Bolo Invertido de Pêras e Maple

Apesar de ter um certo receio em prepará-los, os bolos invertidos são lindos e deliciosos e esse eu não poderia deixar de fazer, principalmente pela calda feita com maple syrup. Além de fugir do caramelo que, como a Letícia, eu não acerto quase nunca, o sabor ficou especial e combinou muito bem com as pêras. A massa fica bem fofa e a calda não chegou a derramar, como a versão original, acredito que porque diminuí a quantidade de maple, afinal não é o ingrediente mais barato do mundo.

Ingredientes:
Calda:
45 g de manteiga
3/4 de xícara de maple syrup (usei 1/2 xícara)
1/4 de xícara de açúcar mascavo medido apertado

Frutas:
3 a 4 pêras (o necessário para cobrir a assadeira, usei 3)
Suco de 1/2 limão

Bolo:
120 g de manteiga em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/4 de colher (chá) de sal
1/2 xícara de leite

Preaqueça o forno a 180°. Misture o suco de limão com um pouco de água numa tigela. Prepare as pêras, descartando o centro e cortando-as em fatias finas. Molhe as fatias na água com limão para que não oxidem. Escorra e reserve.
Para a calda, derreta a manteiga numa panela pequena. Adicione o maple syrup e o açúcar mascavo e misture até que o açúcar dissolva. Deixe ferver e conte 2 minutos apurando. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Despeje sobre uma assadeira redonda de 23 cm (usei uma de 26 cm). Agora vá distribuindo as fatias de pêra sobre a calda na assadeira formando um círculo (eu tentei fazer de outra forma, como se fosse uma flor). Reserve.
Para o bolo, bata a manteiga e o açúcar na batedeira, até que fique um creme fofo e claro. Junte a baunilha e os ovos, um por vez, sempre batendo até ficar homogêneo. Numa outra vasilha, misture a farinha de trigo, o fermento e o sal. Adicione 1/3 dessa mistura ao creme de manteiga, misturando só para incorporar. Agora metade do leite, incorpore. Mais 1/3 da mistura de trigo, depois a outra metade do leite e, por fim, o restante do trigo.
Distribua a massa sobre as pêras com cuidado, alisando a massa com uma espátula. Asse até que fique dourado e as laterais do bolo comecem a soltar da assadeira (faça o teste do palito, se quiser), o que leva de 40 a 50 minutos (a minha assou em 40 minutos). Deixe esfriar por 5 minutos.
Certifique-se que o bolo está solto da assadeira, passando uma faca ou espátula nas beiradas do bolo. Desenforme-o sobre o prato de servir (ponha o prato sobre a assadeira e inverta, para que o bolo caia sobre o prato). Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Fonte: No Calor do Fogão e The New York Times.

Anúncios

17 comentários sobre “Bolo Invertido de Pêras e Maple

    • Nossa, Letícia, combina demais! Até minha mãe que não é muito de bolos achou esse maravilhoso! Obrigada pela receita! Beijo! ;D

  1. Luna,

    Estou em uma fase “pera in love”.
    Gosto muito de bolos invertidos, mas também tenho receio de fazê-los. Dá um medo na hora de tirar da forma, um aflito…rs.

    A sua está lindaça!

    Um beijo,
    Carla Maicá

    • Carla, você nem imagina como eu tenho medo dessas coisas com caramelo! Mas esse é tão simples que não tem como dar errado. Na hora de desenformar apenas uma fatia de pêra não soltou, mas com um jeitinho eu colei ela no bolo e ficou tudo certo, rs.
      Beijão! 😉

    • Luna, desculpe a ignorancia, o q seria maple? bolo com pera nunk provei, mas a fruta eh uma delicia, deve ter ficado uma delicia, e a aparencia eh linda….

      • Sara, maple (bordo, em português) é uma árvore típica do Canadá que produz uma seiva. Dessa seiva é feita uma espécie de mel ou xarope, chamado maple syrup (xarope de bordo). Esse mel é uma delícia e é item comum de café da manhã no Canadá e Estados Unidos, especialmente pra acompanhar panquecas, como se fosse nosso mel Karo. Se você tiver curiosidade, em Fortaleza você encontra pra vender no Empório Delitália. Bj!

      • Luna, mto obrigada pela explicação, fiquei mais curiosa ainda pra saber q gosto teria esse bolo…hummmm!

    • Olá, Vinni! Tudo bem? Claro que essa receita pode ser feita com caramelo comum, mas esse maple syrup deu um toque diferente às pêras, se você testar, me conta! Beijo!!

  2. Luna que lindo e delicioso seu bolo de peras!! Já fiz uma torta de maçãs invertida, e dá um medinho na hora de tirar a forma…rs Acho que o maple deu um toque diferente né… 🙂 Beijos Tereza

    • Oi, Tereza! Dá medo porque a gente não quer que o trabalho seja perdido, não é mesmo? Mas tendo paciência dá tudo certo. Beijinho!! 🙂

    • Imagina, Wair, não sou site não, continua apenas um blog, só dei uma arrumadinha na casa mesmo, rs. Obrigada pela visita! ;D Beijo!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s