Bolo de Banana, Mel e Cardamomo [Sour Cream]

Mais uma com o cardamomo para o Colher de Tacho. É uma receita bem simples que achei numa busca pela internet (site desativado). Foi uma surpresa boa, pois não esperava muito. O fato é que o bolo ficou muito bom e não só pelo cardamomo, mas pelas banana chips, que eu até pensei em não usar e acabou dando um sabor e crocância indispensáveis. A maneira de preparo é muito semelhante à de muffins, portanto se alguém se arriscar nessa, fica a sugestão de fazer nesse formato, com as bananas chips no topo, acredito que ficaria ótimo.
A receita poderia ter canela no lugar do cardamomo para aqueles que não conseguem encontrá-lo de jeito nenhum. Apesar do cardamomo dar um aroma e “tempero” ao bolo sem igual, acho que a receita poderia encontrar outras versões, pois o bolo fica muito macio e suave, com o docinho leve do mel.

Ingredientes:
2 bananas médias, não muito maduras, descascadas
110 g de mel
15 bagos de cardamomo (verde)
250 g de farinha de trigo com fermento (não tinha, adicionei 1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó)
175 g de manteiga
75 g de açúcar
2 ovos grandes batidos
2 colheres (sopa) de sour cream* (veja abaixo)
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
Cerca de 60 g de banana chips

Preaqueça o forno em 170°. Unte bem uma forma quadrada de 18 cm (usei uma retangular pequena), forre com papel manteiga e unte por cima do papel. Numa tigela grande, peneire a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve. Esmague os bagos de cardamomo, descartando as cascas e passando as sementes num pilão ou algo do tipo. Reserve também.
Coloque a manteiga, o açúcar e o mel numa panela e leve ao fogo baixo até a manteiga derreter, o açúcar dissolver e o mel ficar líquido. Retire do fogo. Junte a esta mistura as bananas já bem amassadas e mexa bem. Adicione os ovos e o sour cream, depois o cardamomo e a mistura de farinha. Misture ligeiramente os ingredientes (não precisa bater muito). Coloque a massa na assadeira e sobre ela distribua algumas banana chips em fileiras. Asse por cerca de 50 minutos, ou até passar no teste do palito. Deixe esfriar na forma por 15 minutos antes de desenformar.

*Sour Cream
(opção 1): Coloque 1 colher (sopa) de sumo de limão numa xícara de 240 ml e complete com iogurte.
(opção 2): Misture 250 ml de creme de leite fresco com 1 colher (sopa) de sumo de limão numa tigela de vidro por 10 a 30 minutos em temperatura ambiente até engrossar. Se não for usar na hora, guarde na geladeira.
Outras opções para sour cream aqui.

Fonte: Recipes of Diocese of Oxford (site desativado).

Anúncios

14 comentários sobre “Bolo de Banana, Mel e Cardamomo [Sour Cream]

  1. Luna, ficou com uma aparência divina. Eu também sou fã de guardanapos de papel, tenho 2 caixas de camisa cheias… O guardanapo da minha receita é de linho e minha mãe que bordou e as violetas são naturais. Bjs!

  2. Amiga, esses chips de banana são tentadores, não? Amei a receita!Sabe que esta semana fiz um dos maravilhosos bolos da Akemi e a receita pedia sour cream. Usei iogurte natural (de consistência firme) no lugar e achei que deu super certo, ficou divino!Fica aí a dica. ;)Esse seu bolo eu vou fazer. Tem tanta coisa que quero fazer, meu Deus, só preciso arrumar umas bocas para comê-las. risos

  3. Luna querida, postei logo de manha.so nao deu pra deixar comentario pois no trabalho tem qeu ser quando ninguem esta olhando.rs Esta receita esta divina.Absolutamente maravilhosa!!

  4. Estava, Bia, o pessoal da casa da minha mãe já devorou!

    Cris, estava bem foto de revista, ficou lindo! Depois mostra seus guardanapos lá no blog!

    Silvinha, tem que entrar no espírito, não é mesmo? Gostei sim, tem um aroma incrível!

    Patricia, acho que o iogurte pode substituir sim em algumas receitas, mas como eu nunca vi sour cream não sei como ele deve ser e fico em dúvida pra certas receitas. Quando é que esse bolinho da Akemi sai no blog? 🙂

    E como, Lica… 🙂

    Tem que usar, Agdá, aproveitando o embalo da quinzena, rs. 🙂

    Valentina, sei bem o que é internet vigiada no trabalho, rs. Ainda bem que não sofro mais com isso. 🙂

    Beijos a todas!!!!

  5. Lu, ainda estou desconfiada desse tal cardamomo… A Valentina conseguiu despertar a criatividade de todo mundo mesmo! Eu só não participo desta vez por absoluta falta de tempo… :o(

  6. Que bom que você gostou, Lid!!! Beijinho!Boa sorte, Barbara.Cinara, eu achei que não fosse gostar, mas é bom! Só falta depois eu experimentar no café, que todo mundo comenta. Beijo!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s