Muffins de Mel-de-Caju e Castanhas

Apesar de levarem o nome de muffins, essa massa é feita à maneira de bolo, mas no final eles ficam tão com cara de muffins que achei melhor deixar assim mesmo. A receita original é feita com maple syrup e pecãs, mas resolvi tentar com Mel de Caju e castanhas-de-caju, ou seja, acho que vale fazer com outros tipos de mel e nuts. Quem me apresentou ao mel de caju foi a Socorro, mas a Neide também já comentou sobre esse produto, do qual gostei muito, tanto que ainda joguei por cima dos muffins depois de prontos. A essa massa ainda pode ser acrescentada uma pitada de gengibre e outra de noz-moscada, e acredito que fique interessante assá-la em uma forma de bolo inglês como bolo único.

Ingredientes:
150 g de castanhas de caju tostadas e picadas grosseiramente
300 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Uma pitada de sal
1/4 de colher (chá) de canela em pó
115 g de açúcar
50 g de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de mel-de-caju
150 g de manteiga
3 ovos
300 ml de buttermilk (usei coalhada misturada com leite)
Castanhas ao meio para decorar

Preaqueça o forno em 180°. Prepare 20 forminhas de muffin. Peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela. Reserve. Numa tigela grande, junte os açúcares, o mel e a manteiga. Bata-os na batedeira até ficar leve e fofo. Junte os ovos, um por vez, incorporando bem a cada adição. Acrescente a metade do buttermilk e a metade dos ingredientes secos, misturando bem. Repita o processo com o restante do buttermilk e o restante dos ingredientes secos. Incorpore as castanhas à massa. Preencha 2/3 das forminhas com a massa e distribua por cima metades de castanha em cada muffin. Asse-os por 20-25 minutos ou até crescerem e ficarem dourados. Deixe-os descansar por 5 minutos antes de desenformar. Deixe-os esfriar numa grelha.

Fonte: Afternoon Tea – Molly Perham.

Anúncios

41 comentários sobre “Muffins de Mel-de-Caju e Castanhas

  1. Luna, está tentadora esta foto, e castanha nem se fala né?! Acho que vou comer bastante coisas da terrinha este final de ano…não vejo a hora :)!!! Abraço.

  2. Laila, talvez não seja difícil encontrar, aqui só vende em mercados regionais. 🙂

    Carlinhos, provavelmente sim, quem sabe ele não se popularize? 🙂

    Flor, o muffin é simples, mas o melzinho por cima com o crocante da castanha deu um toque especial. 🙂

    Obrigada, Lu.

    Heidi, ainda bem que nessa época as nuts aparecem em todo canto, né? 🙂

    Pois é, Pat, você notou que eu exagerei um pouco? hehehe

    Obrigada, Silvinha e Elvira!

    Lílian, põe adaptação nisso, rs.

    Brisa, pede sim, é bom!

    Socorro, adorei mesmo, valeu pela dica e agora sabendo que é rico em ferro, melhor ainda! 🙂

    Beijocas!!!

  3. hummm adoro tudo que vai caju. odeio tudo que vai mel rss olha, é dificil organizar uma festa daquelas. mas o planejamento é essencial. o café foi na segunda feira, e já no sábado fiz algumas coisas, como as lembrancinhas e os copinhos de romeu e julieta. no domingo fiz os cheesecakes (fiz 2). ainda no domingo preparei a carne pro empadão (fiz 2 empadões -o frango ja estava descongelado). o resto fiz tudo durante a tarde de segunda, correndo muito! tive ajuda da minha irmã para fazer os waffles… pq é muuuito demorado. e o marido ajudou a arrumar a mesa e separar os pratos e talheres! ufa!

  4. Sinto até orgulho de ver você sempre utilizando nossas maravilhas regionais. Vou fazer esses muffins nas férias na casa de praia. Pois estamos sempre lotados e todos adoram as delícias da net. Bjs.

  5. Ei, Luna! Comprei esta semana uma forminhas de siclicone para fazer todo e qualquer tipo de bolinhos…acho que vou tentar fazer esta receita….o único problema será encontrar o mel de caju.Beijos

  6. mel de caju parece ser algo tão exótico e delicioso! será que só encontra pelas bandas daí? eu quero experimentar!acho que todos resolveram fazer muffins por esses dias, até eu! =)beeijo!

  7. Luna eu não conheço esse mel de cajú fiquei bastante curiosa vou procurar aqui se encontrar te falo. Está um luxo esse muffin amiga!Olha muito, muito obrigada pelo preseente que me enviou eu fique imensamente feliz, não tenho palavra para agradecer tamanho carinho viu?!

  8. Bia, com maple syrup deve ficar bom também, né? 🙂

    Janna, mas vai que o mel de caju você goste! rs Menina, realmente essas coisas dão trabalho, uma vez inventei de fazer algo assim, quase fico louca, rs.

    Que bom, Geórgia! Tem tanta coisa local que a gente nem usa, não é mesmo? 🙂

  9. E a primeira vez que visito seu blog e adorei , voce tem cada receita boa, que estou aqui babando. Amei esse muffin,tenho que provar esta delicia.

  10. Mari, no menu superior do blog clica em bolinhos e muffins que você verá outras opções. Mas se você quiser fazer essa, tenta com mel comum mesmo, ou melado de cana, vai ficar bom, com certeza. 🙂

    Gi, eu não sei se só tem aqui, mas estou gostando muito, principalmente agora que descobri que é rico em ferro. Acho que vou ter que mandar várias garrafinhas pro Sul, rs.

    Lica, vai que tem nos mercados, né? Vou perguntar pro meu pai, que mora aí. Quanto ao presente, imagina, foi só uma lembrancinha. 😉

    Dani, eu adoro maple syrup, até compro uma garrafinha cara, mas não é todo mundo que gosta, não sei porquê!

    Drica, já estou te visitando, mas como não estou no meu pc, vou ter que voltar depois com calma pra salvar teu endereço, ok? Obrigada pela visita! 🙂

    Pena que não tem mais, Sara! 😉

    Fico feliz que tenha gostado, Sylvia! Visitei seu blog, suas fotos são lindas. Depois vou voltar com calma pra salvar seu endereço. 🙂

    Alessander, vou já passar no seu também, rs.

    Puxa, Julia, obrigada, querida!

    Beijos a todos! Feliz Natal!!!

  11. Luna, vim pra te desejar Feliz Natal e um Ano Novo repleto de felicidades!! Que seja momentos de alegria e paz junto de sua família e seus amigos!! =)e que 2008, seja melhor ainda!!um beijão!

  12. Luna, Vim desejar-lhe um Feliz Natal e um 2008, recheado de coisas boas (saúde, amor, paz e outros “ingredientes” para fazer vc feliz)bjs

  13. Passei aqui para desejar um Natal repleto de paz, amor e compreensão para todos os que por aqui passarem e em especial para ti.Que possas continuar a receber do aniversariante a luz que tem iluminado teus caminhos.

  14. Carlinha, obrigada pela mensagem! 🙂

    Val, depois quero te mandar um vidrinho desse mel. Bjs!

    Simples, espero que encontre, é bem gostosinho. 🙂

    Gi, muito obrigada! Beijo bem grande em ti!

    Bia, beijão!!!

    Pipoka, muito obrigada! Desejo o mesmo pra ti!

    Carlinhos, obrigada pela sua energia boa que eu senti daqui.

    Feliz Ano Novo a todos!!!

  15. Fiquei encantada com a receita do “Muffin”,mas gostaria que me esclarecesse o que é, exatamente, “buttermilk”. Muito obrigada, Dê

  16. Luna! Tudo bem?Adorei saber do mel de caju. pena que nunca vi aqui, em São Paulo. Por acaso vc sabe se tem?falando em ingredientes diferentes, vc conhece óleo de coco? Já usou? me conte!!!Beijinhos, e parabéns!Otavia

  17. Otávia, perdão pela demora em responder. Olha, não sei se tem em São Paulo, vou pedir pro meu pai se informar, ele mora aí.
    Quanto ao óleo de coco, nunca vi, é legal? Fiquei curiosa!! 🙂
    Beijos!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s