Bolo de Castanha-do-Pará


Adoro quando não espero muito de uma receita e ela acaba me surpreendendo. Esse bolo é bem simples, mas com certeza dá pra comemorar um aniversário improvisado com ele, pois fica extremamente úmido e saboroso, ainda que eu tenha pulado a etapa de molhá-lo com licor e não ter feito o glacê sugerido pelo livro. Também não cortei o bolo em 3 camadas, e sim em 2, pois não sou muito boa nessas coisas e a massa é bem macia. Bastou o recheio no meio mesmo e uma cobertura com mais castanhas. Recomendo.
Ainda tem, alguém quer um pedaço?

Ingredientes:
Massa:
1 xícara (200 g) de manteiga
1 xícara de açúcar
3 ovos
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara de castanhas-do-pará moídas
1 xícara de leite
licor de sua preferência (não usei)

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 xícara de castanhas-do-pará moídas
1 colher (sopa) de manteiga

Preaqueça o forno médio (180°). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda de aro removível. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar. Depois vá acrescentando um ovo de cada vez, batendo a cada adição, até obter um creme claro. Junte a farinha, a baunilha e o fermento. Misture as castanhas e o leite. Espalhe a massa na forma e asse por 40 minutos. Deixe esfriar. Desenforme e corte o bolo em três camadas (só cortei em duas). Umedeça-as com licor e reserve.
Para o recheio, misture o leite condensado, as castanhas e a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até que o creme se desprenda do fundo da panela. Recheie as camadas do bolo, colocando uma sobre a outra.
Decore o bolo com castanhas moídas e/ou em lâminas.

Fonte: O Grande Livro de Receitas de Claudia (2006), p. 215.

Anúncios

18 comentários sobre “Bolo de Castanha-do-Pará

  1. Luna, eu postei a receita das madeleines.O mel de caju eu compro na Casa do Sertão, ali do lado da Monte Carlo,quase esquina com Senador Virgilio Tavora.É uma delícia, rico em ferro e rende receitas, caldas e mil coisas maravilhosas.Essa semana vou fazer ovo de páscoa. Alguma dica?Beijos!

  2. Uia, o livro da Claudia Cozinha! O vi na banca hoje, novamente…Gostei do recheio, praticamente um ‘beijinho’ de castanha… que coisa mais “ruim”! heheheh

  3. Luna, se der pra ser no Sedex 10, pode mandar o retsinho pra mim!!!heheheheheheFicou tão charmoso o bolo, assim, tipo uma coisa que não fez vc perder hoooras arrumando, e ainda assim a apresentação ficou ótima.Olha, esse livro da Cláudia Cozinha é mesmo bom? Vale a pena? Via sexta na livraria, mas fiquei em dúvida… se tiver o seu ok, compro na hora!Bjos!

  4. Tenha vergonha, <>Lid<>, aposto que numa hora dessa tu comeu tudo, hehehehe. 🙂Ah, <>Socorro<>, eu vou atrás desse mel com certeza. 🙂Quanto ao ovo, bem, eu que te peço, sou uma negação em derreter chocolate, rs. 🙂Acho que você iria gostar desse bolinho, <>Valentina<>. 🙂Vou fazer as contas, <>Carla<>, hehehe, você mora em Brasília, né? 🙂Exatamente, <>Vitor<>, o bom (e o ruim) de fazer receita com leite condensado é que você sabe que vai ficar bom, rs.<>Bia<>, se você quiser depois te passo a parte do glacê, que eu não fiz. 🙂Isso mesmo, <>Marcinha<>, não sou muito de decoração de comida, não por não gostar, mas por não ter jeito, rs.Quanto ao livro, nem indico nem “desindico”, rs. Eu gostei porque são muitas receitas, é 300 vezes melhor que o Dona Benta, mas não é essas coisas todas, é um ótimo livro, eu indicaria com certeza se fosse um livro mais barato, mas como é caro prefiro que ninguém se arrependa por minha culpa, rs. 🙂Beijos a todos!!!

  5. Luna,Que bolo gostoso!! Tb acho que leite condensado dá jeito em qualquer receita. risosSabe que gostei do livro?? Tem algumas coisas irritantes, como falta de informações do tipo tamanho de forma a ser usada, quantidade errada de ingredientes… Mas percebo que isso é algo comum em receitas brasileiras.Tem um bolo de maracujá com amêndoas no qual estou de olho mas ainda não fiz porque não está especificado como as amêndoas devem ser usadas – picadas? moídas? inteiras?Fiquei meio desapontada com isso, mas não levei tão a ferro e fogo pois não é exclusividade do livro. A gente é que se acostuma mal com as receitas dos livros em inglês que contém muitos detalhes.

  6. A essa altura o pedacinho que tinha sobrado já era… rsrsr…Olha, eu amo esse bolo, tenho uma receita parecida, mas são nozes e castanhas na massa, mas essa minha não era da Claudia cozinha não, parece que veio na Manequim, era recheado assim com o leite condensado cozido e as castanhas, e coberto com um ganache de chocolate branco (ou ao leite) e salpicado com as castanhas por cima…rs..ruim tbm…rs..rs.. Ah, e eu abuuuuso no licor!!! :phic!!! rsrsrsrsbeijocas!!!!

  7. Não é golpe sujo, <>Patricia<>, usar leite condensado? rs Mas é inevitável, faz parte da cultura do brasileiro e as pessoas adoram.Também gostei do livro, mas não tenho coragem de dizer “compre” justamente por esses probleminhas que você citou, além disso o índice não foi bem executado (há várias receitas com cardamomo, mas no índice só há uma). É, parece que é mal-costume mesmo, amiga. 🙂A minha também, <>Lica<>, vou ficar louca, rs. 🙂Opa, <>Sílvia<>, saindo um pedacinho virtual pra você, rs. 🙂Ah, <>Maria Helena<>, esse seu deve ser uma loucura de bom. O licor não usei por pura preguiça, hehehehe.Beijinhos!!!

  8. Fofi, eu exijo repetição de receita qdo eu for visitá-la. eu nunca pego o “filé”. Guarde minha fatia ou despache pelo moto-táxi. Estou salivando…

  9. Obrigada, <>Cláudia<>! 🙂 Beijos!Pois é, <>Lequinho<>, é verdade, você não dá sorte, rs. É que minhas coisas não são muito planejadas… 🙂 Beijinho.

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s