Pão de Pesto


Quando vi esse pão no blog da Letrícia fiquei fascinada e ele foi o motivo maior de eu ter preparado o pesto. Agora aqui está meu resultado. Segui exatamente a receita, só esqueci de amornar a água, o que não fez diferença, já que por aqui o clima anda bem quente. Sobre o recheio nem preciso falar, a massa é uma das mais macias que já fiz e com a casca bem crocante, então, perfeito.

Ingredientes:
270 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
25 ml de azeite de oliva
175 ml de água morna
3 colheres (sopa) de molho pesto

Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande. Adicione o açúcar e o fermento e misture. Faça um buraco no centro e adicione o óleo e 100 ml da água morna. Comece a misturar, adicionando aos poucos o restante da água até que se forme uma massa macia (pode não ser necessário usar toda a água).
Despeje a massa numa superfície de trabalho enfarinhada e sove até que fique lisa e elástica. Forme uma bola com ela e disponha-a numa tigela levemente untada. Cubra com um pano de prato levemente umedecido e deixe crescer até dobrar de volume em um lugar sem corrente de ar.
Depois que a massa crescer, extraia o ar dela dando-lhe uns apertões. Abra-a na sua superfície de trabalho com o auxílio de um rolo de massa até formar um retângulo de 30 x 20 cm. Espalhe o molho pesto sobre a massa e enrole-a pelo lado mais estreito, formando um rocambole.
Coloque a massa em uma forma de bolo inglês devidamente untada. Cubra com um pano de prato e deixe crescer até dobrar de volume novamente. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220ºC.
Asse o pão por 25 a 30 minutos ou até que ele fique crescido e moreninho (polvilhei o meu com parmesão ralado antes de assar).

Fonte: No Calor do Fogão.

Anúncios

30 comentários sobre “Pão de Pesto

  1. <>Mariana<>, isso mesmo, dá pra usar outros recheios, o pão puro já é uma delícia! 😀<>Silvinha<>, é bom porque já é prático pra comer, né? rs<>Fabrícia<>, obrigada! 😀<>Cris<>, adoro esse tipo de pão! 😀<>Letrícia<>, com certeza farei esse pão de novo! 😀<>Laila<>, são mesmo, a Letrícia como eu é viciada em fazer pão, rs.<>Lu<>, não espere mais, rs.<>Marizé<>, quando eu vi já carimbei com “urgente”, rs.Beijos!!!

  2. Luna ficou belissimo! Eu também estou de olho nessa receita e agora vejo aqui também, esse final de semana esse pão tem que sair. risos

  3. Sou louca por pão. Adoro. Mas estou sem comer, para dar uma enxugada na silhoueta! mas não é para sempre. Depois eu queimo correndo e malhando!!!bjs

  4. ola!sou blogueira tb e apaixonada por gastronomia. sou dona do prato feito (www.pratofeito.com.br) e dos blogs Mirepoix e Gastronomia Brasileira por Debora Cordeiro. Coloquei tua receita de Pão de Pesto no meu blog. Ficou mesmo divina! Vamos trocar links? Aguardo seu contato… Debora

  5. <>Pat<>, não preciso nem fazer propaganda, né? rs<>Lica<>, você achou? A foto ficou um pouco escura, mas tava tão gostoso!<>Cláudia<>, não consigo viver sem pão, adoro…<>Débora<>, já te respondi por e-mail, quando der um tempinho vou colocar teu link, tá?Beijocas a todas!

  6. Luna, estive dando uma passada pelos meus blogs favoritos e lembrei que dei mancada ( na verdade, esqueci,rsrsrs) sobre a receita das sopas. Ainda dá tempo ?E acabei de ver uma receita dum pesto bem rústico no Chucrute! Ia combinar perfeitamente com o teu pão ! Bela foto !!

  7. Lindo, lindo, e vamos botar o forno para funcionar.Adoooro seu blog tudo é ótimo e seus textos são deliciosos.Beijão.Téia.banqueteselanchinhos.blogspot.com

  8. Sempre que venho aqui digo para meus botões: quem quizer comida sofisticada, fácil de fazer, gostosa e diferente é só entrar nesta cozinha. Simplesmente divino. Bjs.

  9. <>Leila<>, também achei quando vi, a foto da Letrícia me deu água na boca…<>Fabi<>, você ficou na espera, né? Eu também, e valeu a pena…<>Dani<>, nem me fale em dieta, estou começando a sair do meu peso ideal, ai, ai…<>Mari<>, pega um pedacinho aí, rs.<>Eduardo<>, o evento não tem data pra participar, mas infelizmente tinha um prazo para concorrer a um livro. Se quiser participar assim mesmo, dá uma lida nos posts antigos… 😀<>Téia<>, que bom ouvir isso tudo, querida! Obrigada mesmo!<>Geórgia<>, assim vou ficar toda cheia! Obrigada, querida!

  10. Nossa Luna, ficou lindissimo. Uma pinta assim bem refinada, este pao ‘e elegante. Nao tinha visto esta receita da Leticia e vou ter que ir visitar o site dela tambe’m. A voce parabens pela receita tao bem elaborada.

  11. hummmmm…
    comi com os olhos dai tive que fazer..
    Ficou divino!
    Ameiiiiiiiiiiii!!!!
    Receita pra guardar pra toda a vida..
    tô virando fã nº 1 das suas receitas Luna!! =)

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s