Sorvete de Torta de Limão


Frequento uma sorveteria que vende um delicioso sorvete de torta de limão. Dia desse o sabor estava em falta e eu fiquei uma semana desejando aquele sorvete. Até que resolvi tentar fazer parecido. Igual não ficou, mas chegou perto. Ainda falta um pouquinho mais de azedo, talvez mais raspas de limão, mas o fato é que ficou bem gostoso e cremoso, com uma textura bem diferente dos demais sorvetes caseiros.

Ingredientes:
2 caixinhas de creme de leite (ou 2 xícaras de creme de leite fresco)
1 lata de leite condensado
1/4 de xícara de água fervente
1/2 xícara de leite (usei desnatado)
1 pacote de gelatina* sabor maracujá ou abacaxi
Raspas de 1 limão siciliano (ou de 2 limões verdes)
Sumo de 1 limão siciliano ou verde
Cerca de 100 g de biscoitos tipo Maizena (pode ser menos) em pedaços.

Dissolva a gelatina na água quente. Junte o leite e mexa, só para esfriar a temperatura. Despeje no liquidificador e bata junto com todos os ingredientes, com exceção dos biscoitos. Depois de bater bem e ficar homogêneo, leve a mistura para a geladeira por algumas horas. Provavelmente ela virará uma musse, mas não há problema, é só levar essa musse para bater na sorveteira, de acordo com as instruções da máquina. Depois de pronto, incorpore os biscoitos ao sorvete e leve ao freezer até chegar na consistência desejada. Como é uma receita grande, tenha cuidado se a sua sorveteira irá comportar o volume, pois rende um pouco mais que 1 litro e meio de sorvete. A minha tem exatamente essa capacidade, mas quando o sorvete fica pronto, quase chega a transbordar.

*Usei o de maracujá dessa vez, mas acredito que fique melhor com o de abacaxi, irei experimentar numa próxima vez. Já fiz com gelatina de limão, mas fica com uma cor muito “infantil” e um sabor um pouquinho artificial, mas gostoso também.
*Se não quiser usar a gelatina, substitua a água pela mesma quantidade de leite e corte o ingrediente da receita, mas aí eu não garanto que ficará com a mesma textura, pois nunca fiz dessa forma.

Anúncios

37 comentários sobre “Sorvete de Torta de Limão

  1. Que delícia, Luna, é nessas horas que penso em comprar uma máquina de fazer sorvete… Mas já tenho tanta coisa aqui em casa que acho que nem cabe! heheBeijocas

  2. Luna querida, é a primeira vez que vejo sorvete de torta de limão… a foto está incrível, imagino a delícia que não deva ter ficado!!!Se eu ganhar minha sorveteria de natal, vou me divertir demais com todas as tuas receitas.. rsrsrsSuper beijo… =D

  3. Eu adoro gelado de limão, simplesmente delicioso, com o sabor azedinho! Mas torta de limão nunca provei … Se tivesse uma máquina de fazer gelados (apesar do frio que aqui se faz sentir) ia já experimentar a receita 🙂Bjinhos

  4. A sorveteria está a todo vapor… delícia!!Com o calorzinho que agora vem chegando bem tímido, nada melhor…Luna, vc deixou uma dúvida sobre o bolo bomba que eu fiz, bem, primeiro vc coloca a massa na fôrma e depois o recheio por cima da massa crua… é esquisito mas dá certo.Bjos, Lú.

  5. <>Ba<>, eu sei como é. Já pensei em comprar uma máquina de pão, mas depois desisti, tanto pelo espaço como pelo fato de preferir fazer a mão ou com a planetária. 😀<>Téia<>, ficou mesmo, depois vou fazer um update testando com o sabor abacaxi, pra ver qual o melhor… ;D<>Laurinha<>, isso mesmo, rs. ;D<>Mari<>, tomara que você ganhe, você vai se divertir muito, sua filha vai adorar! 😀<>Silvinha<>, essa é a idéia, e fica muito bom!!! 😀<>Cláudia<>, pra quem gosta de torta de limão, não tem erro! 😀<>Dohashi<>, nos meus arquivos tem outro sorvete de limão, muito gostoso também, caso queira só de limão. ;D<>Andreia<>, pode até ser que dê pra fazer sem a máquina, já que a receita leva gelatina, aí seria assim: deixava gelar por algumas horas, batia na batedeira e só então acrescentava os biscoitos, levando ao freezer mais uma vez. 😀<>Lu<>, a sorveteria funciona direto aqui em casa, pois aqui sempre é calor, rs. Obrigada pela resposta, querida! 😀<>Eduardo<>, é verdade, não paro de usar a máquina, rs. 😀<>Queridos<>, obrigada pela visita, beijo grande!

  6. Eu amo sorvete! Bem cremoso, geladinho… Não tem coisa melhor! Tem razão, a textura desse sorvete não parece que ter sido feito em casa. Logo o farei, porque não vivo sem um sorvetinho!Faça-me uma visita: chocorango.blogspot.com

  7. Aihh eu adoro a casquinha também! Quando fazemos bolo de queijo ele voa, eu sou capaz de comer 1/4 dele de uma vez só… =XHuummm e esse sorvete paralizante? Delícia! Esse calor do verão está quase me fazendo comprar uma sorveteira =D

  8. <>Lica<>, também fico atenta aos seus sorvetes, já salvei todos para prepará-los aqui, rs.<>Talita<>, já visitei seu blog e está lindo, voltarei mais vezes! 😀Obrigada, <>Francisco<>, volte sempre! 😀<>Carol<>, eu acho que eu como uma boa parte do bolo também, eu adoro bolo mole, ainda mais de queijo! 😀<>Bia<>, sério? Tem um sabor desse tipo? Vou pesquisar! 😀Beijos!

  9. Sabe aquela pegadinha na boca que só o limão faz…então tô com ela agora.Que tudo esse sorvete, quando a minha chegar esse já tá na lista.Beijos!!!

  10. FANTASTIQUE!!!!!Eu amooo coisas de limão e desde que conheci o siciliano, fiquei mal acostumada…só quero ele!!!!rsSorvete de torta de limão é estupendo..acho que o melhor que comi em sp é de uma sorveteria chamada fredíssimo…Vou me inspirar em sua receita para colocar a minha sorveteira em ação!! ahaahha…na verdade, o trabalho é só dela,né??bjaoo!

  11. <>Claregina<>, você notou, né? rs<>Goreti<>, espero que goste! 😀<>Cariño<>, obrigada! Que legal alguém da Galícia por aqui, estudei um pouco de galego na faculdade. Abraços! 😀<>Iliane<>, prendada é você, querida, fico com água na boca quando visito seu blog! 😀<>Mari<>, pode pegar um pouquinho, rs.<>Simone<>, eu também adoro o siciliano, ainda bem que ultimamente não tem sido tão difícil encontrá-lo. Quando eu for a SP quero ir nessa sorveteria, hehehe. ;DBeijocas a todos!

  12. Eu fiz esse sorvete essa semana! É delicioso!! Gostei demais! Uma pena não ter congelado 100% dele. Fui experimentando pelas etapas (na consistência de mousse, depois meio congelado…) é impossível resistir! Acabou no mesmo dia! Ah, fiz com gelatina de laranja e coloquei 100 ml de suco de limão. Ficou bem azedinho e gostoso! Fiquei com vontade de experimentar de outros sabores! Aprovadíssimo!

  13. <>Talita<>, que legal você ter feito! Não fiz com gelatina de laranja tão somente por conta da cor, que eu queria que ficasse igual ao da sorveteria, que é um amarelinho claro, cor de limão siciliano! Mas vou seguir sua dica de acrescentar mais suco. ;D<>Amélia<>, obrigada por sua visita, vou agora mesma dar uma olhada em sua cozinha. 😀<>Cláudia<>, obrigada, querida! 😀Beijocas, meninas!

  14. mesmo não tendo sorveteira, fiz a receita e ficou DIVINA! Fiz assim: congelei por umas 5 horas, dando uma mexida com uma colher de hora em hora e depois das 5 horas bati por 10 minutos em velocidade baixa na batedeira até ele dobrar de volume. nessa hora acrescentei o biscoito e voltei ao congelador por mais umas 3 horas. ADOREI! Obrigadão

  15. Oi Luna vi que visitou meu blog. Agora de noitinha, aproveitei e postei as fotos do seu Sorvete Torta de Limão que fiz aqui em casa. Fez um baita sucesso. Não tenho sorveteira, então usei liga neutra e emulsificante. Fiz com gelatina de abacaxi e coloquei + limão do jeito que falou. Luna que delicia! obrigada. Visita lá para dar olhada, que registrei com link os seus merecidos creditos. Beijao da Priscila (MG)

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s