Manteiga de Castanha-de-Caju


Não sou muito fã de manteiga de amendoim, mas gostei muito da textura que ela dá aos cookies. Já a castanha-de-caju me agrada muitíssimo e fiquei muito interessada em fazer a manteiga de castanha-de-caju receitada pela Nic. Aproveitei e já fui logo fazendo cookies de castanhas (receita a seguir). Depois vi outra receita no blog Chocolate and Zucchini, que não usa o óleo, apenas deixa processando as castanhas com o sal até virarem uma pasta, deixando que o óleo da própria castanha faça o serviço, o que me pareceu bem mais apetitoso e será testado em breve. Essa manteiga será feita sempre aqui em casa, fica deliciosa, mas vou testar cada vez com menos óleo, pra conseguir a textura que eu espero.

Ingredientes:
2 xícaras de castanhas-de-caju torradas ou assadas, sem sal
3 (ou 4) colheres (sopa) de óleo vegetal (usei de girassol)
2 colheres (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal

No processador, com a lâmina, misture as castanhas, 3 colheres de óleo vegetal, o açúcar e o sal e processe até ficar homogêneo. Acrescente mais uma colher de óleo apenas se a mistura virar uma bola ao invés de uma pasta. O processo dura apenas alguns minutos. Conserve na geladeira e deixe-a em temperatura ambiente quando for servir ou usar em alguma receita. Rende 1 xícara e meia de manteiga.

Fonte: Slashfood.

12 comentários sobre “Manteiga de Castanha-de-Caju

  1. Amiga, isto deve ser uma delícia mesmo!! Como você sabe, eu adoro peanut butter, mas acho que também iria gostar desta aqui, porque adoro castanha-de-caju. Aqui elas são muito caras, graças a Deus temos meu irmão e minha cunhada que nos abastecem! ;o) Beijos…

  2. Olha que interessante, tinha procurado muito uma receita de manteiga de castanha de caju ! Mas acabei encontrando a propria depois de 4 meses de procura, e a 5 minutos da minha casa, ela é feita so com castanhas, uma marca organica, e fiz tb um doce com ela mas so vou postar semana que vem !

  3. <>Cinara<>, acho que você iria gostar, sim, viu? E é tão legal de fazer, vou testar com menos óleo, como eu disse. Aqui elas são bem baratas, o quilo das quebradas é R$ 10,00, eu comprei 3 kg porque não costumo ir muito onde vende. 🙂<>Bia<>, nem espero encontrar uma industrializada por essas bandas, aqui até a de amendoim é rara. Estou curiosa por esse doce, tenho que dar uso pras minhas castanhas!! rs<>Eliana<>, talvez você encontre, mas se você encontrar castanhas baratas por aí, tente fazer a caseira, fica bem gostoso e é tão fácil! 🙂

  4. Sim, <>Fezoca<>, gostei muito, vou viciar em fazer, vou tentar com outras castanhas também. 🙂Dá sim, <>Karen<>, a próxima que vou fazer é só com sal. 🙂

  5. Que legal! Também existe uma marca que vende ela pronta, chama Naturebaria, achei mto boa e pelo menos não queima o processador rs

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

