Bolo de Banana e Chocolate [também com versão sem glúten e sem lactose]

Esse é o bolo ideal para aproveitar aquelas 2 bananas que sobram na fruteira e ninguém quer mais. Extremamente macio, cheiroso e saboroso e incrivelmente fácil de fazer, sem necessidade de batedeira ou mesmo liquidificador. É uma massa típica de muffin, então pode ser assada em forminhas, caso queira (atente apenas para o tempo de forno, que deve diminuir).
Como essa receita já foi muito publicada (mais um sinal de que é boa), deixo aqui as quantidades de meia receita, que acho mais adequada pra mim.

Ingredientes:
125 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
65 g de manteiga sem sal derretida
125 g de açúcar
2 bananas prata maduras amassadas
1 ovo
1/2 colher (chá) de baunilha
90 g de chocolate meio amargo picado

Ingredientes (versão sem glúten e sem lactose):
125 g de farinha sem glúten (já usei a Mix Dolci, da Schar, mas 100 g de farinha de arroz + 25 g de amido de milho é a mesma coisa)
1 colher (chá) de fermento em pó
65 g de óleo vegetal
125 g de açúcar
2 bananas pratas maduras amassadas
1 ovo
1/2 colher (chá) de baunilha
80 g de chocolate amargo sem leite picado (uso uma barra de chocolate vegetal Chokolah, 62%)

Numa tigela grande, peneire a farinha e o fermento. Junte o chocolate, misture um pouco e reserve. Noutra tigela, misture o açúcar, a banana, o ovo, a baunilha e a manteiga (ou óleo) já derretida. Despeje sobre a farinha reservada e junte tudo grosseiramente, apenas para que fique misturado. Leve ao forno preaquecido (180°) numa fôrma de 10cmx20cm (forma inglês pequena) por cerca de 40 minutos, ou até que fique bem dourado e passe no teste do palito. Deixe esfriar por 5 minutos na forma para então desenformar e esfriar sobre grade.

Fonte: Technicolor Kitchen e Feijão no Prato.

14 comentários sobre “Bolo de Banana e Chocolate [também com versão sem glúten e sem lactose]

  1. É mesmo, Ameixa? Eu como uma por dia, acho que é uma das minhas frutas preferidas. ;D Beijos!!!Que bom, Lylia! Fico super feliz! Beijos!!!

  2. Tbm já fiz este bolo há anos-luz atrás e foi bom vc relembrá-lo porque é realmente delicioso! Bom ter vc de volta blogando! Bjss e boa semana!

  3. Oi Luna,
    HOje tinha dito que não iria fazer o costumeiro bolo de sexta-feira, pois semana passada trabalhei demais na cozinha por conta do almoço do aniversário do meu marido. Mas, quano vi seu bolo, não resisti. Me deu água na boca e me atraiu a pela facilidade e praticidade.
    Lá vou eu toda contente para a cozinha experimentar uma novidade.
    Finalmente meu computador voltou a funcionar e estou tentando recuperar o tempo que perdi em não estar com minhas amiguas.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    • Lylia, eu espero que você goste muito desse bolo, é um dos meus preferidos, eu faço quase toda semana para aproveitar as bananas. Venha me contar se gostou! Beijinhos!

  4. olá! testei mais de uma vez e está aprovadíssimo, agora é meu bolo de banana favorito.obrigada por compartilhar esta delícia!!!

    • Olá, Adriana! Esse é meu bolo de banana favorito também, não consigo mais nem testar outro, adoro! =)
      Que bom que você gostou! Beijo!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

