Bolo de Laranja e Sementes de Papoula


Esse bolo é a cara da Patricia do Technicolor Kitchen e eu podia jurar que ela já tinha feito, afinal é uma receita cítrica e é da Donna Hay, mas foi só impressão mesmo. Ele fica super fofinho e a calda é uma delícia, mas acho que fica mais legal usar a calda só mesmo na hora de servir, afinal tanta umidade acaba diminuindo a validade do bolo. Ele não é muito doce, mas a caldinha dosa o nível de doçura desejado e o gosto de laranja fica bem evidente.

Ingredientes
Bolo:
1/3 de xícara de sementes de papoula
3/4 de xícara de leite
200 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de raspas de laranja ralada fina
3/4 de xícara de açúcar
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara de suco de laranja espremido na hora

Calda:
1 xícara de açúcar
1 xícara de suco de laranja espremido na hora
1/2 xícara de raspas de laranja

Preaqueça o forno em 160° (forno baixo). Misture o leite e as sementes de papoula e reserve. Bata a manteiga, as raspas e o açúcar na batedeira, até que fique branco e cremoso. Vá adicionando os ovos, um de cada vez, sempre batendo bem a cada adição. Peneire a farinha e o fermento por sobre a massa e adicione o suco de laranja e a mistura de leite e papoula. Incorpore tudo com o auxílio de uma colher ou espátula e despeje sobre uma forma funda redonda de 20 cm, forrada com papel manteiga (usei uma rasa de 22 cm). Asse por 55-60 minutos ou até que passe no teste do palito.
Enquanto o bolo assa, prepare a calda: misture os ingredientes numa panela pequena sobre fogo baixo e mexa até o açúcar dissolver. Aumente o fogo e ferva por 5 minutos ou até engrossar levemente, formando uma calda rala.
Jogue metade da calda sobre o bolo ainda quente e vá adicionando a gosto nas fatias, ao servir.

Fonte: Modern Classics, Book 2 – Donna Hay.

17 comentários sobre “Bolo de Laranja e Sementes de Papoula

  1. PRECISO fazer esse bolo, querida! Coisa mais linda! Eu já fiz bolo com poppy seed, mas de limão e limão siciliano. Olha aí eu perdendo tempo – esse de laranja é a minha cara, sim!
    Beijo!

  2. Ficou com uma cara ótima! Eu tenho um pote com sementes de papoula que eu guardo pra usar só em ocasiões especiais, e acho que esse bolo é uma boa desculpa pra usá-las 😉
    Ligia

  3. MISERICÓRDIA. Não sabia que havia um blog divino como esse, em Fortaleza. Que bolo é eeeeeeesse? Pena que sou péssima na cozinha, mas amo comer! Vou ver tudinho aqui, quem sabe resolvo me aventurar no fogão? ehehe

    Adorei o blog!

  4. Oi, Andréa, que bom que gostou, já dei uma olhadinha no seu, estou de olho nas receitas! 😀

    Claudia, eu nunca tinha feito com laranja, fica bem especial. ;D

    Lidimes, eu já comecei a usar as que tenho porque estão perto de vencer, fico sempre com pena de usar, rs.

    Ameixa, elas têm esse papel, não é mesmo? Mas a crocância também é legal. 😀

    Jacqueline, você é muito fofa, obrigada! Adoro seu blog, estou sempre acompanhando! ;D

    Beijos a todas!!!

  5. Lu, adorei esse bolo. Onde vc tem comprado sua sementes de papoula? Eu ainda tenho um potinho pequeno e tô poupando, pois só vou viajar em janeiro. Se tiver por aqui, é mais fácil. Bjs.
    Geórgia

  6. Geórgia, não compro por aqui, na verdade eu ganhei uma parte de uma leitora do blog e outra de uma amiga blogueira também. Como você eu guardo e só uso em poucas receitas, rs. Beijos!

  7. Olá, td bem?

    Quero fazer essa delícia para uma pessoa muito especial, por favor, aonde encontro as sementes de papoula?

    Forte Abraço

    • Dragoni, eu acho que o comércio de sementes de papoula é probido aqui no Brasil, então você só encontra se viajar ou pedir pra alguém trazer de fora. As minhas foram presentes. Bjs!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

