Cheesecake com Caramelo Salgado


Quando vi as fotos deste cheesecake no Cream Puffs não resisti e quis logo fazê-los. Isso foi no ano passado, mas como o caramelo não ficou legal, deixei pra tentar outra vez. Agora tentei de novo e ficou muito bom, embora eu ache que o caramelo tenha ficado salgado além do ponto. Sim, o caramelo é salgado, mas ainda é um caramelo, então da próxima vez eu deixaria pra colocar a flor de sal apenas por cima, como um toque mais sutil. Fora isso, é uma ótima sobremesa.

Ingredientes:
CHEESECAKE
220 g de cream cheese, temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar
3 ovos, temperatura ambiente
1/2 xícara de sour cream*

CARAMELO
6 colheres (sopa) de glucose de milho
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/2 xícara de creme de leite integral fresco
Flor de Sal

Preaqueça o forno em 160°. Numa tigela grande, bata o cream cheese e o açúcar em velocidade média até ficar liso. Adicione os ovos, um por vez, depois adicione o sour cream, batendo a cada adição. Distribua a massa em 6 ramequins (os que usei têm 8 cm de diâmetro e 4,5 cm de altura).
Distribua os ramequins numa assadeira pequena e coloque-a no centro do forno. Adicione água quente na assadeira o suficiente para atingir a metade das laterais dos ramequins. Asse por 10 minutos, até que as bordas estejam firmes mas o centro esteja um tanto mole (deixei uns 15 minutos).
Desligue o forno e deixe os cheesecakes lá dentro por 1 hora. Leve os ramequins para esfriarem completamente numa grelha.
Enquanto esfriam, faça o caramelo.

Numa panela média, aqueça a glucose de milho. Jogue o açúcar por cima e cozinhe em fogo médio, sem correntes de ar por perto, até que um caramelo âmbar escuro se forme, cerca de 9 minutos (o meu deixei mais claro com medo de não acertar). Tire do fogo e jogue com cuidado a manteiga com uma colher de cabo grande. Junte o creme em fio fino com cuidado, mexendo, até ficar homogêneo. Transfira o caramelo para uma jarra que suporte calor e deixe esfriar. Adicione 3/4 de colher (chá) de flor de sal (numa próxima colocaria menos).
Distribua 1 e 1/2 colher (sopa) de caramelo sobre cada cheesecake, girando os ramequins para cobri-los totalmente. Se o caramelo ficar muito espesso, aqueça-o no microondas em intervalos de 10 segundos. Leve os cheesecakes para a geladeira até gelarem, pelo menos 3 horas. Na hora de servir salpique Flor de Sal. Pode ficar na geladeira por até 2 dias.

*Para o sour cream, espremi metade de um limão numa xícara e acrescentei creme de leite fresco até completar meia xícara. Deixei descansar por meia hora.

Fonte: Cream Puffs In Venice, que tirou do Food & Wine.

26 comentários sobre “Cheesecake com Caramelo Salgado

  1. As receitas da Ivonne são de matar, Luna… Tem um bolo de limão siciliano e laranja que ando doida pra fazer (imprimi a receita há quase 1 ano, acho…)Ah, se eu pudesse provar desse potinho! 🙂

  2. Luna, que contraste de sabores, não?Não provei, mas pela tua descrição, concordo com a segunda finalização sugerida, a flor de sal salpicada e não misturada ao caramelo, creio que fará um contraste mais leve.E menina aqui pra nós hein, a foto ficou um arraso….Beijos!!!

  3. será que o salgado fica bem? agora fiquei curiosa. talvez que tente, mas só com metade da receita. o caramelo ficou lindo… assim tudo doce, eu comia-te todas as tacinhas 🙂

  4. Gosto de usar o toque salgado no doce e o doce no salgado. acho que evidencia sabores. Já fiz trufa de chocolate 1/2 amargo recheado com caramelo e flor de sal.Sua foto está mostrando a bela textura que ficou o caramelo!bjo,Nina.

  5. <>Dani<>, ficou gostoso sim, pena que não o suficientemente doce, rs.<>Laurinha<>, obrigada! A foto deu trabalho: o caramelo não queria mostrar o cheesecake, hehehe. 🙂<>Laila<>, obrigada, querida! 🙂<>Fabrícia<>, pode tirar um pouquinho, rs. 😉<>Marizé<>, também achei legal quando vi, acho que na terceira vez vou acertar como quero, rs.Obrigada, <>Silvinha<>! Tô vendo que já voltou! 🙂<>Lu<>, obrigada, fofa, espero que continue te agradando. 🙂Pois é, <>Pat<>, tem uns blogs que faz tempo que não visito, inclusive o dela, não estou dando conta de tanto blog pra ler, rs. Esse bolo deve ser uma coisa, ave! 🙂Sim, <>Goreti<>, com certeza fica melhor só um pouquinho, lembro que da primeira vez que fiz nem cheguei a colocar o sal, pois o caramelo ficou estranho, mas o sabor ficou mais perto do que gosto. 🙂<>Nysa<>, se for tentar, coloque o sal só por cima ou diminua bastante a quantidade, acho que fica mais interessante. 🙂<>Nina<>, essa trufa que você descreveu deve ser uma coisa de matar de bom! 😉Meninas, obrigada! Beijos!

  6. Descobri o seu blog hoje, o nome chamou-me a atenção. Adoro macaxeira. Descobri-a há 4 anos quando visitei o Brasil, mais precisamente o Nordeste e posso dizer que foi a descoberta mais maravilhosa em termos culinários que fiz em toda a minha vida!

  7. luna, tava ontem atras de um doce e acabei indo pra cozinha as 9 da noite pra fazer teus muffins de laranja com gotas de chocolate. ficou booooooooom….! pouco tempo depois estava comendo ainda morninho! outra vantagem é que não sendo aquele bolo grande de fôrma anelar, não sobra nem fica envelhecido… continuo vindo aqui diariamente e testando tuas receitas, mesmo que nao escreva sempre. bjao!!!

  8. <>Mari<>, a textura do cheesecake ficou melhor da primeira vez que fiz, mas gostei mesmo assim. 🙂Beijinhos, querida <>Bia<>!<>Belita<>, também adoro macaxeira, mas sou suspeita, sendo nordestina! Você vêm muito pelo Brasil? 🙂Olá, <>Romaine<>! Que bom que gostou, depois volte pra me contar se gostou mesmo. 🙂<>Karla<>, foi mesmo? Que legal! Eu adoro muffins também, são tão práticos de fazer, né? Se fizer outra depois me conta também, adoro saber, viu? 😉Beijão a todos! Obrigada pela visita!

  9. <>Dinha<>, bom te ver aqui, linda! 🙂<>Belita<>, que bacana! 🙂<>Cris<>, eu também gosto muito do blog dela. As fotos são o máximo! 🙂<>Kerla<>, ultimamente as pessoas têm me chamado de magra e eu estou começando a acreditar, hehehe. Mas acho que é porque tenho comido pouco mesmo. 🙂Beijos!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

