Torta de Abóbora com Queijo e Tomates


Preciso deixar bem claro que a massa dessa torta é sensacional, tanto em textura como em sabor. O preparo dela é semelhante ao de um bolo, o que talvez não seja muito prático pra algumas pessoas, mas acredite que vale a pena usar a batedeira numa receita salgada. Acabei esquecendo de usar o leite dessa vez, mas fez pouca ou nenhuma diferença.
Ao dizer que a massa é deliciosa, não quero diminuir o papel do recheio, afinal o queijo com tomates refogados no alho também ficou incrível, mas se você quiser tentar a versão original com carne de sol e cebola, fique à vontade.
Quero dedicar essa torta à minha amiga Akemi, do Pecado da Gula, um dos meus blogs preferidos, que comemora 6 anos essa semana e que está recebendo pratos para a comemoração. Espero que goste, querida! Parabéns!


Acredito que agora esteja tudo certo, mas caso haja algum problema com os comentários, me avisem nas postagens anteriores!

Ingredientes:
Massa:
250 g de manteiga
4 gemas
4 claras em neve
50 de queijo parmesão ralado
400 g de abóbora cozida e amassada em consistência de purê
100 ml de leite (não usei)
250 g de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
Pitada de sal (ou a gosto)

Recheio:
1 dente de alho picado ou espremido
1 colher (sopa) de azeite
1 pimentão vermelho sem pele picado
200 g de tomates assados ou tomate seco a gosto picado
100 g de queijo coalho ralado (ou outro queijo de sua preferência)
200 g de creme de leite
Sal e pimenta a gosto, se necessário

Para o recheio, refogue ligeiramente o alho e o pimentão no azeite. Apague o fogo e junte os tomates, o queijo e o creme de leite, misturando tudo. Os tomates assados ou os tomates secos já são temperados, portanto teste o tempero e verifique se precisa de sal e pimenta. Reserve para esfriar enquanto prepara a massa.
Preaqueça o forno em 180°. Unte e polvilhe uma assadeira ou refratário (usei um refratário médio, de 28×18 cm). Na batedeira, bata a manteiga com as gemas e o parmesão por 10 minutos. Acrescente a abóbora, o leite, a farinha de trigo, o sal e o fermento e misture. Com uma espátula, incorpore, com cuidado, as claras em neve. Despeje metade da massa no refratário, distribua o recheio por cima e cubra com a outra metade. Se desejar, polvilhe queijo (não fiz). Leve para assar por 22 a 30 minutos (até que doure e passe no teste do palito).

Fonte: Adaptada de uma receita do Curso de Confeitaria do Senac.

Anúncios

22 comentários sobre “Torta de Abóbora com Queijo e Tomates

  1. Querida Luna, muito obrigada pelas palavras de carinho e pela deliciosa contribuição à festinha do PG! Fiquei intrigada com o sabor dessa massa e vou testar na primeira oportunidade! Bjss e uma linda semana!

  2. Oi Luna,
    Não sou muito fã de abóbora, mas confesso que sua receita me deixou tentada a experimentar.Especialmente em uma segunda sem carne.
    Bj e uma ótima semana,
    Lylia

    • Lylia, o sabor da abóbora fica bem suave, ela serve mais pra dar maciez à massa, tanto que o Ric detesta abóbora e amou essa torta. Mas substitua a abóbora por batatas e o resultado deve ficar incrível também! ;D

  3. Luna,

    A torta me deu água na boca. Ela é como aquelas tortas com massa de batatas, mas com abóbora em vez de batatas, né? Amo muito tudo isso! rsrs.

    Beijoca, boa noite e boa semana!

    • Lu, eu também adoro abóbora. Tem muita gente que não gosta, mas essa torta é uma boa maneira de começar a gostar, rs. Beijo!

  4. Luna,

    Esta torta é deliciosa, fiz com abóbora japonesa.
    Imagine só, “agradar dois coelhos e meio numa refeição só”, pois hoje é aniversário de 32 anos de minha filha, meu filho não come carne e até meu coelhinho-neto comeu sem reclamar (veja bem, não adorou), assim sendo…..Obrigada, mais uma vez.
    A propósito, você está participando de algum concurso para a eleição do melhor blog? Sim?, me avise qual, por favor.
    Até outra “cozinhada”

    Dalva Maraci

    • Nossa, que bacana, Dalva!!! Fico tão feliz por sua confiança! Eu esqueci de dizer no post que eu usei abóbora paulista, mas acho que pode ser qualquer uma. Você é muito fofa, obrigada! Beijos pra você e parabéns pra sua filha!!!

  5. Luna, eu amo abóbora e fiquei enlouquecida quando vi sua torta. Ontem minha geladeira estava beirando a falência, mas tinha meia abóbora e resolvi fazer sua torta. Gostei muito! Fiz algumas poucas alterações e amei muito. A consistência e sabor são perfeitos.

    Muito obrigada!
    Beijos, Glau

    • Glau, eu sei que você não vai acreditar, mas eu lembrei de você quando postei essa torta, é a sua cara! Ia até comentar contigo depois pra você dar uma passada aqui pra ver e você não perdeu tempo e já fez! rs Beijão! 😀

  6. Luna, suareceita chegou em excelente hora- cara metade aderiu subitamente ao vegetarianismo, reduzindo minhas opções a 1/5 do que estava acostumado. Tis, vou fazer e depois te falo como foi. Abs!!

    • Ai, que ótimo, Wair! Você vai ver com o tempo que suas opções vão é aumentar, pois a limitação gera a criatividade! Volta pra me contar depois, se você fizer! 🙂

  7. Deu vontade fazer. Acho que a abóbora é um ingrediente que enriquece todos os pratos, sejam salgados ou doces, além de dar uma cor linda!
    A Akemi merece esse carinho.
    Bom final de semana!

    • Gina, eu também acho, e mesmo quem não gosta de abóbora não vai achar que está forte, fica ótimo! A Akemi merece sim! Beijos!!!

    • Não se preocupe, Cae, só olhar não engorda, rs. Mas se você se aventurar em alguma receita, depois vem me contar! ;D Beijinho!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s