Brownie de Café com Avelãs


Estava com vontade de um doce, vasculhei uns livretinhos e vi essa receita, era exatamente o que eu queria. Aproveitei para usar umas avelãs da despensa, mas acredito que fique melhor com nozes ou castanha-de-caju. O resultado, no entanto, foi surpreendente pra mim, ficou delicioso, bem úmido, com casquinha quebradiça. Estava com saudade de usar o forno…

Ingredientes:
250 g de chocolate meio amargo
250 g (1 xícara e 1/4) de manteiga
7 ovos
3 e 1/2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal
1/4 de xícara de café preparado forte
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de nozes picadas (usei avelãs)

Aqueça o forno em temperatura média. Unte e forre com papel-manteiga uma forma de 35 x 23 cm. Derreta o chocolate junto com a manteiga em banho-maria, mexendo às vezes, até ficar homogêneo. Reserve.
Numa tigela, junte os ovos, o açúcar e o sal e misture com uma colher até ficar homogêneo. Acrescente o chocolate derretido e o café e misture bem. Peneire a farinha de trigo sobre essa mistura e incorpore-a à massa.
Polvilhe o papel que forra a assadeira com metade das nozes. Despeje a massa e distribua as nozes restantes por cima. Leve ao forno por 40 minutos ou até a massa crescer ligeiramente e a superfície ficar crocante.

Fonte: Claudia Cozinha Especial Bolos e Pães.

Anúncios

16 comentários sobre “Brownie de Café com Avelãs

  1. Este brownie ficou do jeito que eu gosto, Lu! E você até substituiu as nozes por avelãs, perfeito! Você estava com saudade de usar o forno e a gente está com saudades das suas receitas…Volta logo! :o) Beijos, amiga!

  2. Apesar de achar que já está perfeito assim, talvez fique bom com castanha de caju também. Estávamos com saudades das suas rceitas requintadas e deliciosas. Bjs.

  3. <>Laurinha<>, beijos!<>Verena<>, estou providenciando agora mesmo! 🙂<>Cinara<>, eu lembrei de você na hora, imaginei que seria uma substituição ótima pra você, rs.<>Karen<>, o pior é que rende tanto, e aqui só dois, a equação é engordar! rsEu também, <>Silvinha<>!Puxa, que elogio, <>Geórgia<>, obrigada!Não é, <>Pat<>?<>Nina<>, combinou sim, mas fiquei na dúvida se outra nut não seria melhor…<>Marizé<>, sou da turma do salgado, mas quando dá vontade de doce… rsBeijocas!

  4. Eu também, <>Bia<>! Aliás, adoro café, rs.Beijinho, <>Lu<>!<>Val<>, gostei do resultado e vou experimentar fazer um bem tradicional, que nunca fiz. 🙂

  5. Luna, eu repeti a receita e meu brownie cresceu tanto que foi se suicidando pela beira da forma até o fundo do forno. Ainda não provei, mas da próxima vez colocarei numa forma maior que a recomendada. Bjins

    • Oi, Carla! Nossa, que pena que aconteceu isso com seu brownie! Será que o seu forno não estava muito quente? Beijinho!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s