Antepasto de Beringela


Sempre faço esse antepasto e ele é bem simples e gostoso. Todo mundo tem uma receita de antepasto de beringela, mas gosto dessa porque não leva muita coisa, especialmente passas, que eu só gosto em coisas doces. Aqui está a proporção que eu venho fazendo, pois na receita original são 5 beringelas, 3 pimentões de cada… então sempre sobrava muito. Ele pode ser feito com até dois dias de antecedência, guardado na geladeira, coberto com filme plástico.

Ingredientes:
2 beringelas
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão verde grande
1 cebola grande
1 xícara de azeite de oliva (ou um pouco menos)
1 colher (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de sal
1/2 xícara de vinagre (de preferência de vinho)

Corte os legumes em tiras bem finas. Ponha em uma tigela grande e junte o azeite, o orégano, o sal e o vinagre. Misture bem, cubra com filme plástico e deixe descansar por duas horas (eu deixo na geladeira). Aqueça o forno em temperatura média. Transfira o antepasto para uma assadeira e leve ao forno por 1 hora e meia, mexendo às vezes, ou até a beringela ficar bem macia. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva com pão italiano ou baguete.

Fonte: Delícias Vegetarianas – Claudia Cozinha.

20 comentários sobre “Antepasto de Beringela

  1. Também adoro, <>Silvinha<>! Aliás, todo mundo tem uma receita e todo mundo tem uma preferência pelo gê ou pelo jota, rsrsrs. Beijinho!

  2. achei sua maneira ótima Luna, muito fácil! em casa quem dita a receita é minha avó, a beringela dela é incrível, mas é cozida e depois tempera-se e fica fechada por uns dias…uma coisa! beijos

  3. Lu, eu ADORO este antepasto, amiga!!! A minha sogra tem uma receita ótima, mas eu nunca fiz e nem imagino o que vai nela… É do tipo de coisa que gosto de comer em restaurantes e na casa dos amigos! Deixe anotado aí para quando eu for te visitar, OK? :o) Bjs e uma ótima semana para você!

  4. <>Laila<>, eu já vi algumas receitas refogadas, cozidas, mas acho essa muito prática porque você deixa no forno e esquece, rs.Eu sei como é, <>Cinara<>, tem coisas que a gente não quer fazer, só quer que os outros façam, hehehe. No meu caso é salada, prefiro quando outras pessoas fazem. Pode deixar que eu anotei, rs. 🙂Beijos, <>Bia<>, <>Elvira<> e <>Lica<>!

  5. É sim, <>Dinha<>, rs.<>Pat<>, também já aconteceu comigo, antes eu fazia a receita com 5 beringelas e sobrava muito, tinha que repartir com todo mundo. 🙂<>Carla<>, acredito que todas são boas, mas aqui e ali tem algum ingrediente que a pessoa não gosta, então essa deu certo pra mim. 🙂Obrigada, <>Witchie<>, acredito que você vai gostar, todo mundo que come aqui em casa pede a receita. 🙂Beijos!!!!

  6. Olá!Seu blog é muito lindo e as receitas são muito boas.Criei o meu hoje e adicionei o seu como link. Beijos, boa semana!!!Thaís

  7. Eu também, <>Agdá<>! E quando sobra eu invento uma torta. 🙂<>Verena<>, o melhor dela é que é muito fácil mesmo!<>Thaís<>, já estou indo visitar o seu. Seja bem-vinda ao clube! 🙂

  8. Pela receita acho que e’ uma “caponata”, receita italiana. E’ mesmo uma delicia. A sua parece muito boa.Parabens!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

