Potinhos de Chocolate Quente [Nigella’s Choco-Hoto-Pots]


Essa foi a sobremesa de Natal aqui em casa. Deixei o preparado pronto na geladeira, já nos ramequins, e enquanto o jantar acontecia, eles assavam. Uma sobremesa gelada é bem mais prática, e acho que a maioria das pessoas preferem doces gelados, mas acho interessantes as sobremesas mornas pois elas não chocam com a comida que você acabou de comer. Acho que o único porém é que elas dão uma sensação de conforto que pode beirar o sono, ao contrário das geladas, que “despertam”. Mesmo assim, foi aprovada: simples e deliciosa.
Vi essa receita no You Tube, e pra ter certeza das quantidades, segui a descrição por este blog. Deixo aqui o vídeo pra quem quiser ver o preparo.

Ingredientes:
3/4 de xícara de gotas de chocolate meio amargo (ou chocolate picado)
100 g de manteiga
2 ovos grandes
3/4 de xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara de gotas de chocolate (essa parte vi no blog, mas não vejo a Nigella no vídeo acrescentando as gotas)

Unte de 4 a 6 ramequins (dependendo do tamanho e da quantidade desejada) com manteiga e reserve. Misture o chocolate e a manteiga e derreta-os em banho-maria ou no microondas. Deixe esfriar. Enquanto esfria, aqueça o forno em 200°. Numa outra tigela, bata os ovos com o açúcar e misture com a farinha de trigo. Incorpore a mistura de chocolate já fria e se quiser incorpore também as gotas. Distribua a mistura nos ramequins reservados, coloque-os em uma assadeira e leve-os ao forno por cerca de 20 minutos: o topo deve ficar quebradiço e por dentro deve ficar viscoso. Deixe esfriar um pouco e sirva-os morninhos.

Fonte: Nigella ChocoPots no You Tube.

Anúncios

21 comentários sobre “Potinhos de Chocolate Quente [Nigella’s Choco-Hoto-Pots]

  1. Estou ensaiando a receita há séculos! Vi no GNT, depois no youtube e nada…. de sair! hehehAté comprei os ramequins… tirando o fato que comprei de tamanho errado, mas tudo bem, hehehe

  2. <>Risonha<>, acho que todo mundo gostou, pelo menos disseram que sim, rs. 🙂Vocês iam gostar, <>Carlinha<> e <>Silvinha<>! 🙂<>Nina<>, obrigada pelo elogio! 🙂<>Laurinha<>, obrigada! 🙂Sempre é, <>Carla<>! 😉<>Vitor<>, faça, querido! É bem legal! Eu fiz duas receitas e cada uma num tamanho diferente de ramequim, não deixe de fazer por isso, rs. Os ideais são os pequenos, já que as pessoas não conseguem comer muito chocolate.Beijos a todos, FELIZ ANO NOVO!

  3. Ei lu(posso te chamar de lu?).Tem pouco tempo que descobri seu blog e já posso dizer que ele é muito bacana.Aqui tem cada receitinha…tudo de bom!!!Quanto aos potinhos de chocolate,por sorte eu assisti na gnt a algum tempo.Não fiz ainda porque estou de dieta.Um bjo e feliz 2008!!

  4. Grande receita. Também tinha visto na TV mas a Nigella repete zilhões de vezes no GNT e quando você quer ver, nada!Feliz 2008 e desejamos grandes receitas e fotos ( e degustações, é claro!). Estamos precisando de blogs nacionais pro nossos encontros, você não se habilita ?

  5. Pode sim, <>Lu<>! 🙂 Obrigada pela visita! Dieta agora só no ano que vem, rs.<>Dani<>, o meu marido também adora doces e gostou muito deste chocopot. Olha, um ano novo maravilhoso pra você também, viu?<>Lílian<>, sou chique nada, menina! Se você tivesse visto minha mesa de natal veria como sou simples! Essa luzinha aí é uma vela, daquelas que ficam dentro de um suporte. 😉Ô, <>Marizé<>, obrigada, querida, desejo o mesmo pra ti, você é um doce! 🙂<>Karen<>, nunca a vi na TV porque não tenho o canal em que o programa dela passa, só vejo coisas no You Tube mesmo. Nem sei como cheguei a essa receita, mas pareceu tão simples e gostosa…! 🙂<>Eduardo<>, obrigada pelos votos, um grande ano pra ti também, querido! Olha, a idéia é te enviar “um menu-desafio” com as receitas, pelo que entendi? Posso tentar, com certeza! 🙂Um grande beijo! FELIZ ANO NOVO!

  6. Luna, a idéia é exatamente esta. Não é bem um desafio, mas sim uma satisfação pois o resultado será degustado por nós da melhor maneira possível.Dê uma olhada em como ficou o Menu Angolano do Migas com Gindungo lá no nosso blog, o da Cachaça pro Vinho e veja como poderá ficar o teu menu.Um feliz 2008 e que, tenhamos um menu do Quiche lá no DCPV.Abs. Eduardo Luz.

  7. Adorei Luna, parece um petit gateau mais simplificado e não precisa desenformar de tão cremoso. Era esta receita que eu estava procurando. Adoro sobremesas mornas, mas também vai muito bem uma bola de sorvete de creme em cima!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s