Sacripantina [5 anos de blog]


Não sou muito fã de tortas feitas com pão-de-ló, mas sempre tive curiosidade com a torta Sacripantina, uma sobremesa de origem italiana que fez muito sucesso no Brasil na década de 50 e que lembra um pouco o Tiramisù. Pelo pouco que encontrei sobre a torta, ela foi inventada por Giovanni Preti, em 1851, para homenagear o personagem Sacripante, do poema Orlando Furioso, por sua personalidade arrogante, sedutora e robusta.

Realmente, robusta é uma boa definição para a Sacripantina, com suas camadas de creme amanteigado à base de zabaione, enriquecidas com café e chocolate e cobertas por biscoitos Amaretti. É uma torta trabalhosa, para ocasiões especiais, e ela foi escolhida para comemorar os 5 anos do Quiche de Macaxeira.

Caso queira diminuir o teor alcoólico da receita, sugiro molhar o bolo com uma calda comum de açúcar ou diluir um pouco a bebida que for usar. Do contrário, faça um brinde a cada fatia.

E não esqueçam de conferir o resultado do sorteio!

Ingredientes:
Pão-de-ló:
60 g (1/2 xícara) de farinha de trigo
55 g (1/2 xícara) de amido de milho
1 pitada de sal
4 ovos, em temperatura ambiente, separados
3/4 xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha

Recheio:
150 g de chocolate meio amargo picado
2 colheres (sopa) de café instantâneo
2 colheres (sopa) de água
4 gemas grandes
3/4 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de conhaque (usei Cointreau)
300 g (1 e 1/2 xícara) de manteiga

Montagem:
1/2 xícara de vinho Marsala ou do Porto (usei do Porto)
3 xícaras de biscoito amaretti ou biscoito champanhe esmigalhado
Açúcar de confeiteiro e/ou cacau em pó a gosto

Aqueça o forno a 180°. Unte o fundo e as laterais de 2 fôrmas de 20 cm de diâmetro (usei 2 fôrmas comuns de 18 cm, a receita sugere uma forma grande de aro removível de 20 cm). Forre o fundo das fôrmas com um disco de papel manteiga e polvilhe tudo com um pouco de farinha de trigo, retirando bem o excesso.

Para a massa, primeiro separe numa tigela pequena a farinha, o amido e o sal. Reserve.
Bata as gemas na batedeira com 1/4 de xícara do açúcar e a baunilha, até que fique um creme esbranquiçado. Em uma outra tigela, bata as claras em velocidade baixa, até espumar. Aumente a velocidade gradualmente e bata até formar picos moles. Vá acrescentando o açúcar restante, 1 colher de chá de cada vez, e continue batendo até formar picos firmes. Com uma espátula, misture as gemas às claras. Acrescente a farinha, peneirando por cima, em três adições e incorpore delicadamente. Despeje a massa nas fôrmas e asse o pão-de-ló por 20 a 25 minutos (os meus assaram em 22 minutos) ou de 35 a 45 minutos se usar apenas uma fôrma grande. Ele deve ficar dourado e passar no teste do palito. Passe uma faca ao redor da fôrma, para soltar a massa, retire o papel, desenforme e deixe esfriar sobre grade.

Para os recheios, derreta o chocolate em banho-maria ou microondas e dissolva o café em 2 colheres de água. Reserve-os. Bata as gemas e o açúcar, junte o conhaque e coloque-os numa tigela em banho-maria com água quente, sem ferver (a tigela não deve encostar na água). Bata essa mistura constantemente, até engrossar (você pode fazer isso com um fouet ou usar uma batedeira de mão). Retire do fogo e continue batendo por 4 a 9 minutos até esfriar, adicionando 1 colher de sopa de manteiga de cada vez (nessa parte é melhor com batedeira). Bata até ficar um creme liso. Divida o creme em duas partes iguais. Ao primeiro creme você adiciona o chocolate derretido e, ao segundo, o café dissolvido. Em cada um, bata mais um pouco para que misture bem.

Para a montagem, corte cada pão-de-ló em duas camadas iguais (ou em quatro camadas iguais, se fizer na fôrma grande) com a ajuda de uma faca grande de serra. Pincele as camadas com o vinho Marsala ou do Porto, umedecendo bem. Espalhe com uma espátula um pouco de creme de café sobre uma camada do pão-de-ló. Cubra com mais uma camada do bolo e espalhe por cima uma parte do creme de chocolate (cerca de 6 colheres de sopa). Coloque por cima mais uma camada de bolo e espalhe umas 5 colheres do creme de café. Cubra novamente com bolo e espalhe o creme de chocolate sobre toda a torta. Leve à geladeira por alguns minutos e espalhe o restante do creme de café sobre tudo. Polvilhe toda a torta com os biscoitos esmigalhados e leve para gelar. Antes de servir, polvilhe com cacau em pó e/ou açúcar de confeiteiro.

Fonte: Recorte antigo sem fonte, acredito que alguma revista Claudia antiga.

Anúncios

38 comentários sobre “Sacripantina [5 anos de blog]

  1. Uma torta como essa só para ocasiões especiais mesmo.
    Mas sabe que não me intimido com algumas receitas trabalhosas?
    Parabéns pelos 5 anos de blog!

  2. Luna, parabéns por mais um bloganiversário! Somos recebidos em casa nova e com um bolo de tirar o chapéu! Que riqueza! Guarda uma fatia que já estou chegando ta? 😉
    Bjss e vida longa ao QM!!!

    • Sua fatia virtual está guardada, Akemi! Obrigada por ter tido a paciência de me acompanhar desde o começo! Logo mais é a vez do PG! ;D Beijos!

  3. Luna querida,
    Você merece comemorar bastante essa data.Os cinco anos do Quiche de Macaxeira é uma prova do quanto ele é bom e querido entre nós.
    Parabéns!
    Lylia

  4. BOA TARDE, HUMM PARECE DELICIOSA, SERÁ FEITA NO FERIADO, DEPOIS TE CONTO SE GOSTARAM RSRS

    PARABENS PELO NIVER DO BLOG, CONTINUE ASSIM, POIS ESTE LUGAR É MARAVILHOSO E AQUECE MEU CORAÇÃO SEMPRE QUE VENHO AQUI RS

    UM GRANDE ABRAÇO, BJOS

    • Maria, você vai fazer a Sacripantina! Por favor venha me contar depois como foi. Qualquer dúvida de última hora é só perguntar! Beijo!

    • Luciana, minha xará, os recheios são a melhor parte mesmo. Basicamente é um buttercream enriquecido com zabaione, fica especial. Beijo!

  5. Luna, que tortaaaaaa maravilhosa eh essa??? eh de comer com os olhos….vc eh msm mto talentosa…eh mto trabalhosa e linda, e vc a fez perfeita…ja pensa em abrir alguma confeitaria, restaurante??? sou a primeira, a ter q degustar neh? bjinhos, e mais uma vez parabens pelo lindo blog e mais e mais sucesso!

  6. Luna,

    Se daqui 04 anos eu conseguir fazer um bolo tão engenhoso quanto esse seu, estarei bem feliz!

    Parabéns pelo aniversário do blog. 05 anos é uma caminhada bem longa!

    Um grande beijo.
    Sucesso sempre.
    Carla Maicá

    P.S.: estou adorando essas receitinhas italianas 😉

    • Carla, apesar de dar um trabalhinho, não é difícil fazer a torta se você já tiver feito algo parecido, rs. Obrigada por ser tão gentil! Eu sou louca por receitas italianas, rs.

  7. Oi Luciana!! Somos dos mesmos grupo no facebook e vi que seu blog fez aniversário! Parabéns pois 5 anos é um bom tempo já nessa blogsfera!:) O meu é novinho, possui apenas 7 meses e já adoro esse mundinho! Sua torta ficou linda e realmente trabalhosa, mas como você falou, os 05 anos mereciam tamanho empenho né… 🙂 Parabéns !!Muito sucesso a você e o Quiche! Beijos Tereza

  8. Querida Luna:

    Postei comentário sobre um pão integral meio adocicado que vc fez, já faz um tempo.
    Sem exagero, sempre visito seu blog, e aprecio demais o seu capricho com as receitas.
    Parabéns pelo aniversário, 5 anos não é para qualquer um! Felicidades!

  9. Parabéns pelo aniversário do blog!
    A torta é maravilhosa! Eu ainda não conhecia, mas se é parecida com Tiramisú só poder ser uma delícia.
    Adoro fazer tortas, apesar do trabalho O resultado sempre compensa.
    Bjs 🙂

    • Claudia, obrigada!!! Se você gosta de Tiramisù então vai gostar desta torta. Hoje ela está fora de moda, mas de vez em quando é divertido fazer essas coisas de outros tempos. Beijo!

  10. Luna,

    Parabéns pelos cinco anos de blog, que venham muitos outros ainda mais felizes!
    Conheço a Sacripantina, pois ela teve um tempo de glória, na geração passada, entre os anos 50 e 70, rsrs. a sua ficou linda!

    Beijoca!

    • Marly, inclusive eu até passei pelo seu blog para ver se você já tinha feito essa torta, eu tive a impressão que você já tinha falado dela. Obrigada pelo parabéns, grande beijo!

  11. Luna e Ric,
    Meu Deus, achei onde colocar comentários, só falta aprender usá-lo…
    Passei por aqui para
    1.comprimentar o casal pelo aniversário do blog e
    2.você aceita pedido? como fazer uma massa choux, que dê certo, não murche e
    fique gostosa?
    Felicidades,
    Dalva & Família Comilona

    • Dalva, querida, obrigada pelo carinho! Achei legal o seu pedido, vou me organizar pra fazer uma massa choux, viu? Vamos ver se consigo fazer uma bem legal! Beijão!!!

  12. Nossa, fiquei encantada com a visita! Obrigada! E parabéns pelos 5 anos do blog… acho que estava babando tanto pelo bolo que nem me dei conta da gafe!!! heehhe beijos

  13. Parabéns à vc e ao Quiche de Macacheira, um dos primeiros blogs que favoritei quando comecei a navegar por esse mundo das cozinhas virtuais!
    5 anos é uma história e tanto…a torta está divina, própria para ocasião!!
    Bjs…

    Desculpe meu engano, sua macaxeira é com x!! ; )

    • Cristina, que fofa, você! Fico feliz! Macaxeira é com x mesmo, acredito que é uma palavra não muito usada por quem é do Sul, não é mesmo?
      Estava aqui dando uma olhada no seu blog, como você eu também não gostava de comer quando pequena. O que diriam vendo a gente agora, hein? rs
      Beijinho!!!

  14. Oi Luna,vim te conhecer e conhecer o seu cantinho e já amei tudo que vi por aqui….e esse bolo,parece mesmo maravilhoso e uma novidade pra mim.Realmente parece trabalhoso,mas tenho certeza de que valeu a pena não…quem sabe um dia eu me arrisque e experimente a receita…
    Já estou te seguindo pra não perder as novidades e não perder essa receita…
    Se quizer me visitar,vou adorar!!!

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s