Quiche de Gorgonzola com Massa de Nozes

Não vai ser ainda a última da semana em que vou usar o tal livrinho (ele está cheio de marcadores). Essa quiche é muito saborosa, bonita e especial. Sou suspeita porque amo alho-poró, mas acredito que agradaria a muitos. A massa com nozes é convidativa e combina muito bem com o recheio. A minha substituição pelo Gorgonzola foi tão somente pelo preço do Roquefort, 5 vezes mais caro que aquele, talvez porque tenha sido feito com o leite das ovelhas do rebanho de Apolo.

Ingredientes:
Massa:
175 g (1 e 1/2 xícara) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar mascavo
50 g (1/4 de xícara) de manteiga
75 g (3/4 de xícara) de nozes moídas
1 colher (sopa) de sumo de limão
2 colheres (sopa) de água gelada

Recheio:
25 g (2 colheres de sopa) de manteiga
450 g de alho-poró em fatias finas (mais ou menos 3 alhos-poró)
175 g de queijo Roquefort em fatias (usei Gorgonzola)
2 ovos grandes
250 ml (1 xícara) de creme de leite fresco
2 colheres (chá) de estragão fresco picado (não usei)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para a massa, peneire a farinha com o sal numa vasilha. Acrescente um pouco de pimenta-do-reino e o açúcar. Junte a manteiga e mexa com os dedos até formar uma farofa fina. Acrescente as nozes e misture bem. Adicione o sumo de limão e a água gelada e sove um pouco para formar uma massa – junte tudo até formar uma bola. Enrole-a com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Preaqueça o forno em 190°. Passada a espera abra a massa numa forma de quiche (21 a 23 cm). Proteja as bordas da massa com papel alumínio (não fiz porque minha forma era de silicone) e faça vários furinhos nela com um garfo. Leve para assar por 15 minutos, retire o alumínio e asse por mais 10 minutos. Reduza a temperatura para 180°.
Para o recheio, derreta a manteiga numa panela e refogue o alho-poró por 10 minutos com a panela tampada. Ponha sal a gosto e deixe por mais uns 10 minutos, até que fique macio. Distribua o alho-poró sobre a massa e por cima coloque as fatias de Roquefort. Bata o creme de leite com os ovos e tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente o estragão e jogue a mistura por cima do recheio.
Agora a torta deve assar por cerca de 30-40 minutos até que o recheio cresça um pouco e esteja firme e dourado. Deixe esfriar por alguns minutos antes de servir.

Fonte: Afternoon Tea – Molly Perham.

Anúncios

14 comentários sobre “Quiche de Gorgonzola com Massa de Nozes

  1. Puxa, Lu, eu AMO gorgonzola… Mas você tinha que misturar nozes?? Posso comer só o recheio? :oD Realmente parece uma quiche, e eu faria com a massa da quiche tradicional mesmo. Receita anotada! ;o) Beijão!

  2. Eu também não vejo muita diferença entre gorgonzola e roquerfort, mas tem que existir, pela diferença de preços… Bem, eu sou suspeita para palpitar sobre a massa, pois faço quiche sem ela também! :)Parece deliciosa!

  3. Luna, também gosto de gorgonzola! Esta receita com nozes tenho visto em blogs em inglês e fiquei tentada, porque gosto de nozes também, ainda bem que você já testou por aqui! Bjs

  4. Amiga, passadinha rápida pra me deliciarrr com essa quiche (adoramos gorgonzola por aqui…), e pra te dizer que fiz as samossas no forno ontem.E o melhor: eu e marido concordamos que assadas ficam tão boas (ou até mais…) quanto fritas!!!!Vou tentar baixar as fotos amanhã, pra vc ver.Beijos!

  5. Obrigada, Carla! 🙂

    Cinara, juro que lembrei de ti fazendo essa torta: “a Cinara não ia gostar dessa massa”, rs.
    Mas talvez funcionasse com outra nut, quem sabe? 🙂

    Bia, talvez até pra ti seja mais fácil usar o Roquefort, mas ficou ótimo com Gorgonzola.

    Karen, a diferença parece que é no processo e o leite, que no roquefort é de ovelhas não-pasteurizado e o gorgonzola é leite de gado, pasteurizado.
    Também acho convidativo fazer quiche sem a massa (vide o próprio quiche de macaxeira), rs. 🙂

  6. Luna, realmente nao sei porque chamam torta tambem. O quiche se diferencia da torta por levar ovos no recheio, e esta aqui leva. Tambem tenho uma receita otima de torta de nozes.divina mesmo.

  7. Cris, legal que gorgonzola não é tão caro, até porque não é o tipo de queijo pra se comer sempre pois é muito forte. A massa fica ótima. 🙂

    Que ótimo, Márcia, quando a gente repete é porque é bom mesmo!! Eu sempre fico abismada com receitas simples que dão certo. Beijos!

    Com alho-poró não tem erro, Agdá!

    Opa, Valentina, e essa receita, hein? 🙂

    Patricia, vou ficar de olho pra quando você fizer… Beijos!

  8. Eu adoro a combinação gorgonzola e nozes em massas! Vc tem alguma dica pelo que eu pdoeria trocar o alho-porò? Eu não gosto :(Beijos

  9. Silvinha, não consigo pensar muito num substituto pro alho-poró, pois eu adoro! Mas a idéia é que seja algo suave, pois já tem muita coisa forte na massa! Quem sabe champignons? 😀

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s