rosca do tipo panko (usei da comum)
2 xícaras de açúcar (a Akemi usou mascavo claro)
1 xícara de óleo
4 ovos médios
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 a 5 bananas nanicas bem maduras (usei bananas maçã)

Preaqueça o forno a 180°. Unte e enfarinhe com farinha de rosca uma forma ou forre com papel manteiga. Bata o óleo, os ovos e as bananas no liquidificador. Misture a farinha com o açúcar e o fermento numa tigela grande. Junte a mistura do liquidificador e mexa bem com colher de pau. Acrescente o chocolate à massa toda ou se quiser mesclar, a uma parte da massa. Despeje na forma e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou faça o teste do palito.

Fonte: Pecado da Gula.

Anúncios

12 comentários sobre “Bolo Mesclado de Banana e Chocolate

  1. Querida Luna, acho que a diferença de textura se deve à farinha de rosca. Você usou farinha comprada ou caseira? Aqui o que temos à disposição nos mercados lembra muito a farinha que fazemos com pão francês duro e seco e ralamos. Mesmo assim, achei o visual mesclado do seu bolo um show!

  2. <>Akemi<>, usei uma farinha de rosca de padaria, com certeza diferente da que você usou. Contudo a textura não atrapalhou em nada, foi só a dúvida mesmo se era pra ser assim. Hoje o bolo está mais apurado, uma delícia! 🙂

  3. Obrigada, <>Regina<>, fiz duas camadas de massa com chocolate e depois puxei com o garfo, aí deu esse efeito. 🙂<>Cris<>, fiquei na dúvida se estava certo, mas na próxima vou testar com menos bananas ou com mais farinha de rosca. 🙂

  4. Oi, Lu! Como você sabe, eu não gosto de bolo de milho, mas adoro bolo de banana! E seu mesclado ficou super bonito… Nos EUA eles não fazem muitas receitas com banana, por não ser uma fruta típica. É até engraçado: eles vão ao mercado e compram *uma* banana! :oD Beijinhos!

  5. <>Cinara<>, eu sabia que lá era raro, mas não que era tanto (rs). Beijos!<>Patricia<>, foi sim, aliás, eu já estou até achando engraçado a quantidade de coincidências que já vi nessa comunidade, sabe? Sabe quando você pensa em fazer uma receita e quando vai ver alguém acabou de fazer uma quase igual? Eu me divirto e fico espantada: é o inconsciente coletivo falando alto (rs). Beijinho!

  6. OLÁ! ESTOU ENCANTANDA, DELICIADA, COM ÁGUA NA BOCA COM TANTA COISA GOSTOSA! E COMO VC É ABENÇOADA POR FAZER TUDO ISSO!
    VIREI FÃ DO BLOG!
    SUCESSO!
    ABRAÇOS
    SIMONE

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s