Madeleines de Flor de Laranjeira

Quando ganhei as forminhas de madeleines da Valentina, pus-me a procurar receitas de todo tipo, mas quis começar com as mais tradicionais possíveis, pra entender melhor esses “bolinhos pequenos e cheios chamados madalenas e que parecem moldados na valva estriada de uma concha de São Tiago*”. Pois bem, elas são realmente especiais, não só no formato quanto no sabor e aroma, que exala por toda a casa enquanto assam. É como comer uma nuvenzinha de bolo! Escolhi uma receita da própria Valentina, com a diferença de que ela usou água de rosas e eu fiz com água de flor de laranjeira, ingrediente usado nas receitas mais tradicionais, pelo que pude perceber. O legal é que a receita deu exata para a quantidade de forminhas: e mesmo usando outras receitas, como ela é de silicone, dá pra fazer várias fornadas, sem precisar untar! Dêem uma olhada nas fotos para verem como são lindos meus presentes!

*Michel Proust – No Caminho de Swann.

Ingredientes:
50 g de manteiga sem sal
1 ovo grande
40 g de açúcar
Pitada de sal
45 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira (ou água de rosas)
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Derreta a manteiga em temperatura baixa e deixe esfriar. Bata os ovos, o açúcar e o sal por aproximadamente 5 minutos – a consistência deve ser de maionese. Peneire a farinha de trigo por sobre a massa e misture tudo, levemente, com uma colher de pau (ou com uma bela espátula vinda da Inglaterra):

Usando um pouquinho da manteiga derretida, unte as formas de madeleine e o resto incorpore à massa. Acrescente também a água de flor de laranjeira e mexa tudo delicadamente. Cubra a tigela com filme plástico e ponha na geladeira por 1 hora. Quando retirar da geladeira deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Enquanto isso, esquente o forno em temperatura de 220°.

Divida a massa entre as formas. Não encha demais as conchinhas pois crescem muito. O tempo no forno é de aproximadamente 5 minutos para forminhas pequenas, as minhas demoraram uns 15 minutos. Fique de olho. Retire e deixe esfriar numa grelha. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir. Rendeu exatamente 9 madeleines, mas segundo a Valentina, rende mais de 40 mini-madeleines.

Fonte: Trem Bom.

Anúncios

24 comentários sobre “Madeleines de Flor de Laranjeira

  1. Holy Dear Mokona! To nadando na inveja! hahahahah Igual a Cinara, estou atrás dessa forma também, mas r$50 dinheiros na de silicone do Depósito… é meio loucura demais. Acho que vou pegas de r$5 e poucos, porém, individuais e de metal do Planeta das Formas, heheheheh

  2. Obrigada, Winnie!

    Agdá, vale a pena, principalmente pra você que deve ter acesso fácil a esse tipo de coisa. 🙂

    Obrigada, Cláudia A.! Também fiquei encantada!

    Faça sim, Karen, até meu marido que não é muito chegado em bolos adorou, fica só pedindo pra eu fazer, já fiz umas 3 vezes! rs

    Eu estava assim, Vitor, quando vi as madeleines da Akemi, aí a Val resolvou me presentear e eu aqui fiquei esperando já feliz. Bom né? 🙂

    Carlinha, dá pra fazer em forminhas de muffin também, enquanto você não tem uma. 🙂

    Estou sabendo, Cris, estou ansiosa pra ver as madeleines da Cinara e as suas também, pois sei que vocês sempre arrasam!

    Beijão a todos!!!

  3. Lu, suas madeleines ficaram super fofas!! Fiquei ainda mais ansiosa para receber as minhas (e as da Cris virão junto) e conferir se Proust estava certo… ;o) Beijão, amiga!

  4. Lu, só hoje vi que ontem foi seu aniversário!Muuuitas felicidades, tudo de bom pra vc, muita saúde, dindin e manutenção do amor feliz que você já tem em casa.Muitos beijos!!!

  5. A Valentina sabe mesmo como agradar! Estas formas são umas graças, adorei! Vou experimentar esta receita, deve ser deliciosa e muito perfumada!

  6. Joaninha, obrigada pela visita, sempre dou uma olhada no seu blog! 🙂

    Cinara, como eu disse pra Cris, estou ansiosa pelas de vocês, espero que gostem da experiência como eu! 🙂

    Bia, com suas mãos de fada, as suas vão ser bem melhores, rs.

    Pat, o perfume é uma coisa! 🙂

    Marcinha, eu ia fazer um post de aniversário mas acabou não dando tempo, esse final de semana foi corrido, mas obrigadinha pelos parabéns, rs. Beijos!

  7. Lica, ganhamos o mesmo presente, agora quero ver as suas madalenas também! 🙂

    Akemi, a próxima vai ser a sua, com mel e limão… 🙂

    Pois é, Sílvia, quando é que uma pobre mortal como eu iria fazer madeleines? Só com o help das amigas mesmo! rs

    Beijocas!

  8. Gostaria, de saber onde encontro essa formas tão lindas,trabalho com buffet e fiquei de água na boca.Agradeço.

  9. Ana, infelizmente eu não posso te ajudar, essas formas foram enviadas por uma amiga da Inglaterra, não sei dizer onde vende, procure em lojas de fôrmas na internet, como a Planeta das Formas. Boa sorte! 🙂

  10. Quando vi esta receita e fotos fiquei apaixonado, corri procurar formas na minha cidade (não achei) e comprei pela net formas soltas (http://www.planetadasformas.com.br/?codigo_aluguel=2444&codigo_produto=1185), ou (http://www.infopack.com.br/loja.php4?loja=53&cod_grupo=105), comprei no emporio da city agua de flor de laranjeira e assim que chegaram as forminhas corri pra cozinha. Minha massa ficou liquida, diferente da sua da foto e meus ovos com açucar nao ficaram como maionese. Como nao tenho balança, fiz uma adaptaçao para xicara e colher das medidas, talvez tenha sido este o problema, mas no fim tudo deu certo (eu acho, ja que nao vi ou comi as suas), ficou deliciosa, um perfume sensacional, eu amei, rendeu 12! Mas nao cresceram tanto nao.Beijos

  11. Queria muito saber, querida, se a farinha q vc usou é com fermento. se nao, quanto eu poderia usar, pois a minha é sem!
    obrigada! bj!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s