Semi-freddo Nougat


Esta semana recebi mimos maravilhosos da Valentina e, aos poucos, vou mostrando o que ganhei. Um dos presentes foram as favas de baunilha, juntamente com o açúcar de baunilha, que eu morria de curiosidade e achava mesmo que ia demorar pra ver. Simplesmente amei, é tão bom saber como é o verdadeiro sabor e aroma da baunilha! Obrigada mais uma vez, Val! Pois bem, para tanto pensei em colocar em prática uma receita de semi-freddo do Jamie Oliver que eu namorava (a receita, não ele), mas me deparei com a velha questão dos ovos crus, que não tenho mesmo coragem de usar. Então misturei a receita dele com a de sorvete da Nigella, o que resultou numa sobremesa de revirar os olhos, podem acreditar!

O torrone usado deve ser crocante, de preferência. Como não achei de nenhum tipo, usei barras de Snickers, e o resultado foi ótimo. Ainda aproveitei a fava usada para fazer mais açúcar de baunilha: ela vai ser “re-usada” várias vezes, por isso não processei. Olhem que meigo:

Ingredientes:
1 fava de baunilha
70 g de açúcar
1/2 xícara de leite
600 ml de creme de leite integral
4 colheres (sopa) de água gelada
400 g de torrone (nougat) de sua preferência (usei 8 barras de Snickers)
115 g de pistache sem sal
30 g de chocolate amargo ou meio-amargo
2 colheres (sopa) de mel

Corte a fava de baunilha no sentido do comprimento e retire as sementes raspando-as para fora, com uma faquinha. Não descarte a fava*. Junte então as sementes com o açúcar e o leite quente. Misture bem e deixe descansar. Enquanto isso processe o pistache, reserve um pouco para decorar e processe também o torrone.
Na batedeira, bata o creme com a água até obter picos moles (no ponto em que passa de líquido para cremoso). Junte a mistura de baunilha a esse creme e bata mais um pouco, com um batedor. Agora incorpore o pistache e o torrone processado. Se usar as barras de Snickers, tenha paciência para quebrar um pouco os grandes grumos que se formam. Despeje a mistura numa travessa de louça ou vidro, de preferência grande e larga, pra que congele por igual.
Polvilhe com o pistache picado reservado e depois com o chocolate ralado ou em raspas. Por fim regue com mel e leve ao congelador por no mínimo 3 horas. Deixe-o descongelar na geladeira uma meia-hora antes de servir. Uma vez descongelado, não deverá ser congelado de novo, portanto só retire a porção que deseja no momento.

*Aproveite a fava e coloque-as num pote com 300 g de açúcar para obter um açúcar de baunilha (se quiser mais forte, processe-os).

Fonte: Adaptado de Jamie Oliver – O Chef sem Mistérios.

Anúncios

18 comentários sobre “Semi-freddo Nougat

  1. Amiga, que receita divina! Nem parece do Jamie Oliver, de tão chique! Nada contra o mocinho, mas nunca vi ele fazendo algo tão sofisticado… Por acaso essa receita é da temporada que ele passou na Itália? E sua idéia de usar Snickers no lugar do torrone foi excelente, deve ter ficado um sonho! Que presente mais gostoso da Val, Lu! Quero ver tudo, OK? ;o) Beijão!

  2. <>Cinara<>, essa receita é do “The Naked Chef” e tem algumas variações, essa foi a que eu mais gostei. Eu até me animei com outras receitas do livro, que eu não tinha gostado de primeira… Pode deixar que vou mostrar tudo! 🙂Sim, <>Elvira<>, recomendo!<>Witchie<>, depois me conta como ficou o seu!<>Valentina<>, adorei a experiência da baunilha! Também gosto muito de pistache, e a cor fica tão bonita! 🙂<>Verena<>, morri de rir do seu comentário, até porque já perdi algumas calças depois dessa história de blog! Vou ter que mudar de número, hehehe. 🙂Verdade pura, <>Sílvia<>, é um negócio!<>Lid<>, é só passar por aqui, fofa, você sabe que só eu e o Ric não damos conta dessa travessa toda! rsAh, <>Cris<>, ia dar briga, é? rs talvez desse mesmo, fora a espera para degelar, né? 🙂Pois é, <>Pat<>, vou tentar economizar ao máximo so presentinhos, afinal não é todo dia, né? A Val é querida demais, ela nem sabe quanto! 🙂<>Cláudia<>, o bom é que dá pra variar nos sabores, basta fazer a base de creme e acrescentar o que quiser (frutas, outros tipos de nozes, etc). 🙂Beijinhos!

  3. Que coisa deliciosa. Vou guardar a receita para uma data especial. Ah, tem açúcar de baunilha no Center Box do papicu, perto do aroma de baunilha, just in case!Bjs. ;o)

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s