Pão de Pesto


Quando vi esse pão no blog da Letrícia fiquei fascinada e ele foi o motivo maior de eu ter preparado o pesto. Agora aqui está meu resultado. Segui exatamente a receita, só esqueci de amornar a água, o que não fez diferença, já que por aqui o clima anda bem quente. Sobre o recheio nem preciso falar, a massa é uma das mais macias que já fiz e com a casca bem crocante, então, perfeito.

Ingredientes:
270 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
25 ml de azeite de oliva
175 ml de água morna
3 colheres (sopa) de molho pesto

Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande. Adicione o açúcar e o fermento e misture. Faça um buraco no centro e adicione o óleo e 100 ml da água morna. Comece a misturar, adicionando aos poucos o restante da água até que se forme uma massa macia (pode não ser necessário usar toda a água).
Despeje a massa numa superfície de trabalho enfarinhada e sove até que fique lisa e elástica. Forme uma bola com ela e disponha-a numa tigela levemente untada. Cubra com um pano de prato levemente umedecido e deixe crescer até dobrar de volume em um lugar sem corrente de ar.
Depois que a massa crescer, extraia o ar dela dando-lhe uns apertões. Abra-a na sua superfície de trabalho com o auxílio de um rolo de massa até formar um retângulo de 30 x 20 cm. Espalhe o molho pesto sobre a massa e enrole-a pelo lado mais estreito, formando um rocambole.
Coloque a massa em uma forma de bolo inglês devidamente untada. Cubra com um pano de prato e deixe crescer até dobrar de volume novamente. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220ºC.
Asse o pão por 25 a 30 minutos ou até que ele fique crescido e moreninho (polvilhei o meu com parmesão ralado antes de assar).

Fonte: No Calor do Fogão.

Anúncios

30 comentários sobre “Pão de Pesto

  1. <>Mariana<>, isso mesmo, dá pra usar outros recheios, o pão puro já é uma delícia! 😀<>Silvinha<>, é bom porque já é prático pra comer, né? rs<>Fabrícia<>, obrigada! 😀<>Cris<>, adoro esse tipo de pão! 😀<>Letrícia<>, com certeza farei esse pão de novo! 😀<>Laila<>, são mesmo, a Letrícia como eu é viciada em fazer pão, rs.<>Lu<>, não espere mais, rs.<>Marizé<>, quando eu vi já carimbei com “urgente”, rs.Beijos!!!

  2. Luna ficou belissimo! Eu também estou de olho nessa receita e agora vejo aqui também, esse final de semana esse pão tem que sair. risos

  3. ola!sou blogueira tb e apaixonada por gastronomia. sou dona do prato feito (www.pratofeito.com.br) e dos blogs Mirepoix e Gastronomia Brasileira por Debora Cordeiro. Coloquei tua receita de Pão de Pesto no meu blog. Ficou mesmo divina! Vamos trocar links? Aguardo seu contato… Debora

  4. <>Pat<>, não preciso nem fazer propaganda, né? rs<>Lica<>, você achou? A foto ficou um pouco escura, mas tava tão gostoso!<>Cláudia<>, não consigo viver sem pão, adoro…<>Débora<>, já te respondi por e-mail, quando der um tempinho vou colocar teu link, tá?Beijocas a todas!

  5. Luna, estive dando uma passada pelos meus blogs favoritos e lembrei que dei mancada ( na verdade, esqueci,rsrsrs) sobre a receita das sopas. Ainda dá tempo ?E acabei de ver uma receita dum pesto bem rústico no Chucrute! Ia combinar perfeitamente com o teu pão ! Bela foto !!

  6. Lindo, lindo, e vamos botar o forno para funcionar.Adoooro seu blog tudo é ótimo e seus textos são deliciosos.Beijão.Téia.banqueteselanchinhos.blogspot.com

  7. Sempre que venho aqui digo para meus botões: quem quizer comida sofisticada, fácil de fazer, gostosa e diferente é só entrar nesta cozinha. Simplesmente divino. Bjs.

  8. <>Leila<>, também achei quando vi, a foto da Letrícia me deu água na boca…<>Fabi<>, você ficou na espera, né? Eu também, e valeu a pena…<>Dani<>, nem me fale em dieta, estou começando a sair do meu peso ideal, ai, ai…<>Mari<>, pega um pedacinho aí, rs.<>Eduardo<>, o evento não tem data pra participar, mas infelizmente tinha um prazo para concorrer a um livro. Se quiser participar assim mesmo, dá uma lida nos posts antigos… 😀<>Téia<>, que bom ouvir isso tudo, querida! Obrigada mesmo!<>Geórgia<>, assim vou ficar toda cheia! Obrigada, querida!

  9. Nossa Luna, ficou lindissimo. Uma pinta assim bem refinada, este pao ‘e elegante. Nao tinha visto esta receita da Leticia e vou ter que ir visitar o site dela tambe’m. A voce parabens pela receita tao bem elaborada.

  10. hummmmm…
    comi com os olhos dai tive que fazer..
    Ficou divino!
    Ameiiiiiiiiiiii!!!!
    Receita pra guardar pra toda a vida..
    tô virando fã nº 1 das suas receitas Luna!! =)

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s