Bolo Crocante de Chocolate


Quem não gosta de uma receita que leva poucos ingredientes, é rápida de fazer, não suja muita louça e ainda é inesperadamente deliciosa? Esse bolo deixa uma crostinha crocante mas com um interior bem úmido e macio, semelhante a um brownie. Conheço pessoas como esse bolo: aparentemente simples, mas muito especiais; duras por fora, mas muito bacanas depois que você as conhece melhor.

Ingredientes:
180 g (3/4 de xícara) de manteiga ou margarina
1 xícara de chocolate em pó
140 g (1 xícara) de farinha de trigo
360 g (2 xícaras) de açúcar
4 ovos inteiros
1 colher (chá) de fermento

Leve ao fogo uma panela com a manteiga. Quando derreter, retire do fogo, passe para uma vasilha e acrescente o chocolate, a farinha de trigo, o açúcar, os ovos e o fermento. Mexa apenas para misturar os ingredientes. Coloque em uma assadeira de 18 x 25,5 cm (usei uma quadrada de 22,5 cm) (de preferência forrada com papel manteiga) e leve ao forno a 180° por 30 minutos.

Fonte: Recorte antigo sem fonte.

55 comentários sobre “Bolo Crocante de Chocolate

  1. Looks like a great blog. Sadly I can’t understand any single thing that writes in it. What a pity. Should convert to English maybe. Photos are great but not enough. Like to taste your recipes, good luck anyway.:))

  2. Receita já anotada! É impressionante, por mais que eu tenha testado receitas de bolo de chocolate, eu sempre acho que a próxima é que vai ser a minha nova preferida 😉Beijos!

  3. Haha Luna! Eu vim por causa do bolo, mas rih da sua resposta..hehe..Acho que Orion quis dizer que nao tem enough pictures:)Belo bolo. Vou provar. Happy Friday!

  4. <>Orion<>, thanks for the visit! Good luck to you too!<>Letrícia<>, nunca é demais, menina, essa me ganhou pela praticidade. 😀<>Dani<>, não é mesmo, há mil e uma maneiras de se fazer um bolo de chocolate e todas ficam tão diferentes, rs.<>Adriana<>, te digo que já fui “casca grossa”, hoje até que estou melhor, rs. 😀<>Bia<>, querida, fique à vontade! 😀<>Geórgia<>, sei como é. Depois me conta, pois já estou com outro no forno, rs.<>Janna<>, estou fazendo outro agorinha mesmo, pode pegar um pedaço! 😀<>Brisa<>, estou morrendo de rir aqui, você tem razão, até apaguei meu comentário. Na hora em que li estava apressada, lendo as letrinhas pequenas num Ipod, entendi errado, hehehe. Ainda bem, né? Tinha achado ele tão mal educado, rs. Obrigada, querida. 😀Beijos!!!

  5. Menina! Esse aí é o que eu chamo de “fake brownie”. Eu coloco pedacinho de chocolate e as vezes (quase nunca) castanha. É uma delícia! A minha é uma modificada da patrica schimidt. Beijo!

  6. Tá no forno…Crescendo que nem A Coisa. Hahaha.FIz na mesma forma que você e coloquei a mesma medida de fermento…Já está lá há quase uma hora e nada de assar. Primeira vez que me acontece isso. Onde errei, meu Deus? rs

  7. <>Cláudia<>, o que é Peteleco, menina? 😀<>Carlinha<>, é isso mesmo, é um fake brownie, rs.<>Anônimo<>, que pena! O que será que aconteceu? Será que seu forno não estava frio? O meu eu acerto em 180°-200° e geralmente meus bolos assam mais rápido do que as receitas indicam. Já fiz duas vezes e nas duas ele assou em 35 minutos. Mas lembre que ele é meio úmido no meio. Boa sorte! 😀<>Argas<>, tomara que sim! Depois me diga! 😀

  8. Luna, sempre fico inspirada após uma passadinha aqui…essa receita com foto linda e texto simples mas muito bacana me deixaram mais feliz!Obrigada por dividir essa beleza!Um abraço,Verena

  9. Oi, <>Eduardo<>! Obrigada, bom te ver por aqui, tenho acompanhado sempre suas maravilhosas viagens através do blog. 😀<>Verena<>, eu é que agradeço seu carinho, viu? 😀<>Silvinha<>, como você, não deixo de postar o que é simples e até um bolinho desse pra mim é sempre uma novidade. ;D<>Fabi<>, que bom que você gostou, querida! ;DÉ sim, <>Mari<>… 😀<>Dani G.<>, me conta mesmo, espero que dê certo. 😀Beijos a todos!

  10. <>Talita<>, parece sim, mas é menos denso que o brownie. 😀

    <>Nereime<>, obrigada! 😀

    <>Bia<>, venha sempre e fique à vontade, estou agora conhecendo o seu. 😀

    <>Senhor Prendado<>, obrigada por me avisar, vou consertar depois.

    Abraços!!

  11. Olá querida!
    Eu seeeempre acompanho o seu blog daqui de Sampa. Desde Dezembro estava para criar um blog para manter comunicação contigo… Suas receitas são muito legais.
    E saiba que foi através do SEU blog que me inspirei a fazer o meu e me inserir nesse mundo blogueiro. Quando li que vc fez filosofia e gosta de mta música boa, pensei: ‘áái quero ser amiga dééééla!’…
    Recebi uns parentes do Chile nas férias, eles me passaram uma receita típica de lá, qq dia desses eu faço só para te enviar, ok?
    Um grande abraço, Dani.
    Parabéns, você arrasa!

  12. Oi Luna,

    Passei um tempo sem postar e sem visitar o blogs que amo, mas já estou de volta e me deparei com esse bolo crocante 🙂
    Fiquei com água na boca 🙂

  13. <>Dani<>, mais uma vez obrigada pelo carinho. Toda sorte pro seu blog e vamos ficar em contato sim! Beijos!!!

    <>Eduardo<>, obrigada, querido! 😀

    <>Sandreane<>, eu também estou bem devagar nas postagens e visitas, mas que bom que você gostou! 😀

    Beijos a todos!

  14. Oiiiii Luna querida,
    Saudade gigantesca flor… =D
    Estou de volta a blogosfera depois de alguns meses, e com casinha nova… claro q já te linkei por lá, essa maravilha aqui tem q estar bem a vista dos meus olhos… hehehe
    Menina q bolo lindo (como td q vc faz)…. sou chocólatra de plantão, e esse bolinho úmido me deixou com água na boca!!!
    Super beijo

    Mari

  15. <>Michele Santos<>, se tiver feito, espero que tenha gostado. Bj!

    <>Michelle Câmara<>, espero que dê certo. ;D

    <>Lica<>, que saudade!!! Está tudo bem sim, só perdi o ritmo do blog, mas aqui e ali dou sinal de vida. Bj!!!

    <>Mari<>, saudade também, querida! Estou desatualizada de tudo, mas vou já lá no seu novo cantinho. Bj!

  16. O bolo é realmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Não sobrou nada, mas….
    assim como o do Anonimo, o meu levou 65 min pra assar, e o pior: cresceu tanto que derramou (*&%@$*). Valeu pelo resultado final, ainda bem! Na próxima vou usar uma assadeira maior.
    Pati

  17. <>Edilia<>, obrigada! Beijinho.

    <>Patricia<>, eu achei estranho porque muita gente veio me dizer que o bolo demorou pra assar, mas desconfio que pode ser o tamanho da assadeira mesmo pois o meu assou rapidinho. Mas que bom que você gostou assim mesmo. Bjs! 😀

    <>Akemi<>, querida, espero que sua sobrinha goste do bolinho, viu? Beijoca! 😀

  18. Querida, comprei uma forma nova, vamos (eu e Bento) fazer essa receita depois falo se conseguimos. Parabéns pela delícia de blog.

  19. Luciana,
    testei essa receita ontem, botei todos os ingredientes certinho, tempo e temperatura também, mas ele ficou todo grudado na forma. Tinha que ter posto papel manteiga ou algo assim? Ficou uma delícia, mas batizei de “Bolo de Bolo de chocolate”. 😛

    • Marjorie, a receita não indica, mas é bom untar e enfarinhar ou usar papel manteiga, você tem razão. É porque sempre que faço essa receita uso uma forma anti-aderente, por isso nunca grudou, mas vou editar a receita. Obrigada e desculpa! Beijos!

  20. A massa fica bem pesada mesmo né, já que tem muitos mais ingredientes sólidos comparado aos líquidos? Acho que essa deve ser a intenção mesmo, porque com a massa assim por fora vai ficar crocante o por dentro pelo fato da massa ter sido pesada vai ficar mais molhadinha, mais mole gosto de receitas assim, vou já a cozinha fazer ela kkkk

  21. A meu bolo também transbordou e deu muita bagunça aqui kkkk, acho que isso ta acontecendo com todos porque o tamanho da forma que você indicou e muito pequena para a receita em uma forma maior daria certo.

    • Na real, pode nem ser o tamanho da forma e sim a altura dela, bem minha primeira vez com essa receita não deu certo pois o forno queimo deu fumaça pra tudo que e lado porque transbordo ai tive que desligar o forno e a massa não teve salvação kkk, da próxima vez como já sei como é né espero que dê certo mas o que mais nos pega de surpresa é que a massa é tão pouca mas cresce tanto… já fiquem avisados

      • Não sei o que pode ser, nunca aconteceu comigo, nem com algumas amigas minhas que fizeram. Talvez seja a altura da assadeira mesmo ou a questão do forno, cada forno assa de uma maneira diferente. Mas tem que ter cuidado também pra não bater os ovos, apenas misturar tudo. Abs.

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

