Frango à Jardineira com Leite de Coco


Essa receita estava na embalagem de uma garrafinha de leite de coco que comprei e fiquei curiosa com o resultado. Hoje minha mãe, uma tia e meus irmãos vieram almoçar com a gente e resolvi arriscar, apesar da receita ser muito resumida (no site ela é um pouco mais detalhada). Modifiquei um pouco do original quando chegou no creme, não confiei que o queijo fosse derreter apenas com o leite quente, preferi gratinar antes de servir, mesmo tendo creme de leite. Todos amaram, vou fazer outras vezes, com certeza. É uma receita calórica, daquelas que você fica preocupado apenas em ser feliz, mas usando menos queijo, adaptando alguma coisa aqui e ali, dá para amenizar. E mais: há a opção de fazer apenas a parte do frango, fica bem colorida e saborosa do mesmo jeito.

Ingredientes:
Frango:
1 kg de frango cortado em cubos
Tomate, cebola, coentro e pimentão a gosto
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 xícara (chá) de leite
200 ml de leite de coco
1 cenoura grande picada e cozida
1 chuchu grande picado e cozido
1 xícara (chá) de vagem picada e cozida
1 lata de milho verde
2 colheres (sopa) de amido de milho

Creme:
200 ml de leite de coco
2 latas de creme de leite com soro
Sal a gosto
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de cebola ralada
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
400 g de queijo mozarela (usei menos)

Tempere o frango a gosto (usei apenas sal, pimenta e alho), depois frite-o no óleo quente. Junte tomate, cebola, coentro e pimentão a gosto e o extrato de tomate. Misture bem e adicione o leite de coco, deixando cozinhar por cerca de 20 minutos. Junte o amido de milho diluído no leite e deixe no fogo até engrossar, mexendo sempre. Retire do fogo e adicione a cenoura, o chuchu, a vagem e o milho. Reserve.
Para o creme, aqueça a manteiga com a cebola e junte a farinha de trigo, mexendo bem. Vá adicionando o leite e o leite de coco e deixe ferver e engrossar esse molho branco. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
Unte um refratário grande, espalhe metade do creme e distribua o frango com os legumes. Cubra tudo com o restante do creme e espalhe o queijo por cima. Leve ao forno alto por alguns minutos só para derreter o queijo.

Fonte: Receitas Sococo.

Veja essa receita preparada no 7º Inter-Blogs do DCPV.

22 comentários sobre “Frango à Jardineira com Leite de Coco

  1. <>Paula<>, fica bem gostosa sim, pode fazer. 🙂<>Marizé<>, eu pensei o mesmo quando vi, rs. 🙂<>Eliana<>, acredita que pensei em você fazendo essa receita? Pensei que parecia muito com as coisas que você faz. 🙂<>Pipoka<>, pena que a foto não ajuda pois só mostra o creme, mas fica bem colorido por baixo. 🙂<>Silvinha<>, essa você vai gostar. 🙂<>Anette<>, obrigada. 🙂

  2. Bela receita ! Eu gosto muito desta mistura meio asiática ! E sendo um pouco chato, daria pra você mudar o estado do meu blog pois sou de SP e não do RJ ( se bem que eu não escrevi isto em lugar nenhum. Já estou corrigindo !) Obrigado !

  3. <>Lu<>, obrigada! 🙂<>Amehlia<>, que bom que gostou, vou já visitar a sua! 🙂<>Eduardo<>, desculpe a confusão, mas é que na descrição do teu blog tem uma foto de uma bela praia e você conta que sua filha se mudou para São Paulo, eu imaginei que você morasse no Rio! Eu coloco o local de onde a pessoa posta, você mora no litoral de São Paulo? 🙂

  4. Luna, eu moro em Ferraz de Vasconcelos, grande SP a uns 45 km de São Paulo. As fotos são de viagens. E não foi uma critica, foi somente um pedido já realizado. Muito obrigado !

  5. Não é, <>Agdá<>? 🙂Sim, <>Pat<>, acho que nunca tinha usado leite de coco em nada salgado, geralmente se usa em peixe e eu quase nunca faço peixe. 🙂<>Eduardo<>, será que eu fui antipática no comentário? Se eu fui, desculpa, tá? Você tinha todo direito de reclamar, viu? Geralmente quando não sei de onde é o blog eu coloco SP (98% dos blogueiros de comida/bebida são daí), mas acabei concluindo errado o seu caso. Abração!

  6. humm deve sr uma delicia, ams permite sim varias alterações pra ficar menos engordativa, né?imagine se tirasse o leite de coco(oq vai pra temperar) e coloca-se um pouco de água de coco, e depois tirasse o creme de liete do molho…ah já seriam muitas calorias a menos…enfim…enviciones minhas aprte o frango está lindo e super apetitoso Luna!!

  7. Luna, você não foi mal educada, não. Pelo contrário, você foi bastante simpática. Estando tudo certo, vamos continuar vendo os blogs de todos e fazendo as receitas.

  8. <>Geórgia<>, como eu disse, dá pra fazer só a primeira parte da receita, ou então diminuir a quantidade de creme de leite. 🙂<>Laila<>, exatamente, dá pra ficar bem mais light. É que às vezes é bom também fazer algo mais calórico pra aquecer a alma, rs.Se é, <>Alessander<>, rs.<>Val<>, eu também, mas é um ingrediente que as pessoas usam pouco, né?<>Eduardo<>, ufa! É que tantas vezes sou mal-interpretada, sem falar que sendo de outra região as maneiras de falar divergem!Abraços a todos!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

