Forminhas de Batatas


Esse é um acompanhamento que faz sucesso, já o fiz várias vezes. Não há como escapar: as pessoas amam batatas e essa receitinha é uma forma de deixá-las ainda mais gostosas. Elas murcham um pouquinho ao sair do forno, mas o sabor e a textura comandam e compensam no final.

Ingredientes:
600 g de batatas
1 colher (sopa) de margarina
Sal a gosto
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho
1/2 xícara de leite
2 gemas
2 claras batidas em neve
100 g de mozarela em cubinhos (melhor ainda se for de búfala)
Margarina para untar
Farinha de rosca para polvilhar

Cozinhe as batatas e passe-as, ainda quentes, pelo espremedor. Misture a margarina, o sal e metade do queijo ralado ao purê. Reserve. Dissolva o amido de milho no leite, junte as gemas e acrescente ao purê reservado. Por último, incorpore as claras em neve.
Distribua metade da massa em forminhas untadas com margarina e polvilhadas com farinha de rosca (usei forminhas de muffins, rende 12 unidades). Recheie com cubinhos de mozarela e cubra com o restante da massa. Salpique o restante do queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido (médio-alto) por, aproximadamente 30 minutos ou até que fiquem douradas.

Fonte: Revista Receita Minuto nº 33.

16 comentários sobre “Forminhas de Batatas

  1. Adorei essa receita de batatas. vou comprar as forminhas e experimentar.Oi Luciana!É uma grande satisfação conhecer seu blog!Meu nome é Cristina. Adoro cozinhar, aprender novas receitas e compartilhar. Coleciono livros e receitas culinárias.Se você quer trocar idéias e novas experiências sobre culinária, e ainda desfrutar de uma boa amizade,visite meu blog http://mixdesabores.blogspot.com. Atualizo quase que diariamente com receitas, fotos e variedades.Fico imensamente agradecida se você me incluir na sua lista de blog´s, para me ajudar na divulgação.O endereço é: http://mixdesabores.blogspot.comSeja bem vinda! Muito Obrigada!Com carinho, Cris.

  2. <>Cris<>, já salvei seu endereço, depois passo pra minha lista do blog, certo? Depois vou te visitar com mais calma. 🙂<>Silvinha<>, essa receita é sua cara! Pode usar forminhas de empadas ou algo assim, dá no mesmo. 😛Ô, <>Elvira<>, obrigada, linda! Assim você me emociona… 🙂<>Marizé<>, que bom, é uma receita simples mas fica muito bom. 🙂<>Patricia<>, tanta gente me pede essa receita que eu resolvi postar no blog, rs.Beijinhos!!!

  3. Hummm, que delícia! Estas receitas aqui são todas maravilhosas..Fiquei com água na boca! Agora é só testar.. Depois te conto o resultado… Beijos Magabi

  4. Também adorei. Ah Luna, desculpe o sumiço, eu fui viajar! Pais e sogros moram fora. Desejo a vocês um ótimo 2008! Que receita deliciosa… Bjs!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

