Baguete com Azeitona Preta


Essa baguete é bem parecida com outro pão que já fiz, mesmo assim fiquei satisfeita com o resultado, mais pela massa que pelo recheio, já que não é toda azeitona preta que me apetece, mas eu tinha que usar um vidro que tinha em casa. A casquinha do pão fica bem crocante e foi bem rápido de fazer. Acho que depois vou fazer só a baguete, sem recheio e comer quentinha, com manteiga.

Ingredientes:
Massa
15 g de fermento biológico fresco
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (chá) de sal
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de água quente
1 ovo para pincelar
Farinha de trigo integral ou fubá para polvilhar

Recheio
1 colher (chá) de casca de limão ralada
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de cebolinha verde
2 dentes de alho espremidos
2 xícaras de azeitona preta picada

Misture o fermento esmigalhado, o azeite, o sal e uma xícara de farinha. Acrescente a água aos poucos. Bata na batedeira (fiz no processador) por três minutos. Junte o restante da farinha de trigo aos poucos (nesse ponto bati a massa no próprio processador, deixando a última xícara de farinha para sovar com as mãos.). Numa superfície polvilhada com farinha, amasse a mistura, acrescentando farinha, se for necessário. Cubra e deixe crescer por uma hora.
Para o recheio, misture todos os ingredientes e deixe descansar.
Abaixe a massa numa superfície polvilhada com farinha e divida em duas partes. Abra cada parte em um retângulo e recheie cada um. Enrole, como um rocambole. Feche a borda e as pontas. Coloque as duas baguetes numa assadeira untada e polvilhada com fubá ou farinha de trigo integral. Deixe crescer por 25 minutos. Faça três cortes na superfície do pão. Pincele com ovo batido e asse em temperatura alta por 25 minutos ou até que doure.

Fonte: Claudia Cozinha Especial Só Pães.

Anúncios

16 comentários sobre “Baguete com Azeitona Preta

  1. Lu, eu também adoro pães, mas estou me segurando para não fazer e nem comprar muito pão, além do integral… Quando vejo um pão quentinho na minha frente, devoro tudinho! :oP Beijos e bom final de semana, amiga!

  2. Meninas lindas, que bom que sentiram o cheiro do meu pão e passaram por aqui! Estou em falta no blog de vocês, mil compromissos, mas sempre dou uma olhadelha, só não dá tempo de comentar. Adoro vocês!Bom final de semana a todas!

  3. Obrigada, <>Dinha<>!<>Lequinho<>, você iria gostar desse pão. 😉<>Carla<>, eu amo azeitonas verdes, as pretas, só de muita qualidade, tem umas que não me agradam. 🙂

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s