Bolo de Macaxeira


A primeira coisa em que pensei para participar do evento Sabores da Minha Terra, convidada pela Akemi, foi uma Tapioca quentinha, que eu acho a cara do Ceará. Mas essa fica pra outra vez, pois a Geórgia já havia preparado uma para o mesmo evento. Pensei então no Bolo de Macaxeira, que na verdade possui várias versões em todo o Nordeste. Quando eu era criança, um cozinheiro de uma lanchonete passou essa receita pra minha mãe e desde então temos usado ela como base, aqui e ali fazendo leves alterações: deixo aqui como eu fiz hoje. Passo a bola do evento agora para a Márcia e a Patricia, caso queiram participar.

Ingredientes:
6 ovos
1 kg de macaxeira* sem a casca, ralada (*também conhecida como mandioca, aipim)
3 xícaras de açúcar refinado
1 xícara de farinha de trigo peneirada
2 xícaras de leite
1 xícara de leite de coco (ou mais uma de leite)
3 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
50 g de coco ralado (ou a gosto)

Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje a massa numa fôrma de buraco no meio (untada e polvilhada). Asse em forno quente (200°) por 1 hora no mínimo, até dourar.

26 comentários sobre “Bolo de Macaxeira

  1. Você leu meu pensamento… esta semana ganhei mandioca amarelinha e queria fazer um bolo, já vou anotar para a próxima oportunidade, porque fritei tudo! Bjs!

  2. Com certeza, <>Agdá<>!Carla, nunca vi pra vender ralada, que prático. No processador é rápido, mas é bom primeiro passar no fatiador, e depois na lâmina.<>Cris<>, você fez bem também, macaxeira frita é o que há!<>Akemi<>, vai aí um pedaço virutal, rs. 🙂<>Anônimo<>, nesse caso a macaxeira é usada crua, mas eu já usei pré-cozida e ficou bem gostoso.

  3. Luna, bolo de macaxeira ralada é o meu preferido absoluto, sempre!!!Ammmooo de paixão!Olha, posso colocar a minha contribuição no fim de semana? É que será aniversário de meu pai, e será uma festa tipicamente pernambucana, então já terei q fazer muitas coisas mesmo – é só para não correr o risco de fazer 2x.Beijos!!!

  4. Adorei!Estava mesmo precisando de uma boa receita de bolo da aipim para levar numa festa junina no sábado e vai ser esta!Obrigada!Já sou blogueira a alguns anos e estou começando agora um blog gastronomico e gostaria muito da sua visita.Te espero!Um beijo e uma linda semana

  5. <>Cláudia<> e <>Laila<>, espero que gostem da receita, depois me contem.Obrigada, <>Eliana<>, eu também adoro!<>Marcinha<>, não tem pressa não, é quando tiver vontade, eu também demorei a postar. 🙂<>Duly<>, espero que a receita seja aprovada na festa junina! Vou já lá visitar sua cozinha. 🙂Beijos!

  6. obrigada pela visita lá na caverninha. fiz o gateau num ramequim, ainda não tenho as forminhas de muffins. já estou com mais duas receitas suas para me aventurar. aguarde notícias! : )wiccawiccaverna.zip.net

  7. obrigada pela visita lá na caverninha. fiz o gateau num ramequim, ainda não tenho as forminhas de muffins. já estou com mais duas receitas suas para me aventurar. aguarde notícias! : )wicca

  8. Luna, que presente pra gente!!!Adoro aipim!!!Bolo, purê… só não consigo fazer ele ficar espetacularmente crocante, ele sempre fica meio durinho, hehehe…Bjo!!1

  9. <>Manu<>, é engraçado como macaxeira é difícil alguém que não goste! Beijo! 🙂Imagino que seja difícil por aí, <>Fer<>! Beijinho! 🙂

  10. <>Anônimo<>, o bolo de macaxeira é um bolo do tipo “mole”, ele tem uma consistência semelhante ao pudim, só que bem mais firme, por isso não leva fermento, a massa cresce por causa dos ovos, mas não fica fofa. 🙂

  11. Infelizmente acabei de fazer e o resultado não foi bom. Fcou mesmo com consistência de pudim e só uma casca mais dura por fora.Onde será que errei?

  12. <>Anônimo<>, acho que você não errou em nada, o bolo é assim mesmo. Como eu disse no comentário acima, este bolo é do tipo “bolo mole”, muito comum aqui no Ceará, ele parece um pudim, ele não é um bolo fofo, mas fica muito gostoso, que pena que você não gostou. 😦

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

