Loaf de Frutas Amanteigado


Ter um plano traçado é útil e prático. Mas deixar as coisas ao acaso de vez em quando pode ser bem interessante pra vida, ainda que arriscado e romântico. Quase nada arriscado se for uma simples receita escolhida ao acaso abrindo um livro delicioso da Donna Hay. E pra provar como às vezes o destino pode ser bondoso, é um bolo extremamente simples e prático de fazer, com uma textura macia, melhor que muitos bolos que precisam de batedeira, e ainda por cima eu tinha adquirido recentemente uma fôrma pequena ideal para a receita.
O original é feito com tâmaras e pecãs, mas você pode usar quaisquer tipos de frutas secas. Caso não tenha a fôrma desse tamanho, vale a pena dobrar a receita, pois é um loaf bem pequeno.

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
2/3 de xícara de açúcar refinado (usei cristal)
1/2 xícara de cranberries secas
1/2 xícara de uvas passas
1/2 xícara de castanhas-do-Pará picadas grosseiramente
125 g de manteiga
1/4 de xícara de leite
2 ovos

Preaqueça o forno em 160° (baixo). Numa vasilha grande, peneire a farinha e o fermento. Adicione o açúcar, as frutas e a castanha e misture tudo. Reserve.
Leve a manteiga e o leite ao fogo apenas para derreter. Adicione tudo à mistura de farinha, juntamente com os ovos e mexa até que esteja homogêneo (não precisa bater ou misturar demais).
Despeje a massa numa fôrma de 10cmx20cm (forma inglês pequena) e asse por cerca de 1 hora e 15 minutos ou até que passe no teste do palito (o meu assou em 1 hora e 5 minutos). Deixe esfriar por 5 minutos na forma.

Fonte: Modern Classics, Book 2 – Donna Hay.

Anúncios

20 comentários sobre “Loaf de Frutas Amanteigado

  1. Luna, gosto do seu blog e gostei muito dessa receita fácil e prática
    e tenho formas pequenas desse tipo, vou fazer. Um abraço e Felicidades!

  2. Oi Luna !! Que delícia este loaf de frutas vermelhas ! Humm! Simplesmente amo frutas vermelhas, pena que aqui no Nordeste não é tão simples encontrar! Adorei seu blog e voltarei sempre ! Beijos Tereza

  3. Oi, Tereza! Esse bolo foi feito com cranberries e passas, mas você pode usar apenas passas comuns (1 xícara) ou tâmaras bem picadas ou passas de caju etc, qualquer frutinha seca, ok? Beijão! 🙂

  4. Olá! Tudo bom?

    Primeiramente gostaria de parabenizar pela organização do seu blog, e estou ansiosa para assar algum muffin destas receitas que vc passou pois pelo que li transbordam profissionalismo. Encontrei a página pesquisando a diferença entre muffin x cupcake e adorei a forma com que foi clara e objetiva.

    Queria saber por que usou açúcar cristal em vez do refinado? Causa muita diferença?

    Bjs

    • Outra coisa são 125g de manteiga sem sal ou com sal? Achei interessante misturar o fermento à farinha antes. Minha mãe sempre diz que o fermento é por último rsrs. Sabe dizer se isso é mito?

      Bjs

      • Ingrid, as receitas doces sempre ficam melhores com manteiga sem sal (não sei por que não especifiquei).
        Quanto ao fermento, nesse caso não fará diferença pois receitas de loaves são iguais às de muffins, apenas a mistura de secos e molhados. Como é tudo misturado rapidamente antes de ir para a forma, não fará diferença alguma. Em outras receitas fará diferença, mas nesse tipo não. =)

    • Olá, Ingrid, obrigada!
      Olha só, não causa muita diferença não, eu comento que usei o cristal para que o leitor saiba que eu usei um produto diferente da receita original e que deu certo da maneira que fiz, entende? Assim, a pessoa pode tentar com o que tiver em casa. Bj!

  5. Oi Lua, quero agradecer todo seu empenho em compartilhar as receitas! estão mudando minha vida… eu era uma negação na cozinha, mas estou me descobrindo através dessas delícias, ainda mais tão práticas de fazer! um beijo grande. Karin.

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s