Muffin de Queijo e Sementes


A Akemi preparou recentemente esses muffins e não sosseguei até fazê-los. A receita originalmente leva uma mistura de parmesão e cheddar. Como ia demorar muito até eu comprar cheddar, resolvi fazer com o queijo que eu tinha em casa e ficou divino. Recomendo muito, a textura na hora que sai do forno é parecida com scone e por dentro é muito macio. A combinação das sementes fica a gosto de cada um, eu acho: acrescentei a semente de linhaça pois dizem ser muito boa para a saúde, especialmente para as mulheres.

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de gergelim (usei do preto)
1 colher (sopa) de semente de linhaça
3 colheres (sopa) de semente de girassol
300 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
5 g de sal
100 g de queijo coalho ralado grosso
2 ovos grandes
250 ml de leite
125 g de manteiga derretida
1 colher (sopa) de gergelim para decorar

Unte e enfarinhe cerca de 12 forminhas de muffins (geralmente não uso forminhas de papel em muffins que levam queijo) e preaqueça o forno a 180°.
Torre levemente o gergelim e as sementes numa frigideira em fogo baixo. Deixe esfriarem. Peneire a farinha, o fermento e o sal numa tigela grande, junte as sementes já frias e junte o queijo.
Numa outra vasilha, bata os ovos com o leite e despeje sobre os ingredientes secos. Misture um pouco com um garfo e junte a manteiga. A massa deve ficar encaroçada, portanto não misture muito, só o suficiente para agregar os ingredientes. Distribua nas forminhas de muffins, salpique com gergelim e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até passar no teste do palito.

Fonte: Pecado da Gula.

Anúncios

65 comentários sobre “Muffin de Queijo e Sementes

  1. luna, ainda sobre as forminhas do post anterior… servir em ramequins fica mesmo charmoso, mas no post original das forminhas (o mais antigo) estão desenformados, e sairam tão lindos!!! eu quero tb! ahahahah! bjos

  2. <>Laurinha<>, pode confiar que fica bom mesmo, rs.<>Fabrícia<>, ficaram sim, adorei fazê-los e comê-los, rs.<>Silvinha<>, ultimamente a linhaça tem me perseguido e agora estou usando em tudo, hehehe.<>Akemi<>, querida, obrigada pela dica, adorei demais essa receita. Olha, vou mandar pra ti um pacotinho de linhaça, viu? 😉<>Migas<>, eles ficam bem pãozinhos mesmo e com tanta semente tem que fazer muito bem! 🙂<>Marizé<>, não pense muito, faça! 😉<>Nanda<>, o cheirinho é bom, mas a textura e o sabor vencem! 🙂<>Karlinha<>, querida, desculpe! Achei que você falava dos “potinhos de batata”, mas você falava das “forminhas de batata”, eu confundi! Você usou ramequins? Eu fiz as minhas em forminhas de muffin anti-aderente, será que foi isso? Nos ramequins é sempre mais difícil de desenformar. Elas ficam macias por dentro mas não é difícil de desenformar não, fica bem legal! Bj!Beijinho a todas!!!

  3. luna, fiz em forminhas de muffins tb, sendo que as minhas são de alumínio, untei e passei farinha de rosca. depois fiquei pensando… será que desenformei quente e por isso ainda estavam muito molinhos? da proxima vez vou caprichar mais na hora de untar, deixar um pouquinho mais no forno e deixar amornar antes de desenformar. depois te conto no que deu, bjos!

  4. Luna, ficaram lindos…e semente de linhaça é tudo de bom…pra mim que passei dos…mas vamos deixar pra lá né…Esse queijo de coalho deve ter feito uma diferença e tanto…gosto demais!!!!Beijos!!!

  5. Oi, Sou Ricardo Moura, da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE). Gostaria que você conhecesse nosso blog, o Agroblog Tropical (blog.cnpat.embrapa.br), voltado para a agricultura tropical. Se tiver alguma dica de receita com frutos e flores tropicais, pode nos enviar um e-mail (ricardo@cnpat.embrapa.br). Seu crédito será publicado. Desde já, agradeço a atenção.

  6. Luna, voce eh uma artista!! Que coisinha linda!!!!EU nunca tinha visto muffins salgados, mas ultimamente tenho visto bastante!!! Deve estar algo de delicioso!!!Agora uma pergunta tecnica, meio boba, como vc coloca essa marca registrada nas suas fotos?!Eh com algum programa especial? EU tentei fazer no Paint e nao consegui!! rsbjssss

  7. <>Fabi<>, eu já havia feito outra receita, mas não tinha dado muito certo. Essa no entanto, arrasou! 🙂<>Risonha<>, sementes são uma paixão do meu marido e ele está passando essa paixão pra mim, eu ainda prefiro em receitas, mas ele as come puras! 🙂<>Karla<>, fiquei aqui pensando o que poderia ter dado errado, talvez mais um pouco de forno mesmo, espero que dê certo, querida! 🙂<>Carla<>, bom você de volta, menina! Beijo!<>Goreti<>, ri muito das tuas reticências, rs. 🙂<>Agdá<>, algumas pessoas sugerem que se ingira a linhaça em pó para melhor absorção, deve ser por isso. 🙂<>Ju<>, me diz mesmo se você fez! Tomara que você goste tanto quanto eu! 🙂<>Ricardo<>, depois dou uma passadinha no seu blog. Obrigada pela visita. 🙂<>Pat<>, acabei de ver teus scones, fiquei louca para fazê-los! 🙂<>Giovanna<>, obrigada! Olha, essa marca eu fiz no Corel Draw e tenho ela salva como figura. A cada nova foto eu a colo por cima e dou alguns efeitos conforme as cores da foto em questão. Isso tudo faço no Photoshop. No Paint você poderá colocar apenas o nome do seu blog com as fontes disponíveis no seu pc. O Vitor do Prato Fundo me deu uma sugestão bem legal, é esse site onde você pode editar as fotos e colocar marca d’água:http://www.picnik.com/Beijinhos!!!

  8. Luna, ficaram lindos! Aqui em casa consumimos bastante linhaça. Aqui trituramos e essa farinha misturamos com a comida do dia-a-dia pelo bem da saúde! Mas o consumo tem de ser manerado, 1 colher de sopa só por dia.beijim!!!

  9. <>Eduardo<>, obrigada! Talvez você não tenha notado, mas estes muffins são salgados e bem fáceis de fazer. Já eu tenho mais facilidade com doces, embora goste mais de comer os salgados, rs.<>Lica<>, a Akemi sempre com dicas ótimas, né?<>Gi<>, estou aos poucos entrando neste mundo, acho que às vezes as pessoas se empolgam e acabam desistindo, por isso gosto de acrescentar hábitos aos pouquinhos… 🙂<>Dinha<>, bom te ver aqui! Sabe que eu fico pensando que se eu morasse em outro lugar eu iria morrer de saudade do queijo coalho, hehehe.Beijos!!!

  10. Estão lindíssimos! Já andava de olho nessa receita desde que a Akemi a publicou…e agora não penso noutra coisa…lá terei de comprar todas essas sementes, pois actualmente em casa só tenho papoila e gergelim branco. bjs

  11. Oi Luna,obrigada pelas dicas!! EU nunca mexi no Corel, nem tenho esse programa, mas o Photoshop eu tenho, mas tb nao sei mexer. Ja andei tentando e vendo uns tutoriais, mas me parece tao dificil!! MAs adorei as dicas, eu ver ver esse site!!!Acho que fica tao bonito a foto personalizada com a marca d´agua!!bjsss

  12. <>Pipoka<>, faça com as que você tem em casa mesmo! A Akemi fez com gergelim branco – eu fiz com o preto porque era o que eu tinha. 🙂<>Giovanna<>, tente o site, então, as meninas que nunca mexeram nesses programas dizem que é muito fácil! 🙂<>Geórgia<>, é capaz até da criançada gostar, fica bem gostosinho! 🙂

  13. Parbéns pelo blog. Muito bem cuidado e estes Muffins são uma inspiração. Vou fazer a minha moda e te falo como ficou. Veja a História da Quiche de Queijo no meu blog. Copiei!

  14. Olá! Não paro de olhar este blog e estas receitas deliciosas!! Você está de parabéns, de verdade! Tenho você adicionada à minha lista, dá uma olhada no meu blog, e gostando, adicione! rsrsAbraços

  15. <>Leda<>, fico feliz em ter agradado. Vou colocar o teu blog nos meus favoritos pra depois adicionar à lista do blog, ok? 🙂<>Eduardo<>, muffin é o que há de mais fácil no mundo porque a massa deve ficar empelotada, ou seja, quanto pior a pessoa for com massas, melhor, rs.

  16. huuummm.. poxa, menina, depois de ver essas fotos, que, por sí só, já são deliciosas, dá até vontade de aprender a cozinhar!! rsrs obrigado pelas dicas vou fazer referência em meu blog!

  17. Antes de mais nada, desculpem a demora!!!Olá, <>Reili<>! Espero que você tome gosto mesmo pela coisa, cozinhar pode ser uma experiência reveladora… 🙂<>Eduardo<>, tomara que dê certo, você vai ver como é fácil! 🙂<>Botinho<>, já fui olhar tua quiche, demorei mas comerei fria mesmo, adoro quiche, ainda mais de queijo! 🙂<>Mari<>, com gruyère deve ficar um pecado… 🙂<>Vivian<>, aprendiz sou eu, já vi seu blog cheio de delícias… 🙂<>Catarino<>, obrigada pela visita.<>Noelle<>, e eu adorei o seu, querida, cada coisa linda, viu? 🙂Oi, <>Mel<>, espero que goste, depois venha me contar. 🙂Beijocas!!!

  18. Amiga, eu ainda não tinha visto este seu muffin salgado!!! Eles ficam com uma aparência linda, não ficam? Eu só precisaria providenciar as sementes, porque nunca tenho em casa. Mas como você disse, é uma boa maneira de consumir linhaça, que dizem fazer muito bem à saúde!Beijinhos!

  19. <>Giovanna<>, você é uma fofa, o seu blog é que é um mimo! Muito obrigada pela lembrança! Beijos!<>Ci<>, quando vi sua postagem notei que estávamos sintonizadas, hehehe. Esse com sementes fica muito bom, amiga, depois tente em casa! Vou tentar o seu também… 😉Beijocas!

  20. Luna, que delícia seu comentário lá no meu cantinho! Obrigada! Olha, o escondidinho é um pouquinho trabalhoso, mas vale o esforço… 😀 Volte sempre. Adoro seu blog. Bjs

  21. Olá Luna…E tô eu aqui, namorando e namorando as mais diversas receitas de muffins, pois confesso, nunca fiz, e dou de cara com essa? Uau!!! Deve ficar mesmo divina.Vou ter que comprar formas para muffins^^Kisss pra ti, adorei tua cozinha.

  22. Luna, faço minhas as palavras de karla! Onde anda vc?Há flores à sua espera lá no rivial Básico! Quando der, passa lá para recebê-las! Um beijo!

  23. Olha, minha pergunta ñ tem nd com a receita. Vi em outro blog que vc gosta de maple syrup e que vc é aqui de Fortaleza. Quero te pedir por favor para vc me dizer onde vc os compra, pois estou desesperada por uma garrafinha e ñ consigo achar…

  24. <>Axly<>, vale a pena ter as forminhas, você vai se divertir muito fazendo muffins! 🙂<>Leila<>, obrigada! 😉<>Sabrina<>, logo voltarei a postar coisa nova, é que estou sem tempo agora, mas volte sempre que puder, viu? 🙂<>Botinho<>, vou já dar uma olhada nessa feijoada com poesia, rs. 🙂<>Karla<>, menina, estou numa correria e também fiquei uma semana com uma virose muito forte, mas estou me recompondo pra voltar a postar, rs. 😉<>Larissa<>, você é uma fofa, muito obrigada! Estou voltando já, viu? 🙂<>Karla Maria<>, obrigada, está tudo bem, só falta de tempo mesmo. Até fiz algumas receitas mas não fotografei. Logo estou de volta. 🙂<>Paula<>, seja bem vinda. Olha, maple syrup sempre tem na loja Emporium Vinum, fica no shopping deo passeo, logo no piso. Tem várias coisas importadas, uma garrafa de maple (do canadense) custa mais ou menos 36 reais.Beijocas a todos, desculpem a demora pra responder! 😉

  25. Luna,Saudades do seu cantinho querida, sei bem esta correria dos nossos dia-a-dia, mais aínda bem que é só isto mesmo, você faz falta viu! Um grande abraço.

  26. Já adicionei este blog fantástico aos meus favoritos. Tem receitas óptimas então a dos muffins de queijo é uma perdição. Entretanto vou postar no meu blog uma de muffins com corintios (uvas passas) caso esteja interessada.

  27. <>Dinha<>, estou tentando voltar aos poucos – o mais difícil é tirar fotos, aí não dá pra postar sem fotos, rs. Um beijo grande, amiga.<>Nina<>, pois é, mas estou tentando me organizar, rs. Beijinhos!!!<>Xiquinha<>, já fui olhar seus muffins, mas olha: suas passas são quase frescas, não? Deu um efeito tão bonito nos muffins, as passas que encontro são bem secas, não ficam assim não… Beijinhos!!!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s