Bolo de Laranja da Vó da Bia


Minha irmã é louca por bolos, de todos os tipos e a qualquer hora, mas sei que ela adora um bolinho macio e simples, pra comer no café-da-manhã. Foi por isso que preparei esse pro dia do aniversário dela e ela gostou demais (aliás, a foto do pedaço foi ela que tirou). Desculpa à Bia ter roubado mais uma receita dela, mas não pude evitar. O bolo é muito fofo e o fato de não levar manteiga não tira em nada seu sabor e textura e a cobertura aqui é apenas uma sugestão.

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de fécula de batata
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de fermento
5 ovos

Peneire juntos a farinha de trigo, a fécula de batata e o fermento. Reserve. Bata as claras em neve e reserve. Numa outra vasilha, bata as gemas com o açúcar até ficar um creme claro. Vá juntando o suco de laranja alternando com a mistura de ingredientes secos – isso tudo pode ser feito na batedeira. Agora incorpore as claras com uma espátula delicadamente. Despeje numa forma bem untada e polvilhada com farinha de trigo ou forrada com papel manteiga no fundo para facilitar desenformar (a massa é volumosa, eu usei duas formas redondas, uma grande e uma pequena). Assar a 170°C durante 40 minutos (ou até passar no teste do palito). Desenformar e deixar esfriar sobre uma grade.

Cobertura:
Leve ao fogo, como se fosse fazer um brigadeiro: 1/2 lata de leite condensado, raspas de laranja a gosto, 1 colher (sobremesa) de manteiga e 1/4 xícara (chá) de leite, até dar o ponto desejado.

Fonte: L’amour dans l’assiette.

Anúncios

13 comentários sobre “Bolo de Laranja da Vó da Bia

  1. Que legal, o bolinho da minha vo aqui ! Que bom que vcs gostaram, este bolo esta mais para um pao de lo nao é ? Gostei da sugestao para cobrir o bolo, e parabens para sua irma ! Eu fiz o seu muffin de caju, vou postar logo logo, uma delicia ! beijinhos

  2. <>Val<>, ela adora que eu faça bolinhos e muffins pra ela e o bom é que ela pode, é bem magrinha!!!<>Bia<>, tem certas receitas que todo mundo resolve fazer, né? Essa é uma delas, e é tão simples… Pelo que vi é uma espécie de pão de ló mesmo, fica muito bom! Ah, quero ver seu muffin, oba! 🙂

  3. Eu adoro, eu!!! Adoro muffins e bolos e doces que a Lua faz pra mim! hehehehehEsse aí tava uma delícia!! Só a foto q não ficou à altura das fotos do Ricardo, né… rsObrigada Luazinha do meu coração!bjs

  4. Lu, mais uma receita nota 10!Simplesmente delicioso!Lembrei dos bolos caseiros que a minha avó fazia para os netos. É um retorno mesmo à infância!Bjinhos!

  5. Amei seu blog e esta receita…eu e meu pai somos viciados em bolo de laranja, esta é mais uma receita que vou fazer com certeza, ainda mais sabendo que é receita de família…hummmm…que delícia!Beijos

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s