Flor de Queijo

Cumprindo minha lista aos poucos, já faz um tempinho que vi essa receita no blog da Akemi e agora resolvi fazê-la pro meu pai que está de férias na cidade e passou por aqui hoje. O pão é muito macio e, como a Akemi disse, é uma massa ótima pra trabalhar, fico imaginando se funcionaria com algum recheio doce também. A receita leva parmesão no recheio, mas o pão pode ser recheado com o que se desejar. Fica bem fofo por dentro e um pouco folhado por fora e cresce bastante, uma delícia.

Ingredientes:
Massa:
1 colher (chá) de sal (6g)
1 xícara (chá) de leite morno (220 ml)
2 colheres (sopa) de açúcar (30g)
5 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (660g)
3 tabletes de fermento biológico (45g)
3 ovos (cerca de 150 g)
1/2 xícara (chá) de margarina gelada (100 g) (uso manteiga)

Recheio:
1/2 xícara (chá) de margarina gelada (100 g) (uso manteiga)
1 xícara e meia (chá) de queijo parmesão ralado (150g) (no da foto usei fatias de presunto e mozarela)
1 ovo para pincelar

Para a massa, bata todos os ingredientes no liqüidificador, com exceção da farinha de trigo. Numa vasilha com a farinha, faça um buraco no meio e despeje a mistura, juntando a farinha aos poucos, amassando com a ponta dos dedos até que fique uma massa macia e lisa. Cubra com um pano e deixe dobrar de volume.
Abra a massa numa superfície enfarinhada e cubra com a margarina ou manteiga, espalhando bem. Cubra com o parmesão ralado (nesta versão eu usei fatias de presunto e mozarela).

Corte a massa ao meio e faça dois rocamboles compridos com cada pedaço. Corte cada rocambole em porções de 6 cm e vá colocando em uma fôrma de buraco no meio, untada e enfarinhada, de forma que os rolinhos fiquem em pé. Deixe dobrar de volume, pincele com o ovo batido e leve ao forno preaquecido (180°) até dourar (cerca de meia hora).

Fonte: Pecado da Gula.

23 comentários sobre “Flor de Queijo

  1. Olá!Pela saudação já percebeu que sou portuguesa, não é? Venho aqui de vez em quando espreitar e hoje achei graça quando vi essa fotografia e vi o seu comentário sobre a possibilidade de fazer esse pão com recheio doce. É que eu tenho uma receita bem antiga chamada “Bolo das Rosas” e que tem exactamente esse aspecto. O recheio é doce e tem: amêndoa ralada, sultanas e outras frutas cristalizadas, se você gostar. Eu não ponho, porque não gosto. Se quiser as quantidades certas, posso te mandar, agora não tenho aqui comigo, mas fica a ideia…ah! depois de pronto, pincelo com geleia de fruta para ficar com um brilho apetitoso..

  2. Luna, que lindo ficou seu pão! E enorme! Nossa, deu até vontade de fazer de novo este pão, a massa é tão boa não é mesmo? Acredita que nunca mais fiz depois de postar? São tantas receitas para testar que fica difícil repetir, mas adorei o recheio que usaste. Fazer pão doce também deve ficar divino! Já fico a salivar de pensar numa rosca de coco… hummmm!

  3. Luna querida, esta receita rendeu muito. saiu num grupo ao qual pertenciamos – a Clarice tambem. Beltrano. E uma receita otima. maravilhosa.como a Clarice nao fazia ha muito tempo tambem. o teu ficou lindo, lindo.

  4. Olá, Paul (Cereja), fiquei muito curiosa com esse “Bolo das Rosas”, mas o que são sultanas? Pareceu-me bem gostoso, rs.

    Akemi, faz um tempão que queria tentar esse pão, de outra vez vou tentar no formato do teu pois as florzinhas ficaram bem apertadas…

    Val, não é à toa que ele fez sucesso! É sempre assim, eu sou vou atrás das coisas fora de moda, rsrsrs.

    É sim, Elvira e Bia! 🙂

    Tomara, Cravo, acho que vai gostar.

    Acho maçã e canela uma ótima escolha, Lila!

    Ah, Silvinha, eu já aprendi que não devo olhar blogs na hora do almoço, hehehe.

    Obrigada, Cris! 🙂

    Patricia, posta logo, amiga, deve ser uma loucura com doce de leite, hummmm… 🙂

    Beijos!!!

  5. Oba, Geórgia, quero ver depois no seu blog, viu? Feliz Páscoa!

    Socorro, depois vamos combinar essa troca, rs. Beijos e Feliz Páscoa! 🙂

  6. OiFiquei contente ao ver essa receita aqui pois fui a primeira pessoa a postá-la no cyber… É claro que ela foi passando de mão em mão, hehe, de cozinha em cozinha e os créditos já não são meus!Masssssssssssss gostaria de te convidar para fazer duas coisas. A primeira é ver como eu arrumo os gominhos na fôrma…, eu os coloco em pé, então o recheio NÃO fica para cima. No Receitas e Delícias tem a foto.E … a segunda coisa é te convidar para compartilhar suas idéias conosco no fórum do site Receitas e Delícias.Tenho certeza que vc vai gostar… Passa lá!!!http://forum.receitasedelicias.com.br

  7. Olá Vanessa! Muito legal seu site e seu fórum, depois vou olhá-los com calma. Achei engraçado você dizer que coloca os rolinhos em pé, pois para mim do jeito que você coloca é que é deitado, rsrsrs. Questão de ponto de vista, né? rs. Achei bem legal do seu jeito, vou tentar depois. Mas até que gostei do efeito mostrando o recheio. 😉 Beijão!

  8. Oi!Sou uma visita assidua no seu blog, apesar de nunca ter comentado.Adoraria fazer essa receita, mais 45g de fermento parece-me bastante… é fermento para pão granulado?Desde já obrigada ***

  9. Marisa, desculpe a demora.
    45 g de fermento FRESCO, não é o granulado, é o em tabletes, não sei como chamam em Portugal. Geralmente 1 envelope de granulado equivale a dois do fresco, então seria mais ou menos 1 e meio pacote do granulado. 🙂

  10. Achei a tal flor…de queijo, não de pão!rs,
    Bom estando aqui deve ser ótimo e vindo da Akemi, sem comentários né!!
    Receita encontrada e anotada!!
    Bjs,

    • Cris, acho que no blog original eu tinha publicado como Flor de Pão, mas o nome correto é Flor de Queijo mesmo, rs. Essa receita é ótima! =)
      Beijo!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

