Pão Integral


Eis aqui um pão que deve agradar até quem não gosta de pães integrais. Ele é saboroso, um pouco docinho, com textura bem macia, como se fosse um bolo, mas sequinho o suficiente para ser considerado pão. Eu já o faço aqui em casa há um tempo, mas não tinha fotografado ainda. Uma vez dei um para um casal amigo e agora eles estão viciados, fazem esse pão sempre.
A receita original é para 3 pães, mas da última vez que fiz preparei um terço da receita, que é como deixo aqui, pra quem quiser preparar apenas 1 pão. O que não significa que é a melhor alternativa, já que esse pão é ótimo para congelar as fatias. Quem primeiro publicou essa delícia foi a Karen e ela o modelou em pães de hambúrguer, o que também já fiz e fica ótimo.

Ingredientes:
1/3 de xícara de óleo vegetal
1 ovo
1 colher (chá) de sal
1/3 de xícara de açúcar mascavo
1 xícara de água morna
1/3 de xícara de farelo de trigo
1/3 de xícara de gérmen de trigo
2/3 de xícara de farinha de trigo integral fina
2/3 de xícara de aveia em flocos (usei flocos finos)
2/3 de colher (chá) de fermento biológico seco
Entre 200 e 300 g de farinha de trigo comum

Misture primeiro o óleo, o ovo, o sal e o açúcar. Junte então a água morna, o farelo e o gérmen e misture bem. Adicione o fermento, o trigo integral e a aveia e incorpore tudo. Em seguida vá adicionando a farinha comum até ficar uma massa dura, difícil de misturar com a colher. Sove por 10 minutos numa superfície enfarinhada. Como eu fiz na batedeira planetária, primeiro fui juntando os ingredientes na ordem, usando o batedor de massas leves. Na hora de adicionar o trigo comum troquei pelo batedor de massas pesadas. Usei uns 200 gramas de farinha, deixei batendo um pouco e depois sovei um pouco com as mãos. A massa é levemente grudenta. Leve a massa para crescer numa vasilha untada com óleo e coberta por filme plástico (usei um pano úmido). A idéia é dobrar de tamanho – dependendo da temperatura ambiente isso leva de 1 a 2 horas (uma dica é colocar num local onde não haja corrente de ar). Unte com um pouquinho de óleo uma fôrma de bolo inglês e deite a massa nela (forme um rolo com ela para que distribua bem). Cubra novamente e deixe crescer até alcançar o nível de altura da fôrma. Leve ao forno médio preaquecido por 25-40 minutos. Dá pra perceber que está pronto pelo cheiro e pela cor, mas cuidado, pois a massa crua já é escura. Como ele tem uma textura macia, semelhante a bolo, eu faço um teste enfiando uma faca pra ver se sai limpa, depois de 25 minutos de forno.

Fonte: Pecado da Gula.

Anúncios

20 comentários sobre “Pão Integral

  1. Adorei ! Hoje pela manhã olhei para prateleira do café-da-manhã e pensei: O que faço com tanto farelo e gérmen de trigo??? Seu post deu a resposta. Tks : )

  2. Oi,Luna…Quanto ao pão parece ser delicioso.Ontem tb fiz uma,ficou delicioso,só que coloquei leite de soja,porque meu filho é alérgico à lactose.Luna,recebi um recado para colocar fotos no perfil.A pessoa que me enviou,disse chamar Marcelo q e que convidou,o blog da Macaxeira.Vc recebeu esse convite?Abços

  3. <>Pat<>, foi exatamente o que acabei de fazer com uma fatia que esquentei, rs. Beijos! ;D<>Lílian<>, olha só como deu certo! Garanto que você não vai se arrepender. 😀<>Sônia<>, que bom que gostou do pão, mas sobre essa história de perfil eu não estou sabendo nada não, viu, querida? Beijos!<>Axly<>, perca o medo mesmo, não há o que temer, é tão gostoso fazer pão! 😀Beijos!!!

  4. Tá vendo? Dá pra ser delicioso, lindo e saudável. As vezes a gente consegue tudo o que deseja. Parabéns Luna, arrasou. Sou nova no pedaço.Vai lá me visitar banqueteselanchinhos.blogspot.comBeijoca.

  5. Aqui em casa adoramos não só pães, mas como outros produtos integrais tb. São bem mais saborosos e nutritivos eu acho.Este parece super fofinho, muito apetitoso. Só uma manteiguinha já está ótimo!Receita anotada! Vou experimentar!Bjs 🙂

  6. <>Simone<>, obrigada, ainda tem, toma aí um pedacinho virtual, rs. 😀<>Téia<>, seu blog já está nos meus favoritos, só não coloquei ainda na minha lista do blog, depois coloco! 😀<>Cláudia<>, tenho usado cada vez mais os produtos integrais, mas aos poucos, não gosto de mudanças radicais, mas vale a pena, com certeza. 😀<>Lica<>, só falta você, já foi a Karen, a Akemi, a Ana, eu… ;DBeijos a todas!

  7. Fiz um muito parecidona máquina de pão, tirando o germen de trigo e colocando 1 x de trigo integral, mas coloquei uma colher de sopa de margarina. Não sei o que deu errado, ficou seco e não cresceu. Será que tento de novo ou deixo pra lá? o seu parece ótimo! bjs

  8. <>Sabrina<>, acho que você irá gostar, viu? 😀<>Laurinha<>, agora que lembrei que você o fez! Sabia que tinha mais alguém e não lembrava quem! rs<>Márcia<>, eu nunca usei máquina de pão, mas te garanto que essa receitinha é fácil de fazer na mão. Geralmente quando o pão não cresce pode ser por causa do fermento, temperatura da água etc. Boa sorte na próxima!Beijinhos!!!

  9. Querida Luna:Só queria te dizer que faz aproximadamente uma semana que tenho feito esse pão integral aqui em casa. Simplesmente foi aprovado por todos! Obrigada por compartilhar conosco essa receita!

  10. Ô coisa boa, <>Sílvia K.<>!Fico feliz que tenha gostado, eu adoro esse pão, ele é muito saudável, só tem coisa boa, rs. Beijo pra ti! 😀

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s