Ravióli Assado Doce


O que me atraiu nesse ravióli foram os ingredientes, coisas que eu precisava usar logo por conta da validade. Mas o resultado foi bem legal, você começa a comer e não pára mais. A massa é algo entre biscoito e torta e o recheio é bem suave. Inclusive dá pra usar só a receita da massa e fazer ótimos biscoitos. O limão deixa um perfume agradável e não fica muito doce. Infelizmente sobrou bastante recheio porque cortei a massa em quadrados de 4 cm com uma carretilha, então ficaram pouco recheados. Seguindo as instruções da receita, a massa rende 14 raviólis, mas como fiz menores, a minha rendeu uns 30 ou mais.

Ingredientes:
Massa:
225 g (2 xícaras) de farinha de trigo
65 g (1/3 de xícara) de açúcar
90 g (1/2 xícara) de manteiga
1 ovo
1 colher (sopa) de raspas de limão

Recheio:
175 g (3/4 de xícara) de ricota
50 g (1/4 de xícara) de açúcar
3/4 de colher (chá) de essência de baunilha
1 gema
1 colher (sopa) de frutas cristalizadas
25 g de chocolate meio-amargo picado
1 ovo batido

Para a massa, junte a farinha e o açúcar no processador e com a velocidade mais alta vá colocando a manteiga aos poucos, até que vire uma farofa. Adicione o ovo e as raspas de limão. A massa deve se tornar uma bola homogênea.
Coloque a massa entre duas folhas de filme plástico e leve para a geladeira enquanto faz o recheio. Passe a ricota pela peneira e misture-a com o açúcar, a essência, a gema, as frutas e o chocolate. Divida a massa em duas e abra cada metade entre duas folhas de filme plástico (15 cm x 56 cm). Preaqueça o forno em 180°. Distribua o recheio em duas filas sobre a massa, deixando uma margem de 2,5 cm entre cada bolinha de recheio. Pincele a massa com o ovo batido por entre o recheio e cubra com a outra metade da massa, apertando ao redor, para fechar bem. Com um cortador de biscoito de 6 cm de diâmetro (eu usei uma carretilha), corte os raviólis de forma que a bolinha de recheio fique centralizada. Leve para assar numa assadeira untada por cerca de 15-20 minutos, até que fiquem dourados. Sirva morno, polvilhado com açúcar de confeiteiro e chocolate, ou raspas de limão.

Fonte: Afternoon Tea [Molly Perham].

22 comentários sobre “Ravióli Assado Doce

  1. Que coisa deliciosa! Já tem baba no teclado inteirinho! E já guardei para fazer, também! Estou desejosa de arranjar um tempinho para fazer isso bem e com calma, que tem uma cara… Há muito tempo que não me apetece tanto fazer um doce, obrigada!! 🙂

  2. <>Meninas<>, se vocês fizerem, me contem, gostei muito desse ravióli, fiquei depois imaginando com sorvete ou com calda de chocolate, ai, ai… 🙂

  3. Eita, mais uma do “Fantástico livro da Luna”… 🙂Esse só tem mesmo coisas boas!!!Achei tão criativo, surpreendente mesmo. Quentinho com sorvete deve ficar tuuudo…Bjos!

  4. Que lindooooosss, Lu!!! Eu quero, que quero! :o) Gostei deste recheio, mas dá para variar bastante, não dá? Já estou imaginando alguns outros… Nham! Beijos, amiga.

  5. <>Dinha<> e <>Nina<>, eu também nunca tinha visto nada parecido, foi outro motivo pra fazê-los. 🙂<>Marcinha<>, obrigada, você me mata de rir… 🙂Nem me fale de consciência, <>Laila<>, a minha anda tão pesada que aparece na balança, rs.Não é, <>Agdá<>?<>Cinara<>, participação especial da carretilha que você me deu, super prática. 🙂Beijos!!!

  6. Menina, q coisa linda! De dar água na boca mesmo! Gosto da sua cozinha pq vc não tem medo de testar nada e faz e publica sempre seus resultados! Moça corajosa! A gente se sente gente 😉

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

