Bolo Ultra-Úmido de Amêndoas e Limão com Cobertura de Opereta


Esse pequeno bolo foi marcado pela overdose de castanhas. Além das amêndoas da receita original, usei castanhas-do-Pará na massa e cobri com chocolate* Opereta, que é um chocolate branco com castanhas-de-caju. Joguei uma camada de amêndoas em lascas e cerejas pra dar um clima mais festivo que a ocasião pedia, mas o bolo pode dispensar aparatos.
A massa é realmente ultra-úmida, daquelas que desmancham na boca e o sabor do limão é bem forte, como conta a Pat, de quem eu pesquei esta receita da Nigella. Não deu pra tirar uma foto da fatia, mas caso eu o faça de novo eu acrescento aqui. Delicioso, melhor ainda morninho, pois infelizmente este teve que ir pra geladeira devido ao clima muito quente que fazia no dia.

Ingredientes:
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
3/4 de xícara (150g) de açúcar
4 ovos grandes
1/3 de xícara (47g) de farinha de trigo
1 e 1/3 de xícara de farinha de amêndoas (usei uma parte de castanha-do-Pará moída)
1/2 colher (chá) de essência de amêndoas
Suco e raspas das cascas de 2 limões sicilianos

Preaqueça o forno a 180°C. Forre o fundo de uma forma redonda de 20 cm de aro removível com papel manteiga. Bata a manteiga e o açúcar até que fiquem quase brancos. Junte os ovos, um a um, seguidos de 1/4 da quantidade de farinha a cada adição. Quando todos os ovos e toda a farinha tiverem sido incorporados, misture delicadamente a farinha de amêndoas, a essência de amêndoas, o suco e as raspas de limão. Despeje a mistura na forma preparada e leve ao forno por cerca de 1 hora (acredito que o meu assou em menos tempo). Faça o teste do palito para saber se o bolo está pronto e não o asse em demasia ou não obterá a textura úmida.
Retire o bolo do forno e deixe-o na assadeira por 5 minutos. Vire-o numa gradinha e deixe esfriar completamente.

Para a cobertura, derreti e temperei o chocolate branco com castanhas de caju (Cobertura Opereta). Amêndoas em lascas e cerejas em calda a gosto.

Fonte: Technicolor Kitchen.

Anúncios

15 comentários sobre “Bolo Ultra-Úmido de Amêndoas e Limão com Cobertura de Opereta

  1. Cláudia, a ocasião foi Natal/Aniversário e ficou realmente gostoso, mas como esqueci de tirar da geladeira um tempinho antes de servir ele não ficou tão macio, mas em temperatura ambiente ele é perfeito! 😀Feliz Natal, querida!!!

  2. Luna querida, adoro quando você aparece, aparece mais em 2009, tá??? Ó, este bolo está maravilhoso e apetitoso, como tudo que aqui apresentas. Entrou para a lista das futuras receitas. Desejo a você e a todos os seus um Ano Novo fantástico, cheio de amor e realizações. Ah, se um dia cansar da árvore te mando de presente, na hora….hehehe…Bj grande.

  3. <>Silvinha<>, ficou ótimo! Feliz 2009 pra ti também! 😀<>Simone<>, eu não sei se esse adjetivo veio com a receita ou se foi licença poética da Pat, mas é verdade! rs Feliz Ano Novo!!!<>Dinha<>, obrigada, beijo grande e feliz 2009! 😀<>Téia<>, também adoro poder postar, é que esse ano foi meio cheio, rs. Desejo tudo em dobro pra ti, viu? Olha, não vou achar ruim não, rs. Beijos!!!<>Socorro<>, ficou um pouco parecido com aquele que você comeu no natal do clube, mas este era com limão. 😀<>Valentina<>, sabe como é essas receitas achadas pela Pat, né? Só dá nisso, rs. 😀

  4. Ah, danadinha! Que idéia maravilhosa – amei o seu toque! Sabe que sou doidinha por aquele chocolate? Quando éramos pequenos eram os primeiros bombons aos quais eu ia voando ao abrirmos a caixa de chocolates… 😀Não tinha visto o seu post (ando atrasada com as minhas visitas) e vim aqui fuçar receitas de sorvete, já que comprei uma sorveteira… ;D

  5. <>Pat<>, também gosto muito desse chocolate, quando vi a barra de cobertura para vender, aproveitei pois é edição limitada e dava certo com esse bolo. Você comprou a sorveteira que acopla na batedeira? Legal! Vou adorar ver teus sorvetes! 😀 Beijos, querida!(Ah, coincidentemente nesse momento estou com teu bolo branco no forno, rs)

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s