Madeleines de Mel e Limão


Essas conchinhas da Akemi foram feitas no mesmo dia dos Muffins de Pêras, mas como todos estavam já cheios enquanto elas assavam, sobraram várias pro meu café-da-manhã. O limão fica bem marcante, ótimo pra quem gosta de um azedinho. O último irei comer agora, depois de tanto bater cabeça com esse novo template, que eu espero que esteja funcionando para todos. Ainda tem uma ou outra coisa pra arrumar, mas no geral é pra estar apresentável. Qualquer coisa estranha, por favor me avisem.

Ingredientes:
100 g de manteiga sem sal
100 g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
2 ovos médios
60 g de açúcar
30 g de mel
2 colheres (sopa) de suco de limão (usei siciliano)
uma pitada de raspas de limão (opcional)

Unte bem as forminhas de madeleines com manteiga sem sal e polvilhe farinha de trigo. Bata bem o excesso e reserve. Peneire a farinha de trigo com o fermento.
Numa tigela, bata os ovos com o açúcar com a ajuda de um batedor de claras. Junte o suco de limão, as raspas e a farinha peneirada. Misture só o suficiente para incorporar a farinha.
Derreta a manteiga junto com o mel em banho-maria ou por alguns segundos no microondas. Despeje a manteiga na massa e misture bem.
Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora. Distribua a massa nas forminhas. Não é preciso nivelar a superficie da massa pois ela vai se espalhar na fôrma enquanto assa. Leve para assar em forno preaquecido a 180° por cerca de 20 minutos. Rende 12 conchinhas.

Fonte: Pecado da Gula.

Anúncios

22 comentários sobre “Madeleines de Mel e Limão

  1. que lindas as madeleines! e sei q posso ser repetitiva entao, valeu a pena a dor de cabeça pq esta lindo!olha percebi uma coisa, nao sei se é proposital, ma snessa receita há uma borda enqto q nas outras não…é isso! bjos

  2. Obrigada, <>Laila<>! É proposital sim, é uma bordinha pra separar a receita do resto do texto. As outras não têm porque são de antes de eu mudar o template. 🙂<>Vitor<>, você ainda as terá, querido, quem sabe você não ganha nesses amigos secretos da vida, hehehe.Roupa nova, cabeça pesando, rs. Não ficou perfeito mas dá pra quebrar um galho.Beijinhos!!!

  3. Luna, a nova imagem do blog está linda, linda, linda!!!Sabe você leu meus pensamentos, depois de muito tempo procurando umas formas de madalenas, finalmente na semana passada encontrei, esta sua receita vêm a calhar.Beijoquitas

  4. As Madeleines estão lindas, nunca fiz porque não tenho as forminhas necessárias mas adoro. E esse sabor azedinho do limão é mesmo ao meu gosto! A nova imagem do blog está linda, e eu sinceramente gosto da “moldura” em volta da receita.Bjs

  5. <>Witchie<>, que bom que está funcionando pra você agora, estava incomodada em saber que algumas pessoas não visualizavam direito o blog. 🙂<>Filipa<>, obrigada! 🙂Ô, <>Marizé<>, que bom que você gostou, fiz tudo um pouco de improviso, mas acho que ficou bacana. As formas de madalenas são mesmo difíceis em toda parte!<>Laila<>, querida, não precisa se desculpar não, foi até melhor pois eu mudei de outras receitas pra ficar padronizado. 🙂<>Joaninha<>, sei que a gente quando quer fazer pensa que tem que ser nas forminhas, mas pode ser em outro formato também, você já viu umas forminhas de barquetes? Acho que ficaria legal.Beijinhos!

  6. Obrigada, <>Carlinha<>! 🙂Que massa, <>Alessander<>! Esse livro pra mim foi um desafio pois ele é muito bom filosoficamente mas não gostei dele enquanto literatura. Mas não vou falar muito pra não estragar sua leitura.Beijos!

  7. <>Giovana<>, as formas dão um charme a mais, mas dá pra fazer em outras forminhas também, viu? 🙂Que legal, <>Bia<>! Ainda bem, acho que agora não vai mais dar problema na visualização. 🙂<>Eliana<>, faça sim pro seu querubim. 🙂<>Patricia<>, eu acredito, nesse mundo dos blogs acontecem coincidências o tempo todo, é incrível! 🙂

  8. <>Valentina<>, graças às suas forminhas, adoro!<>Akemi<>, se você visse a lista de coisas que tenho aqui só do seu blog por fazer, rs.Beijos!!!

  9. Amo madeleines… são de fácil preparo e num instante assam né, este saborzinho do limão que você descreve me deixou com água na boca, acho que vou fazer logo aqui… minhas formas estão esquecidas no armário!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s