Bolo Mármore de Baunilha, Laranja e Chocolate


Bolo Mármore é a cara da minha adolescência, quando eu e minha irmã inventávamos de fazer bolo usando apenas uma colher de pau e um batedor de claras arcaico. Nessa época ela era a especialista em bolos e eu achava que não tinha muito jeito pra coisa, mas foi só adquirir minha primeira batedeira pra mudar de ideia. A receita é daqueles tempos, mas agora adicionei um terceiro elemento de cor e sabor: laranja.
É um bolo simples, mas o toque de laranja o deixa mais interessante. E ficou como eu me lembrava: bem úmido e saboroso, com o adicional de nenhuma dor no braço.

Ingredientes:
200 g (1 xícara) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200 g (1 xícara) de açúcar
3 ovos grandes
200 g (1 e 1/3 de xícara) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de extrato (ou essência) de baunilha
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei 1 colher de cacau em pó)
Raspas de 1 laranja
2 gotas de corante alimentício em gel na cor laranja (usei o orange, da Wilton)

Preaqueça o forno em 180°. Unte e polvilhe uma forma de buraco no meio pequena (18 a 20 cm). Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até que fique um creme fofo e claro. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição, até que fique homogêneo. Adicione aos poucos a farinha de trigo e o fermento, revezando com o leite.
Divida a massa em 3 partes, deixando uma delas com um pouco mais de massa. Na massa maior, junte a baunilha e misture bem. Na segunda massa, junte o chocolate e misture bem. Na terceira, junte as raspas e o corante e misture até que a cor fique homogênea.

Despeje a massa maior, a de baunilha, na forma, cobrindo todo o fundo. Depois acrescente a de laranja bem ao meio. Por cima acrescente a de chocolate. Agora você vai mergulhar um garfo na massa, com cuidado, fazendo um movimento da lateral para o centro da forma, trazendo um pouco da massa de baunilha, que está embaixo, para cima, como se formasse um círculo com o garfo. Vá girando a forma e fazendo isso em toda a massa. Não se preocupe em ficar perfeito, o importante é que as cores não se misturem tanto, apenas formem um leve efeito de mármore. Dessa forma os sabores podem ser apreciados separadamente.

Fonte: Adaptado de Fichário Cozinha Criativa.

Anúncios

26 comentários sobre “Bolo Mármore de Baunilha, Laranja e Chocolate

  1. Hehehhhee lembrança boa demais! =D E quando fiz esse a primeira vez (sem a laranja, claro) nunca imaginei que ia conseguir dar o efeito “mármore” que tinha no famoso Caderno de Receitas da mamãe!! E consegui! rsss
    Deixa um pedaço pra mim, hein, Lu! Quero provar!!!

    • Luna,

      O seu bolo ficou simplesmente fantástico, amei! Já fui viciada em fazer bolo mármore (eu fazia sobretudo o frapê, que é aquele de chocolate e coco, porque é pequeno e ótimo para dar de presente, rsrs) e este seu ficou lindo e- com certeza – delicioso!

      Beijoca e boa noite!

      • Marly, obrigada! Com chocolate e coco deve ficar ótimo também! Acho que numa próxima vou tentar. Beijinho, querida!

  2. Eu adoro bolo mármore, Luna, justamente porque me leva de volta às tardes da adolescência, quando eu preparada coisinhas gostosas pra molecada de casa (irmãos, primos, amigos, etc.). Saudade daquele tempo!
    Amei a idéia de misturar laranja – delícia!

    • Pat, eu também adoro, fazer bolo naquela época era como uma aventura, muito divertido! Obrigada pela visita! Beijinho! ;D

  3. que delicia…eu já fiz inúmeros bolos porém nunca fiz bolo mármore…e eu acho a aparência tão bonita!! vou anotar esta receita e vou fazer com certeza….
    abraços e parabéns pelo blog que eu curto muito
    camilla

  4. Nossa, percebi que não como este tipo de bolo há muito! Foi uma excelente idéia caso o domingo seja chuvoso, estou agora enveredando nos bolos e doces, pelo fato de ter ganho uma batedeira poderosa. Abraços!e obrigado, claro.

    • Wair, se você ganhou uma batedeira poderosa tem que começar a fazer tudo nela, é muito divertido! Só não é divertido lavar a louça depois, mas tudo tem seu preço, rs. Beijo!

  5. Luna querida,
    Mais uma delícia sua que terei que experimentar. Por sinal, sexta feira coloquei também uma receita de bolo mármore. Adoro esse tipo de bolo.
    Bj e bom fim de semana,,
    Lylia

    • Lylia, eu acho tão engraçado como as blogueiras ficam todas antenadas nas mesmas coisas, essa semana apareceram vários bolos mármores sem ninguém saber da outra, rs. Beijocas!!! 😀

    • Cristina, caso goste você pode mesclar mais o bolo, mas eu gosto assim porque dá pra sentir cada sabor separadamente. ;D Beijinho!

  6. Luna, este bolo mármore tricolor ficou bem diferente e lindo! Adorei a sugestão! Tbm fiquei babando no sorvete de limão siciliano e leite de coco! Meu congelador vive entupido e nem dá para comprar uma sorveteira mas cada vez que vejo uma receita de sorvete caseiro nos blogs fico com uma coceirinha louca pra comprar! rss
    Bjss

    • Akemi, realmente toma muito espaço no freezer, eu tive até que fazer algumas adaptações no meu pra dar certo. Que bom que você gostou do bolo! Beijocas!

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e responderei aqui mesmo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s