Trufas de Chocolate Branco, Cranberry e Cointreau


Não sei se isso é só comigo, mas já aconteceu várias vezes de eu adivinhar um sabor antes de experimentá-lo, isto é, de imaginar que gosto tem uma coisa e acabar sendo exatamente como eu pensei. Foi assim, por exemplo, com o maple syrup, e agora, com as cranberries secas. Quando as vi nesta trufa da Pat, fiquei encantada pela cor, pois adoro esse tom de vermelho, e imaginei como elas seriam, já sabendo que ia gostar. Só não imaginei que tão cedo eu teria a oportunidade de desvendar o mistério.
Preparei apenas metade da receita porque o consumo ia ser só meu e do Ric; coloco aqui as medidas que usei. A única alteração que fiz foi usar leite em pó no lugar do açúcar de confeiteiro, por medo de ficar muito doce e pelo leite ter um sabor parecido com o do chocolate branco. Acho que nem preciso dizer que ficaram deliciosas, preciso?

Ingredientes:
160 g de chocolate branco
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco (usei de caixinha)
1 colher (sopa rasa) de Cointreau ou outro licor de laranja
1/4 de xícara de cranberries secas, bem picadinhas
1/2 colher (chá) de raspas de casca de laranja
3 colheres (sopa) de leite em pó para finalizar (a Pat usou açúcar de confeiteiro)

Derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente o creme de leite ao chocolate (se usar o creme fresco gelado, aqueça-o um pouco antes), ainda em banho-maria, e misture bem. Retire do fogo, adicione o Cointreau, as cranberries e as raspas de laranja e bata bem – o chocolate vai ficar com aparência de talhado quando você adicionar o licor; não se preocupe. Apenas bata bem até ficar brilhante novamente.
Cubra e leve à geladeira até firmar (4 horas ou de véspera). Retire a mistura da geladeira uns 10 minutos antes de enrolar as trufas.
Com a ajuda de 2 colheres (pode ser de chá ou de sobremesa, dependendo do tamanho da trufa), faça bolinhas com a massa e passe-as pelo leite em pó (ou açúcar de confeiteiro). Leve à geladeira novamente para firmar. Rendimento: 8-12 trufas.

Fonte: Technicolor Kitchen.

15 comentários sobre “Trufas de Chocolate Branco, Cranberry e Cointreau

  1. Sarinha, a combinação é perfeita mesmo, fica um espetáculo! 😀

    Pat, nós adoramos mesmo, obrigada mais uma vez pelo seu inesquecível presente! Depois tem mais receita com elas! rs Beijos!

    Verena, a amiga querida do comentário acima teve a gentileza de me enviar um pacotinho delas. Legal, né? Mas dá pra fazer as trufas sem elas, também fica gostoso. Beijo! 😀

  2. Luna querida, preciso achar cranberries por aqui! Já nao é de hoje que estou de olho nessas trufas da Pat… as suas ficaram maravilhosas – como tudo o que vc faz!!
    Bjo grande,

    Mari

  3. Mari, estou com pena de usar as minhas, mas já estou de olho numa próxima receita com elas, rs. Beijos!

    Renata, é difícil mesmo encontrar, mas dá pra fazer as trufinhas sem elas também. 😀 Bj!

    Conceição, agora eu também adoro, fiquei curiosa de experimentá-las frescas. 😀 Bj!

    Letrícia, pode acreditar que são deliciosas! Beijinho! 😀

  4. Luna, amei a idéia do leite em pó, genial!
    Eu já vi cranberries secas pra vender na Casa Santa Luzia, em SP, mas não é sempre que tem. Não sei quanto custa, mas como lá nada é muito baratinho… =D
    bjs
    Paula

  5. Sandreane, você sempre carinhosa comigo, obrigada, querida! 😀

    Paula, eu usei leite desnatado, mas acho que o integral deve dar um acabamento melhor. Bom saber que dá pra encontrar em São Paulo, quando eu for lá posso procurar. Beijos! 😀

    Val, adorei mesmo as cranberries, assim como todos os outros presentes da Pat que estou usando aos poucos. Bj! 😀

  6. Sou cearense tambem, e fiquei super feliz de encontrar alguem tao apaixonada por gastronomia. Estou fora do pais, quem sabe quando volte pro CE, te escrevo e trocamos receitas pessoalmente. Adoro tudo que voce faz. Um abraco.
    Fabiana

  7. Ô, Fabiana, que legal! É tão raro cearenses no meu blog, acredita? Pena que você está longe. Obrigada pelo seu carinho, viu? Beijão! 😀

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

