Barrinhas de Butterscotch e Chocolate


Não me dou muito bem com esse tipo de receita: geralmente a aparência não fica muito boa, alguma coisa dá errado, mas eu insisto porque sei que certas coisas só vêm com a experiência. O que mais gostei nestas barrinhas foi a camada de butterscotch, que é uma espécie de caramelo. Ficou bem gostosa com as castanhas. Mas a base ficou muito quebradiça, não sei se assou demais ou de menos, mas tem sabor de biscoito de chocolate. No geral, gostei, é bem gostoso, mas não fiquei totalmente satisfeita.

Ingredientes:
Base de chocolate:
225 g (2 xícaras) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
115 g (1/2 xícara) de manteiga sem sal em cubos
50 g (1/4 de xícara) de açúcar mascavo
150 g de chocolate meio-amargo derretido
2 colheres (sopa) de amêndoas moídas

Camada de Butterscotch:
175 g (3/4 de xícara) de manteiga sem sal
115 g (1/2 xícara cheia) de açúcar
2 colheres (sopa) de glucose de milho (mel Karo)
3/4 de xícara de leite condensado
150 g (1 e 1/4 de xícara) de avelãs inteiras tostadas (usei castanhas-de-caju)

Cobertura:
225 g de chocolate meio-amargo

Preaqueça o forno em 160°. Unte uma assadeira de 30 x 20 cm. Numa tigela grande, peneire juntos a farinha de trigo e o fermento. Junte a manteiga e misture com a ponta dos dedos, fazendo uma espécie de farofa grossa. Incorpore o açúcar à essa mistura. Acrescente o chocolate e as amêndoas, misturando com as mãos até formar uma massa homogênea e lisa. Pressione essa mistura na superfície da assadeira untada de modo que fique nivelada. Faça vários furos com um garfo sobre a massa e leve pra assar por cerca de 25-30 minutos. Deixe esfriar na assadeira.
Para a camada de butterscotch, junte a manteiga, o açúcar, a glucose de milho e o leite condensado numa panelinha. Leve ao fogo médio e mexa até a manteiga e o açúcar derreterem. Deixe ferver e mexa ocasionalmente, até que fique dourado. Acrescente as avelãs e misture bem. Despeje por sobre a base de chocolate, de modo que fique nivelada e deixe descansar.
Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas e despeje sobre a camada de butterscotch. A receita não pede, mas talvez seja indicado temperar o chocolate antes de usá-lo como cobertura. Deixe descansar (ou esfriar) antes de cortar em barrinhas.

Fonte: Afternoon Tea – Molly Perham.

35 comentários sobre “Barrinhas de Butterscotch e Chocolate

  1. Eu também tenho o mesmo problema com este tipo de receitas, a consistência nunca fica como deveria. De qualquer forma, a sua barrinha está uma tentação.bjs

  2. <>Laila<>, barrinhas de limão são ótimas mesmo. 🙂<>Laurinha<>, fique à vontade e tire um pedacinho virtual, rs.<>Alessander<>, fica bom, mas dá um pouquinho de trabalho pra fazer… 🙂<>Pipoka<>, não tenho jeito com coisas que tenham “ponto”, geralmente só fazendo várias vezes a pessoa acerta. Eu faço mais por curiosidade e teimosia, rs.<>Carlinha<>, não estou conseguindo postar porque minha cozinha vive em caos por conta de uma pequena reforma aqui em casa. 🙂<>Nina<>, não sei como darei conta de tanto doce, preciso fazer meia receita das coisas, rs.Obrigada, <>Nysa<>!! 🙂<>Anônimo<>, como toda coisa muito doce pode ser enjoativo sim.<>Fabrícia<>, imagino que pra quem tem filhos é legal de fazer. 🙂<>Marizé<>, obrigada, querida!Beijos!!!

  3. Luna, eu também não sou muito fã de doces mas achei bastante interessante, especialmente pra crianças. E cite-se que não gosto muito até pela inabilidade de fazê-los corretamente !

  4. amor, queria dar notícia de forma original. acho que aparecer por aqui, ficar com água na boca e enviar um beijo adocicado foi o caminho mais criativo 😉que saudade imensa de todos!LR

  5. Este doce está com uma cara de ser super doce, não, amiga? Mas deve ser justamente para comer aos bocadinhos… Ficou lindão, viu? ;o)Beijinhos, amiga!

  6. <>Eduardo<>, eu acho mesmo que crianças iriam adorar, mas aqui no Ceará o paladar do povo pra doce é em geral voltado mais pro doce bem doce mesmo! 🙂<>Karla<>, pode tirar um pedacinho, rs.<>Pat<>, eu ainda quero achar uma barrinha perfeita! rs<>Mari<>, beijoca!<>Lequinho<>, querido, todos nós aqui também morrendo de saudades já! Cuidado com a cidade de Campinas, vai acabar virando blogueiro de culinária também! rs<>Lu<>, querida, obrigada.<>Ci<>, adivinha quem adorou? hehehe.<>Dinha<>, bondade sua dizer que está com boa aparência, rs. Beijoca!Beijinho a todos! 🙂

  7. olha aqui, são 17h30 da tarde de domingo, estou de plantão, lembrei de vc e passei aqui. fiz mal. não passou a saudade e agora eu quero 1,5 mil coisas impossíveis. as fotos estão sensacionais, fala pro Ricardo.

  8. <>Val<>, você podia depois fazer um post sobre a diferença entre butterscotch, toffee e caramelo, eu iria adorar. 😉<>Amauri<>, querido, nem acredito você por aqui! Olha, ainda tenho que te compensar por aquela pizza mal-sucedida, hehehe. Falo pro Ric, sim, beijos!<>Mari<>, obrigada mais uma vez, que bom ter lembrado de mim, fiquei super feliz. 🙂<>Bia<>, o bolo é ótimo mesmo, espero que goste. 🙂<>Agdá<>, acho que é coisa de nordestino, né? Já notei que quanto mais perto dos pólos, mais o pessoal prefere amargo, rs.Beijocas a todos!

  9. Tá certíssima, e se não ficou satisfeica, que pra parece ótimo, tem mais é que continuar tentando, pois a repetição e persistencia nos leva a perfeição!!!Beijos!!!

  10. Muito linda essa barrinha, dá vontade deprovar mesmo! Seu pão de polvilho ficou igualmente apetitoso!Luna, parabéns pelo seu capricho e seu blog tão delicado e convidativo! Beijinhos!

  11. <>Goreti<>, é isso mesmo que acho, querida! 🙂<>Lu<>, eu estou mesmo sumida, mas vou levando como dá. Já fui lá no teu cantinho, mas depois não consegui mais achar… 😦<>Lica<>, fique à vontade, linda!<>Marcinha<>, não esqueça de mim, rs.<>Karina<>, adorei a surpresa e quero dizer que acho o seu blog fofo. 🙂Ô <>Cris<>, fico tão feliz com suas palavras! Obrigada mesmo, você é fofa!Beijocas!

  12. Ai, ai ai… dá vontade de morder, não faz isso comigo… eu não conhecia a receita do butterscotch, já fui lá conferir, que ótimo, agora posso pensar em fazer umas receitinhas que tinha guardada. Bjs!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

