Bombinhas de Queijo e Ervas


Sabor suave que derrete na boca. A textura é bem macia, ficam quase ocas. Adorei essas bombinhas, servem tanto como um salgadinho pro lanche (daqueles que você não consegue parar de comer) como pra um acompanhamento de assados ou servido de entrada com um molho (pensei num molho de mostarda). Usei apenas um pouco de salsa e alecrim, mas deve funcionar com outra ervas e temperos.

Ingredientes:
1 xícara de água
1/3 de xícara de margarina
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
4 ovos
3/4 de xícara de queijo prato (usei coalho) ralado grosso
4 colheres (sopa) de cebola picada
Ervas a gosto (usei uma colher (sopa) de salsinha e quase nada de alecrim)

Aqueça o forno em temperatura bem alta (220°). Unte levemente duas assadeiras grandes (se for anti-aderente não precisa). Aqueça a água com a margarina numa panela até que levante fervura. Junte a farinha e o sal de uma só vez e mexa vagarosamente em fogo baixo até que a mistura forme uma bola (em mais ou menos 1 minuto).
Retire do fogo e coloque na tigela da batedeira. Junte os ovos e bata bem, até a massa ficar lisinha (fica um pouco grudenta). Acrescente o queijo, a cebola e as ervas e mexa bem com uma colher. Deixe cair as colheradas de chá (ou faça as bombinhas com um saco de confeitar) sobre as assadeiras. Asse em forno quente de 15 a 20 minutos, até que cresçam e dourem. Sirva quente. Rende mais de 100 bombinhas.

Fonte: Recorte sem fonte.

Anúncios

49 comentários sobre “Bombinhas de Queijo e Ervas

  1. Que lindas, Lu!! Assim que vi a foto, fiquei pensando como ficariam perfeitas sendo servidas como canapés em uma festa… Com um recheio talvez? Como disse a Elvira, deve ser difícil comer uma só… ;o) Beijinhos!

  2. um talvez recheada com coalhada seca e azeite ou um creme azedo…adoro essa massinha oca, vc come sem culpa e nem lembra a quantidade de manteiga e ovos q leva…bjos e ficaram lindas!

  3. Luna!!! Você não vai acreditar, me apaixonei pelas bolinhas e já fiz hoje!!! A Claudia (Doces encontros) esteve aqui para um lanche e nos deliciamos, fiz de entrada, e servi com antepasto de berinjela, ficou divino!!! Quando copiei a receita eu percebi que é a mesma daquele éclair cake que faço com morangos, e eu nunca tinha feito assim, salgado. Valeu!!! Bjs!

  4. Parecem mesmo, <>Márcinha<>, rs.Não tenho nem coragem de dizer quantas comi, <>Elvira<> e <>Agdá<>!Também pensei que faria sucesso numa festinha, <>Cinara<>! 🙂Exatamente, <>Karen<>. 🙂Ai, babei com esse recheio que você sugeriu, <>Laila<>! :O<>Lica<>, até pensei no Raphinha quando fazia, acho que ele iria adorar, rs.<>Laurinha<>, a culpa eu só senti depois, porque comi demais. É melhor fazer quando tem muita gente em casa, rs.Não acredito, <>Cris<>!!!!Que massa! Achei o máximo a receita sair em duas cozinhas no mesmo dia! Que bom que gostou! Com certeza os seus ficaram lindos, que eu não tenho muito jeito com saco de confeitar, rs.Beijos a todas!!!

  5. Luna, a sua batedeira é das simples, mesmo?Pq fiquei me perguntando se a massa não seria pesada demais pruma batedeira dessas do dia a dia, como a minha…Bjos!

  6. <>Marizé<>, também achei interessante ser no forno, se fossem fritas ficariam muito gordas! rsPois é, <>Dinha<>, as meninas também acharam. 🙂E nem deve, <>Patricia<> e <>Belinha<>, são tão pequeninos!!! rs<>Márcia<>, minha batedeira é bem simples, a mais simples da walita e deu tudo certo, a massa não é tão pesada quanto parece, viu? Só um pouco liguenta. 🙂Faço pra ti depois, meu querido <>Leco<>.Beijinhos!!!

  7. Oi Luna! Vi essa sua receita no sábado e não aguentei.. fiz pro jantar!!! Usei um queijo minas, ficou bem salgadinho, uma delícia! Só fiquei triste pq as bombinhas murcharam quando saíram do forno (e elas estavam tãaaaao lindas!)… por que será???Bjos

  8. <>Paulinha<>, saudade de ti, menina. Beijos pra ti e os fofos!!!<>Bia<>, acho que a minha descrição fez sucesso, rs.É bem capaz que sim, <>Valentina<>, 😉Vai com calma, <>Marcia<>! rsPor nada, <>Witchie<>!! 🙂Eita, <>Ana Paula<>, não perdeu tempo, hein? Que pena que as suas murcharam, não sei explicar, será que tem a ver com a textura do queijo? As minhas só murchavam na boca, tive sorte. 🙂Obrigada, <>Dani<>! 🙂Beijocas a todas!

  9. Luna-do-céu!!! Eu voltei…rs… estou no “tour” pelos blogs amigos e babando sem parar!!!Eu fiquei aguada pra experimentar isso (ja pensando com um recheinho, claro..rs..rs..)Anotadíssima pra fazer DJÁ! rsbeijocas

  10. Luazinha, espero que tudo esteja bem com vocês. Sempre temos lido suas receitas. Difícil é inventar de fazer com esse escasso tempo de escrava do trabalho. Vi o Gil ontem. A-m-e-i. Ganhei o dia por isso.Beijos!!

  11. Recomendo, é uma delícia! Fiz ontem e todos aprovaram. Pena que comprei um saco de confeitar bem vagabundo, senão iria para o Guiness, tal a praticidade. Obrigado.Felipe Santiago

  12. Recomendo, é uma delícia! Fiz ontem e todos aprovaram. Pena que comprei um saco de confeitar bem vagabundo, senão iria para o Guiness, tal a praticidade. Obrigado.Felipe Santiago

  13. Olá!Nossa, que talento vc tem!!!!Pelas fotos parece tudo muito apetitoso.Se me permite, vou “roubar” umas idéias suas para o lanche que irei fazer após a missa de batizado do meu filho.=)Parabéns! Adorei tudo!Beijos

  14. <>Maria Helena<>, até que enfim você voltou! Já andei pela tua cozinha também! 🙂<>Nina<>, ótima idéia, querida! 🙂Obrigada, <>Geórgia<>, a dica foi ótima. 🙂<>Lílian<>, estamos bem dentro do possível. O Gil me contou que te viu. Espero que estejas bem também. 🙂<>Akemi<>, já estava com saudades!Que bom, <>Felipe<>! Meu saco de confeitar também é péssimo, preciso de outro. Obrigada por comentar que fez. 🙂<>Silvia<>, estou um pouco sem tempo, estou sempre “voltando”, rs.<>Debra<>, talento nada, menina, é só teimosia mesmo, rs.Pode roubar à vontade, depois me conte se deu certo.Beijos a todos!!!

  15. Oi Luna! Estou só voltando para dizer que usei uma colher de cookies (cookie scoop, novinha, estreei com sua receita no dia) ao invés de usar o saquinho de confeitar, deu certinho! É só deixar a massa um pouco na geladeira. E mais uma vez obrigada por tão boa receita! Bjs!

  16. cheguei aqui pela MONE que fez 1 receita sua muito boa!!!!e dei de cara com essa maravilha!!!!na frança elas sao chamadas de gougère.

  17. <>Cris<>, é uma ótima idéia, eu sou um desastre com o saco de confeitar, rs.<>Grazi<>, que chique elas terem nome francês, rs. Que bom que gostou! 🙂Obrigada, <>Cláudia<>, já conheci teu cantinho, também adorei. 🙂<>Verena<>, quando fiz não imaginei que vocês iam gostar tanto. Espero que goste.Beijos!!!

  18. a farinha de trigo e com ou sem fermento para fazer a bombinha? na hora de colocar os ovos na massa ela tem que estar quente ou fria? me responda por favor tenho medo de
    dar errado .

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s