Arroz Verde, Carne de Panela e Abóbora Assada


Para participar do evento da Akemi, “Comidinhas do dia-a-dia”, posto aqui algo que faço muito (o arroz verde), algo que faço raramente (carne de panela) e algo que nunca havia feito (abóbora assada). Embora eu não goste muito de arroz, acho ele essencial com carne vermelha e gosto sempre de adicionar a ele algum legume, como cenoura ralada ou milho verde, ou então faço ele assim verdinho. Apesar de gostar muito de abóbora, nunca havia feito assada e ficou muito bom, ainda que eu tenha sido tímida no tempero com medo de ficar exagerado. Tomei como base uma receita do Jamie Oliver e outra da Valentina, ambas picantes. Foi um almoço bem simples e aconchegante.

Arroz verde: a diferença de preparo é somente na água de cozimento, que eu bato no liquidificador com um ramo inteiro de coentro (folhas e talos). Esse arroz combina muito bem com qualquer carne assada, principalmente com frango, e até quem não gosta de coentro se rende.

Para a carne eu uso bifes bem grossos de lagarto (1 kg) e tempero com 1 colher (sopa) de sal, 2 dentes de alho amassados, 1 cebola picada grosseiramente, pimenta-do-reino a gosto e 1/2 xícara de vinagre. Furo a carne e deixo no tempero por 2 horas na geladeira. Depois, frito a carne com um pouco de óleo na panela de pressão, cubro com água e fecho. Depois de chiar, conto 50 minutos. Nessa hora eu abro a panela, retiro o caldo para usar em outra receita (ou então faço um pirão, pra acompanhar) e deixo mais uns minutos na pressão pra carne ficar mais sequinha.

A abóbora que eu usei foi a abóbora-menina, aquela de pescoço, que lembra a butternut squash. Corte a abóbora no comprimento em 8 fatias e arrume-as numa assadeira com óleo ou azeite, sal e pimenta. Acrescente temperos e especiarias: eu usei orégano seco, alho em flocos, páprica doce e chili em pó. Só não usei coentro pois já tinha no arroz e na pressa esqueci de acrescentar 2 pimentas dedo-de-moça. Leve para assar em 200° por cerca de 30 minutos (eu deixei mais pois queria bem macia).

13 comentários sobre “Arroz Verde, Carne de Panela e Abóbora Assada

  1. Luna, querida, muito obrigada por participar do evento! Nossa, eu adorei esse arroz verde, que saboroso deve ser! E essa carne assada também não fica atrás! Vou experimentar na primeira oportunidade, amiga! Beijos! 😉

  2. Lu, eu também acho que toda carne pede um arrozinho esperto… ;o) Só não participei do evento da Akemi ainda porque não cozinho nada comum aqui em casa! Nós almoçamos fora, e à noite quase sempre comemos lanche ou comida americana… Então eu fico babando na comidinha caseira de vocês! :o) Beijos, amiga!

  3. Luna, adorei o arroz verde, excelente dica para quem como eu adora arroz. Normalmente acrescento os legumes ou ervas aromáticas inteiros(as) mas assim fica muito bonito e é super fácil de fazer. Carne de Lagarto??? Nunca ouvi falar…Bjs

  4. <>Patricia<>, esse arroz é a minha cara, faço ele demais, mas sei que coentro é problemático pra quem não é nordestino, rs.<>Akemi<>, depois vou experimentar a sua e a da Lica, que pareceram bem mais suculentas – o lagarto é uma carne mais seca. 🙂<>Cinara<>, eu também almoço muitas vezes fora, mas não aguento todo dia não, eu enjôo fácil almoço de restaurante, aquele tempero “burocrático”… Eu queria poder me organizar para comer o máximo possível em casa, quem sabe um dia eu consigo… 🙂<>Joaninha<>, na receita original, usa-se salsa ou coentro com cebolinha bem picadas, mas acho um saco picar coentro, acho mais simples misturar com a água, e o verde fica mais forte assim.Lagarto é um corte do boi, fica no traseiro, é uma carne de primeira, porém dura, muito usada inteira, com recheio.<>Cláudia A.<>, combinou bem mesmo, mas num dia comum, ao invés da abóbora seriam batatas assadas, que eu amo! 🙂Beijões!!!

  5. Amiga, amei a idéia do coentro, pra mudra o arroz!!! É que qdo vejo arroz verdinho é com blarghcoles, que eu detesto! Já coentro, adouro!!!E essa abóbora, hein? Eu q tô numa fase de descoberta do jerimum, gamei de paixão!!!Beijos!

  6. Aqui em casa (4 adultos), um quilo de arroz dura um mês e pouco. Niguém é muito fã. Mas quando é com carne, feijão ou então verde (só que com brócolis) o arroz vira quase o prato principal. O prato está lindo!

  7. <>Márcia<>, como eu disse pra Patrícia, o coentro é uma coisa mais aceita pelos nordestinos, mas pode ser feito com salsa também. Menina, jerimum também é tudo de bom. 🙂<>Laila<>, eu adorei elas assadas, mas confesso que gosto mais de abóbora cozida, talvez pela textura… 🙂<>Carla<>, aqui também a gente compra arroz de quilo em quilo, quase não faço, pra tristeza do marido, rs. Mas também comemos muito fora, então…<>Winnie<>, eu adoro carne de panela, mas não faço muito porque detesto usar panela de pressão, acredita? 🙂Beijinhos!!!

  8. Ficou lindo o prato! Aqui eu uso salsinha, não sei se o coentro vai agradar a criançada, mas nunca bati no liquidificador, gostei da dica!!!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

