Pão de Aveia


Um pão bem prático de fazer e delicioso para degustar num dia chuvoso como o de hoje. Apesar de muito macio, o pão fica bem encorpado, e combina muito bem com um queijo fresco.

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de aveia culinária
15 g de fermento biológico fresco ou 5 g de fermento biológico seco
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 ovo
1/2 xícara (chá) de margarina
1/2 colher (sopa) de sal
250 ml de água um pouco morna
1 gema para pincelar
Farinha de aveia ou aveia em flocos para polvilhar (opcional)

Junte as farinhas e o fermento, esfarelando-o com os dedos, e misture bem. Acrescente o açúcar, o ovo, a margarina e o sal e misture novamente. Adicione aos poucos a água e sove a massa até ficar macia e lisa. Se necessário, acrescente mais água ou farinha de trigo. Deixe descansar por 15 minutos em uma vasilha untada com óleo e coberta com filme plástico ou pano umedecido.
Com um rolo, abra a massa em superfície enfarinhada até obter um retângulo de mais ou menos 25 x 19 cm. Enrole-a como um rocambole e leve para crescer numa forma de bolo inglês untada com óleo e coberta com pano até dobrar de volume, cerca de 40 minutos, se o ambiente estiver quente.
Depois de crescida, pincele a massa com a gema e polvilhe um pouco de farinha de aveia ou aveia em flocos. Asse em forno preaquecido a 180° por cerca de 40 minutos ou até que a superfície esteja dourada (o meu assou em 30 minutos).

Fonte: Embalagem da Farinha de aveia forno e fogão Quaker.

27 comentários sobre “Pão de Aveia

  1. Luna ficou com um aspecto fantástico! Além de lindo, é nutritivo. A aveia no topo deu um toque muito bonito tb.Um pãozinho feito em casa sempre cai muito bem. Eu adoro e tento fazer sempre que é possível.Receita anotada!Bjs 🙂

  2. Oi Luna, descobri só agora no domingo a noitinha sua visita no meu blogue. Eu amo bisbilhotar sua cozinha, você todas as aquelas receitas tipo Nigella e Jamie Oliver aí no Nordeste. Menina que Pavê? Eu não te contei, eu anotei a receita de Sorvete Torta de Limão, quem copiou foi minha irmã, ela fez na casa dela e disse que ficou uma delícia. Agora eu é que preciso experimentar, acho que nesta semana nasce. Fazendo eu, te conto! Beijão da Pri (MG)

  3. Tudo bem?Saudades de vir aqui… e logo encontro este pão! Eu tb já experimentei, é uma delícia! O seu ficou lindão!!!!Agora vou zanzar pra ver as outras delícias daqui..Beijinhos

  4. Luna querida, se tem aveia eu gosto… se é feito por você, gosto mais ainda… hehehe, preciso dizer que esse pãozinho entrou para minha infindável to do list??? Simplesmente maravilhoso.. =DBeijo grande,Mari

  5. Oi, <>Ana<>, obrigada!!! 😀<>Mari<>, espero que goste. 😀<>Axly<>, estou louca pra comprar mais e fazer outras coisas com ela, gostei muito. 😀<>Claudia<>, é isso mesmo, a aveia dá um toque integral sem precisar usar o trigo integral, que é mais pesado. 😀<>Priscila<>, que bom que sua irmã gostou do sorvete! Obrigada pelo carinho, viu? 😀<>Laurinha<>, você também já fez esse pão? Que legal! 😀<>Mari Azevedo<>, eu sei como é essa lista, eu tenho uma igual, rs.<>Pat<>, faz tempo que quero fazer um pãozinho e estava louca pra testar essa aveia culinária. 😀<>Conceição<>, obrigada, querida!Beijos a todas!

  6. Esse pão ficou muito bonito! Estou meio receosa com pães, minha última experiência não foi muito boa, joguei quase tudo no lixo! rsMas vou anotar a sua receita, só de imaginar com o queijinho… humm… fico com vontade de me aventurar novamente.

  7. <>Silvinha<>, obrigada! 😀<>Luciana<>, depois venha aqui me contar se você gostou… 😀<>Lica<>, obrigada! 😀<>Iliane<>, obrigada, querida!<>Talita<>, não desista, é muito bom pãozinho caseiro… 😀

  8. Ah, agora já sei o que fazer com a minha farinha de avei. Tenho por hábito fazer pães na MFP. Bem, um dia vou ter que por a mão na massa. Luna querida, você sempre nos traz coisas ótimas. Bj grande.

  9. <>Téia<>, se você tem uma máquina fica mais fácil. Mas se um dia quiser fazer na mão vai ver que é divertido. 😀<>Carlinha<>, quanto tempo! 😀<>Agdá<>, muito bom pãozinho caseiro quentinho, não? 😀Beijos!!!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

