Cuca de Uva


Eu não descansei até preparar essas maravilhosas cucas, desde que as vi no blog da Neide. São extremamente macias, com uma farofinha doce e crocante por cima e junta-se com as uvas assadas e carameladas, um espetáculo! Melhores ainda quando estão morninhas, saídas do forno. Fiquei com dúvidas na hora de preparar a receita pois a Neide esqueceu alguns detalhes, como quando usar os ovos etc. Mas como já estava tudo pronto pra fazer não dava tempo de perguntar. Ponho aqui da maneira que fiz e deu certo.

Ingredientes (para 5 cucas):
Para o pão:
30 g de fermento biológico fresco
250 g de açúcar
12 g de sal
750 ml de leite
75 g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos grandes
1,25 kg de farinha de trigo

Para a farofa:
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de manteiga

Para a cobertura:
500 g de uvas escuras lavadas e secas (usei da crimson e da thompson)
Obs: pode ser usada outra fruta ou chocolate, doce de leite etc.

Numa tigela grande, dissolva o fermento com o açúcar. Dissolva o sal em um pouco de leite e junte ao fermento. Acrescente a manteiga e os ovos. Misture tudo e adicione o restante do leite também. Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, mexendo com a colher de pau, até ficar difícil de mexer. Passe a misturar então com as mãos, juntando a farinha e trabalhando a massa, até ficar homogênea e não grudar nas mãos (usei um pouquinho mais de farinha e ainda grudava, mas não tem problema se ainda grudar um pouco). A massa fica macia, é só selar com um pouco de farinha e levar pra crescer coberta com um pano até dobrar de volume.
Enquanto isso, faça a farofa, misturando todos os ingredientes com as mãos. Pode usar uma peneira grossa pra ficar mais soltinha. Reserve na geladeira.
Quando a massa crescer (não esperei muito, pois estava com pressa), divida-a em 5 partes (dividi em quatro, pois 3 fiz no formato normal e outra grande numa forma maior) e abra para tomar o formato de suas assadeiras. Unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Ajeite cada massa nas assadeiras e cubra com as uvas, pressionando um pouco para ficarem seguras. Espalhe por cima a farofa e leve para crescer novamente até dobrar de volume. Nesse momento já pode ir aquecendo o forno em 200°. Quando estiverem dobradas, leve as cucas para assar por cerca de 1 hora (as minhas levaram menos tempo) ou até ficarem douradas por cima.

Fonte: Come-se.

Anúncios

25 comentários sobre “Cuca de Uva

  1. Luna, estava sentindo falta das suas receitas… E vc voltou com esta cuca maravilhosa!Ontem preparei um bolo seu e acabei de postar! Gosto mto das suas receitas!Bjos, Glau

  2. Luna, estava com saudade das suas receitas maravilhosas, amiga! E vc voltou brilhando com essa cuca maravilhosa.. oba, mais uma receitinha linda pra fazer pras minhas cobaias!! =DHoje vou fazer novamente seus pãezinhos de queijo, pois a Isa (minha filha) tem lanche comunitário amanhã na escola, e tem de levar um prato de doce, e um de salgado… o salgado vai ser o teu pãozinho, tão gostoso.Bjão, querida!!

  3. Ah bom, achei que tinha abandonado a gente. Voltou com a corda toda, hem? Gostei demais desta receita, é linda e única. Some não, viu? Bj grande Luna.Ah, adorei ver o Banquetes aí na sua lista. Fique toda, toda. Obrigada de coração.

  4. Luna querida, primeiro quero te contar que fiz a sua receita de sorvete de doce de leite e não consegui fotográfar pois quando vi o Rapha o marido o filho postiço e alguns amigos tinham detonado o sorvete, vou fazer novamente.Agora essa receita da Neide eu também estou de olho mas achei muito grande, voceê fez a receita inteira? Ficaram lindissimas suas cucas!

  5. <>Glau<>, é mesmo? Vou já lá olhar no teu blog! 😀<>Carol<>, fica muito fofinha mesmo essa cuca, com doce de leite deve ficar maravilhosa… 😀<>Mari<>, até que enfim voltei, né? Ai, os pães de queijo, tenho que fazer de novo! ;D<>Simone<>, fica muito bom, e olha, estou pensando na próxima fazer com uvas e chocolate, já pensou? Deve ficar muito bom… 😀<>Téia<>, vou tentar não sumir de novo, viu? O problema é que na maioria das vezes não dá tempo fotografar, rs. Não precisa agradecer não, imagina! 😀<>Silvinha<>, obrigada, querida! Vença o medo de sovar a massa e mande ver, rs.<>Neide<>, desculpa não ter te avisado antes, só notei na hora que estava tudo pronto na cozinha, rs. Mas deu tudo certo. 😀<>Lica<>, e eles gostaram? Espero que sim. Menina essa receita é grande mesmo, fiquei até com medo de não dar conta, mas achei ótima porque pude dar de presente! 😀Beijos a todas!

  6. Luna que bonita que ficou! E com certeza deliciosa!Como boa gaúcha eu gosto muito de cucas. Me lembrou da minha avó, que sempre fez Cuca de Uvas. Ela tinha parreira em casa, dai era uma forma de aproveitar as uvas pretas. Fazia tb o suco, mas este eu não gostava, não sei porque…Bjs 🙂

  7. Luna já estava com saudades.Eu também “deitei” o olho a essa receita da Neide, essa está com um visual lindo e muito Outonal.Bj e bom fim de semana

  8. Oi, Luna!Quando eu era pequena eu conheci uma cuca feita por uma gaúcha, mae de uns amigos meus, que n tinha massa de pão. Era quase que um bolo, mas acho q era a única. Pois todas as receitas q vejo levam fermento biológico. é o primeiro ingrediente que procuro em uma receita de cuca.A sua ficou linda e parece muito gostosa.Estou morando em Lisboa 🙂Beijo!

  9. Luna sou mais uma das que estão de olho na cuca da Neide e agora na sua…não fiz ainda por não achar as uvas que quero…muito em breve me aguarde Cuca de uvas – Episódio III.Beijos!!!

  10. Luna, que aparência ótima tem sua cuca! Aqui onde eu moro tem muitos alemães e é super comum ter cucas para vender, inclusive na feira. E a de uva é a minha preferida!Eu deixei um mimo pra você no meu blog.Dê uma olhadinha lá.Beijinhos e boa semanaquetalumrisoto.blogspot.com

  11. <>Cláudia<>, por aqui nunca vejo cucas, que pena, né? Não sabia que você era gaúcha! 😀<>Marizé<>, mesmo em dúvida se não era muito pão acabei fazendo e garanto que não sobrou nada, rs.<>Lu<>, fico imaginando as cucas daí, deve ser um pecado… 😀<>Carlinha<>, eu sempre via em livros e nos blogs as cucas com massa de bolo, aí quando vi essa com massa de pão não resisti, rs. Fiquei muito feliz de você estar em Lisboa, já foi um sonho meu quando estava muito envolvida com literatura de Portugal, pela qual sou apaixonada. Vou ficar acompanhando tudo pelo blog, viu? Bjs!<>Axly<>, espero que sua mãe goste, essa receita da Neide é maravilhosa. 😀<>Goreti<>, vou ficar de olho na parte 3 dessa história, hehehe.<>Ju<>, que bom que por aí é fácil encontrar! Vou já dar uma espiada neste mimo, rs.Beijos!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s